PoderData: Lula lidera com 44%; Bolsonaro oscila um ponto para baixo
Pesquisa PoderData realizada por telefone e divulgada hoje pelo site Poder360 aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida presidencial, com 44% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo, com 36%. O resultado é o do cenário testado com 12 nomes na pesquisa estimulada —quando os candidatos são apresentados aos entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O novo levantamento, realizado de 28 a 30 de agosto, mostra um cenário estável para a sucessão presidencial, já que Lula se manteve com 44%, mesmo percentual da pesquisa divulgada no último dia 17. Bolsonaro apresentava 37%, variando apenas um ponto.
Esta é a primeira pesquisa PoderData realizada depois do início oficial das campanhas eleitorais, em 16 de agosto, e depois que as propagandas dos candidatos começaram a ser transmitidas em emissoras de rádio e de TV, no último dia 26.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na nova pesquisa com 8%, oscilando 2 pontos percentuais para cima. Ele empata tecnicamente com Simone Tebet (MDB), que tem 4%, no limite da margem de erro da pesquisa.
O candidato Eymael (DC) marcou 1% nesta rodada. Felipe d'Avila (Novo), Leonardo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Roberto Jefferson (PTB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU) não tiveram menções suficientes para pontuar.
Brancos e nulos somaram 3% e os entrevistados que não souberam responder foram 2%.
A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 28 a 30 de agosto de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 308 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-06922/2022 e o custo foi de R$ 103.715,00.
Primeiro turno
- Lula (PT): 44%
- Jair Bolsonaro (PL): 36%
- Ciro Gomes (PDT): 8%
- Simone Tebet (MDB): 4%
- Sofia Manzano (PCB): 1%
- José Maria Eymael (DC): 1%
- Luiz Felipe D'Avila (Novo): 0%
- Roberto Jefferson (PTB): 0%
- Pablo Marçal (Pros): 0%
- Leonardo Péricles (UP): 0%
- Vera Lucia (PSTU): 0%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
- Branco/nulo: 3%
- Não sabem: 2%
Segundo turno
O PoderData também fez uma simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Lula marca 50% contra 41% de Bolsonaro, uma vantagem menor do petista em relação ao último levantamento. A pesquisa anterior mostrava o ex-presidente com 52% contra 38% do candidato à reeleição.
Lula x Bolsonaro
- Lula (PT): 50%
- Jair Bolsonaro (PL): 41%
- Branco/nulo: 7%
- Não sabem: 2%
A pesquisa do PoderData também testou o nome de Ciro Gomes (PDT) contra Lula e contra Bolsonaro no segundo turno. Hoje, o pedetista venceria o presidente por 47% a 39% em um cenário, mas perderia para Lula por 48% a 24%.
Ciro x Bolsonaro
- Ciro (PDT): 47%
- Jair Bolsonaro (PL): 39%
- Branco/nulo: 11%
- Não sabem: 3%
- Lula (PT): 48%
- Ciro Gomes (PDT): 24%
- Branco/nulo: 23%
- Não sabem: 5%
Sobre o instituto
O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site de jornalismo político Poder360. O instituto faz pesquisas por telefone de forma automatizada, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleitor, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone a opção desejada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.