Topo

Manifestantes levam faixas golpistas a desfile de 7 de Setembro em Brasília

Do UOL, em Brasília e em São Paulo

07/09/2022 11h37

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) levaram faixas com declarações golpistas ao desfile de Independência, em Brasília, na manhã deste 7 de Setembro. Alguns cartazes pediam a Bolsonaro a "demissão" de todos os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), especialmente a de Alexandre de Moraes.

Os manifestantes chegaram a abrir uma delas em direção ao local onde Bolsonaro acompanha o desfile. Ao passarem por uma arquibancada, foi possível ouvir gritos de outros apoiadores pedindo a eles que abaixassem a faixa.

Os apoiadores de Bolsonaro também chegaram a ser alertados por militares que monitoram o evento que nenhuma faixa é permitida na parte de dentro do ato, onde ocorria o desfile.

Segundo um militar ouvido pela reportagem, o veto ocorreu porque a faixa poderia atrapalhar a visão do público e o trabalho de cinegrafistas e fotógrafos.

Pedido para Bolsonaro demitir ministro do STF. Uma das faixas pedia que Bolsonaro e as Forças Armadas "demitissem" nove dos 11 ministros do STF, poupando apenas os dois indicados pelo atual mandatário. Apesar dos apelos, nem o presidente da República nem os militares têm poder para demitir um ministro do STF, isso seria um golpe.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2022/manifestantes-posicionaram-faixa-em-protesto-ao-ministro-alexandre-de-moraes-do-stf-1662558715868.vm')

Apenas o Senado Federal pode julgar os magistrados, segundo o Artigo 52 da Constituição. Isso correria no caso de um pedido de impeachment contra ministro. Bolsonaro já chegou a pedir o impeachment de Moraes, mas o Senado o arquivou.

Além de impeachment, um ministro do STF só perde o cargo em caso de renúncia ou aposentadoria compulsória, aos 75 anos.

Manifestante justifica pedido golpista. Alguns, no entanto, justificaram o protesto golpista. "Nós precisamos da nossa independência. Estamos presos no Supremo, estamos lutando por essa independência nossa", afirmou o pecuarista José Donizete Marques, que foi a Brasília dirigindo desde Tocantins.

"Não só o Moraes como o [Edson] Fachin e o [Luís Roberto] Barroso. Pedimos a saída de todos os três", disse se ferindo a outros dois ministros do STF.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2022/manifestante-exige-faixa-exigindo-a-imediata-destituicao-de-todos-os-ministros-do-stf-1662558769493.vm')

Alguns manifestantes seguiram recomendação de líderes bolsonaristas, que em grupos de WhatsApp recomendaram a confecção de faixas também em inglês. A ideia é conseguir repercussão internacional.

"Presidente Bolsonaro, por favor, faça uso das Forças Armadas para remover todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)", dizia uma das mensagens em inglês.

No último dia 31, o próprio presidente pediu que apoiadores em Curitiba abaixassem uma faixa pedindo golpe militar.

$escape.getH()uolbr_geraModulos('embed-foto','/2022/faixa-em-ingles-tambem-pede-a-destituicao-de-ministros-do-stf-1662559620983.vm')