Topo

Haddad chega para debate do UOL e cita relação de Rodrigo Garcia com Maluf

Do UOL em São Paulo e Brasília

13/09/2022 21h09

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, foi o primeiro a chegar ao local do debate de hoje organizado pelo UOL, Folha de S.Paulo e TV Cultura. Líder nas pesquisas, ele alfinetou o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), ao relacionar o tucano ao ex-prefeito Paulo Maluf.

Além de Haddad e Rodrigo, participaram do debate —que começa às 22h— Tarcísio de Freitas (Republicanos), Vinícius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT).

De acordo com a pesquisa Ipespe divulgada na última sexta-feira (9), Fernando Haddad (PT) lidera a disputa no primeiro turno com 36%. Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece com 21% e Rodrigo Garcia (PSDB) com 16%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais —o que significa empate técnico entre os dois.

Questionado sobre a expectativa de um embate mais direto entre Rodrigo e Tarcísio, Haddad afirmou que é difícil prever como será a ordem das perguntas, mas sinalizou que seu foco será apresentar propostas.

"Devemos fazer perguntas que ajudem o eleitor a notar diferenças programáticas entre os candidatos", declarou.

"Incoerente". O ex-prefeito de São Paulo foi perguntado sobre a discussão que protagonizou com Rodrigo no debate da TV Bandeirantes, no início de agosto, quando afirmou que não gostaria de receber o apoio do tucano.

"Ele [Rodrigo] rompeu com o Covas e apoiou o Maluf em 1996. Achei que isso não foi coerente", disse o petista. "Foi muito agressivo e eu respondi daquela maneira. Partiu dele a agressão, duvido que ele vá repetir a frase que me disse na ocasião."

Na ocasião, o tucano alfinetou Haddad ao lembrar que o petista, junto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi atrás de Maluf para a disputa da Prefeitura de São Paulo em 2012.

Entenda as regras do debate UOL:

  • Primeiro bloco: no primeiro, será feita uma pergunta a todos os candidatos e haverá um confronto direto entre eles.
  • Segundo bloco: no segundo bloco, jornalistas das empresas que integram o pool fazem perguntas para os candidatos e mais um confronto direto entre os candidatos acontece.
  • Terceiro bloco: no último, mais perguntas são realizadas, mas desta vez um jornalista pergunta a um candidato e escolhe outro candidato para comentar. O último bloco ainda contará com as considerações finais dos candidatos.

Direito de Resposta

O candidato poderá pedir um direito de resposta apenas se for ofendido moral e pessoalmente. Esse pedido precisa ser feito imediatamente ao mediador após o término da fala de quem estiver com a palavra.

O mediador submeterá a avaliação ao comitê formado por quatro jornalistas e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Se o pedido de resposta for concedido, o candidato ofendido terá 45 segundos para responder o adversário.

Onde assistir ao debate para governador de SP hoje?

A transmissão do debate será feita pela TV Cultura, pelo UOL e pelas plataformas digitais da Folha de S.Paulo e dos veículos do pool, incluindo seus canais no YouTube, Facebook, Twitter e TikTok. É possível ouvir ainda pelas rádios Cultura FM (103,3) e Cultura Brasil (FM 77,9 e AM 1200).

Participaram desta cobertura: Ana Paula Bimbati, Caê Vasconcelos, Isabela Aleixo, Felipe Pereira, Gabriela Vinhal, Gilvan Marques, Herculano Barreto Filho, Juliana Arreguy, Leonardo Martins, Lucas Borges Teixeira, Mariana Durães, Rafael Neves, Stella Borges, Wanderley Preite Sobrinho