Topo

Carlos Bolsonaro aciona TSE após ligarem Lula à queda no preço da gasolina

O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro - Alan Santos/PR
O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro Imagem: Alan Santos/PR

Colaboração para o UOL, em Maceió

06/09/2022 21h55

O vereador licenciado Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) acionou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) após apoiadores do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) associarem o petista à queda no preço da gasolina devido às pesquisas de intenções de votos que apontam liderança com folga do ex-presidente sobre o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).

Por meio de seu perfil no Twitter, Carlos, conhecido como "filho 02" de Bolsonaro, alegou que parlamentares como o senador Humberto Costa (PT-PE), e o deputado federal Orlando Silva (PcdoB-SP), entre outros, divulgaram "mentira a fim de enganar o eleitor" sobre Lula ser o responsável pela diminuição nos preços dos combustíveis.

"Apresentei denúncia no TSE sobre mentira divulgada nas redes sociais a fim de enganar o eleitor. Liderados pelo Lula, Humberto Costa, Orlando Silva e outros, ludibriando eleitores de que a diminuição dos preços dos combustíveis se dá pela posição de lula em 'pesquisa eleitoral'", escreveu.

Desde ontem, após a divulgação da nova pesquisa Ipec mostrar que Lula permanece à frente de Bolsonaro na disputa pelo Palácio do Planalto, petistas, entre políticos e apoiadores anônimos, ironizaram ao dizer que, diante do levantamento, o governo voltaria a baixar os preços dos combustíveis, em uma espécie de tentativa para reverter a desvantagem nas pesquisas.

Como a Petrobras tem reduzido consecutivamente os preços dos combustíveis às vésperas das eleições, opositores creditam essa movimentação ao fato de Bolsonaro não conseguir se aproximar de Lula na corrida presidencial, mesmo após o Auxílio Brasil de R$ 600, e auxílio para caminhoneiros e taxistas.

No pedido encaminhado ao TSE, Carlos Bolsonaro diz que as publicações em questão "demonstram categoricamente que a demora na prestação jurisdicional pode vir a gerar prejuízos irreparáveis à democracia, na medida em que as falsas informações continuam sendo visualizadas e replicadas de forma exponencial através da internet e podem influenciar na escolha dos eleitores".

Após o vereador acionar o TSE para que esse tipo de publicação seja retirado das redes sociais, a oposição continuou ironizando o presidente e o vereador.

Confira:

O que diz a nova pesquisa Ipec?

Pesquisa Ipec realizada com entrevista em domicílios, contratada pela TV Globo e divulgada ontem, aponta que o ex-presidente Lula está à frente na disputa pela Presidência da República, com 44% das intenções de voto e 13 pontos percentuais de diferença para o principal adversário no cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo, com 31%.

Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 4%, empatados na margem de erro. O candidato do partido Novo, Luiz Felipe D'Avila, e a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) ficam com 1% cada e também empatam tecnicamente com Tebet. Os demais candidatos foram citados, mas não alcançam 1% das intenções de voto.

Por ter 44% das intenções de voto, e a soma dos outros candidatos ser 45%, Lula tem possibilidade de vitória no primeiro turno devido à margem de erro.