Topo

Após apagar post, Ciro diz que foi 'meio duro demais' sobre saúde de Lula

Do UOL, em Brasília

30/08/2022 11h08Atualizada em 30/08/2022 13h37

Depois de atacar ontem (29) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidenciável Ciro Gomes (PDT) explicou hoje o motivo de ter apagado o post que havia feito no qual citava a saúde do petista.

Na mensagem publicada em suas redes sociais, Ciro disse que o adversário estava "cada dia mais fraco, fisicamente, psicologicamente e teoricamente (sic), para enfrentar a direita sanguinária". O post foi deletado posteriormente.

Hoje, Ciro disse que não pretendia "falar nada sobre estado de saúde". Disse ainda ter considerado que havia sido "meio duro demais", e que a mensagem podia cair "na má inteligência". Apesar da ponderação, ele não pediu desculpas a Lula ao comentar o assunto.

A declaração de Ciro ocorreu hoje depois de passar por sabatina promovida pela Unecs (União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços), em Brasília. Ainda hoje, o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), também será entrevistado.

"Eu não falei nada sobre estado de saúde, não. Eu só acho que aquilo ali era meio duro demais e que podia ficar na má inteligência. O que eu estou falando é que o Lula perdeu a capacidade moral de enfrentar o Bolsonaro e a direita sanguinária no Brasil. Então, refraseando, é só isso que eu quis dizer", declarou Ciro.

Diante da insistência da imprensa em fazer questionamentos, Ciro encerrou o assunto dizendo que não iria "entrar nessa futrica, não".

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o post de Ciro externou a avaliação da cúpula do partido de que Lula passou no debate a imagem de fragilidade e de falta de habilidade em se defender dos ataques de Bolsonaro.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, criticou a mensagem e disse ter sido bom que ela "foi apagada a tempo". "Campanha é para discutir política."

Lula rebateu, e seu perfil oficial no Twitter compartilhou trecho do embate com Ciro na noite anterior acompanhado da legenda: "Ontem, no debate da Band, Lula tratou Ciro Gomes com respeito".