Vereador diz ter sido vítima de racismo na Faria Lima: 'Aterrorizado'
O vereador de Embu das Artes e candidato a deputado estadual Abidan Henrique (PSB) disse ter sofrido racismo e discriminação na tarde de ontem (15) durante um evento no prédio FL Corporate, na Avenida Faria Lima, em São Paulo.
Ele palestraria no local em um evento que era parte da agenda de campanha. Segundo Henrique, ele e dois assessores, também negros, teriam sido impedidos de usar o elevador principal do edifício. Ele afirma que outras pessoas brancas, que estavam com eles, teriam sido autorizadas a usar o equipamento.
Ao UOL, o vereador afirma que sentiu impotência diante do ocorrido. Tanto na entrada quanto na saída, ele afirma, houve discriminação. "Na saída, queríamos chegar no estacionamento, mas fomos 'trancados' em um corredor", afirmou.
"Me senti aterrorizado, não tem outra palavra! Eu senti realmente medo. É muito simbólico o fato ter acontecido na Faria Lima". O vereador também comentou se preocupar com outros funcionários negros que possam ter passado por episódios semelhantes ao dele e ressaltou a importância da luta antirracista na política.
O candidato ao Senado por São Paulo, do mesmo partido de Abidan, Márcio França, se solidarizou nas redes sociais.
A também correligionária e deputada federal, Tabata Amaral, também foi ao Twitter e se manifestou a favor de Abidan.
O vereador disse que se reunirá com seu advogado e tomará medidas judiciais.
O UOL entrou em contato com um representante do prédio FL Corporate. Ele não respondeu aos questionamentos sobre o caso, porque disse que não tinha conhecimento do episódio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.