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Alberto Bombig

REPORTAGEM

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Crescimento de Rodrigo fará dele alvo preferencial em SP, preveem campanhas

Colunista do UOL

16/09/2022 11h38Atualizada em 16/09/2022 11h38

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O bom desempenho do governador Rodrigo Garcia (PSDB) na mais recente pesquisa Datafolha está provocando mudanças imediatas nas estratégias de campanha dos principais candidatos ao governo de São Paulo.

Conforme ficou evidente no debate da TV Cultura, UOL e Folha na terça-feira (13), Fernando Haddad (PT) e Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) parecem dispostos a manter um certo armistício para irem juntos para o segundo turno e, assim, repetir a polarização nacional entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Segundo apurou a coluna com integrantes das principais campanhas, a partir de agora, com o crescimento de Rodrigo, essa "dobradinha" deverá se intensificar para atacar o governador do estado, considerado um adversário difícil de ser batido no segundo turno por setores importantes do PT. No caso de Tarcísio, o candidato de Bolsonaro, a lógica é simples: se ele não parar o tucano, ficará fora da fase decisiva da eleição.

De acordo com a pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (15), Haddad mantém a liderança na disputa pelo primeiro turno com 36% das intenções de voto. Tarcísio oscilou de de 21% para 22%, enquanto Rodrigo subiu de 15% para 19% e está tecnicamente empatado com o candidato de Jair Bolsonaro.

O resultado foi muito comemorado na campanha do PSDB, que está preocupado se haverá tempo necessário daqui até 2 de outubro para o governador ultrapassar Tarcísio e chegar ao segundo turno. O partido tenta manter uma hegemonia em São Paulo que vem desde 1995 (com breves interrupções quando vices de outros partidos assumiram o Bandeirantes).

Outro motivo de otimismo entre os tucanos: eles avaliam que a mais recente rodada do Datafolha ainda não captou todos os efeitos dos eventuais estragos da agressão do deputado estadual bolsonarista Doulglas Garcia (Republicanos-SP) à jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura.

No PT, cresceu a pressão sobre o comando da campanha de Haddad para que ele seja mais incisivo, inclusive nos programas de televisão, nas críticas à atual gestão tucano no estado. A ideia é reforçar o vínculo entre João Doria, antecessor de Rodrigo, e o atual governador, mesma estratégia que deverá ser usada por Tarcísio.

De seu lado, Rodrigo ainda manterá parte da estratégia de se apresentar ao eleitor paulista porque a avaliação de sua gestão vem melhorando e a rejeição está viés de baixa. Porém, ele insistirá em apontar Haddad como um prefeito fraco quando comandou a capital paulista e em reforçar elos de Tarcísio com os extremismos de Bolsonaro, como o machismo, por exemplo. Como mostrou a coluna, a campanha tucana já havia previsto subir o tom contra os adversários ainda em agosto.