Topo

Rodrigo usa Collor e deputado que atacou Vera para investir contra Tarcísio

Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia disputam a vaga para provável segundo turno contra Fernando Haddad, que lidera as pesquisas - Reprodução
Tarcísio de Freitas e Rodrigo Garcia disputam a vaga para provável segundo turno contra Fernando Haddad, que lidera as pesquisas Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

16/09/2022 15h05Atualizada em 16/09/2022 15h23

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), candidato à reeleição, aumentou os ataques diretos ao adversário Tarcísio de Freitas (Republicanos), usando vídeos de políticos polêmicos relacionados ao candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra Rodrigo empatado tecnicamente com Tarcísio em segundo lugar. Os dois disputam uma vaga em um provável segundo turno contra Fernando Haddad (PT), que lidera as intenções de voto na corrida ao Palácio dos Bandeirantes.

O tucano compartilhou hoje nas redes sociais um vídeo em que Tarcísio pede votos para o ex-presidente Fernando Collor, candidato ao governo de Alagoas.

"Não queremos o Collor, que confiscou o dinheiro dos brasileiros, dando palpite aqui em SP. Minha referência na gestão pública é o Mario Covas, e SP precisa de um governador independente", escreveu ele nas redes sociais.

Na gravação, Tarcísio elogia Collor, dizendo que ele é "um dos maiores políticos que já tivemos", e que deixou "um grande legado". Logo após a publicação, o termo "Collor" estava entre os mais comentados do Twitter.

Rodrigo também usou a propaganda eleitoral obrigatória na televisão para associar Tarcísio ao deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos-SP), que tentou intimidar a jornalista Vera Magalhães durante o debate realizado pelo UOL em parceria com a Folha de S.Paulo e a TV Cultura na última terça (13).

O programa do tucano exibido hoje usa o vídeo com as agressões. "Esse aí é um deputado do partido e aliado do candidato Tarcísio aqui em São Paulo. Ele assedia e agride de maneira covarde uma jornalista que só estava fazendo seu trabalho", comenta Rodrigo.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Tarcísio disse que ligou para a jornalista para se desculpar pelo episódio e declarou "mal conhecer esse idiota", em referência ao parlamentar bolsonarista.

A campanha de Rodrigo já havia distribuído antes um vídeo em que Tarcísio aparece ao lado do deputado e diz: "Vamos caminhar juntos".

Tarcísio responde

O candidato do Republicanos respondeu ao que Rodrigo falou sobre Collor com um outro vídeo.

"De confisco você entende, não é mesmo, Rodrigo? Tirou dinheiro de quem contribuiu a vida inteira e manteve essa crueldade mesmo com o caixa cheio. As contas precisam fechar, mas com as pessoas dentro. Aposentados de São Paulo, contem comigo. O confisco vai acabar", afirmou.