Rodrigo aciona Justiça por campanha de Tarcísio contra ele na internet
A campanha do governador de São Paulo e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB) entrou com uma ação no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) contra o candidato bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) por suposto impulsionamento no Google de propaganda negativa contra ele.
Segundo a defesa de Rodrigo, a campanha de Tarcísio pagou para que a ferramenta direcionasse as buscas para um site do candidato do Republicanos sempre que se digitasse "Rodrigo Garcia".
A argumentação da defesa de Rodrigo alega que, com isso, foi utilizado um impulsionamento negativo e aponta dois aspectos: como "a utilização do nome do representante como motor de impulsionamento da candidatura adversária; e a utilização desse impulsionamento para a divulgação de mensagem de propaganda negativa."
O TSE proíbe a ampliação de conteúdo eleitoral negativo na internet. O TRE ainda não se manifestou sobre o caso.
Ao UOL a campanha de Tarcísio de Freitas afirma que "a campanha do Rodrigo Garcia pede a retirada do referido anúncio com o argumento de que o impulsionamento da frase 'fuja do candidato do Dória, Rodrigo Garcia' é propaganda negativa." Ainda segundo o texto, "considerando que o candidato Rodrigo Garcia pertence ao mesmo partido, é apadrinhado e foi vice-governador de João Doria, é surpreendente considerar que a associação entre os dois é vista como argumento detrator, inclusive sendo citado pelos advogados de Rodrigo Garcia como "mensagem de inequívoco conteúdo negativo contra a candidatura do representante".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.