Topo

Fake news, Eletrobras e mais: o voto de senadores que tentam reeleição

22.out.2019 - Plenário do Senado durante sessão para votar o segundo turno da Reforma da Previdência - Roque de Sá/Agência Senado
22.out.2019 - Plenário do Senado durante sessão para votar o segundo turno da Reforma da Previdência Imagem: Roque de Sá/Agência Senado

Do UOL, em São Paulo

20/09/2022 04h00

O Senado Federal votou projetos importantes desde 2019. Hoje em disputa pela reeleição, 13 senadores se posicionaram a respeito de temas políticos, econômicos, criminais e de costumes. O UOL compila os votos de cada um desses parlamentares para que o eleitor se informe sobre suas opiniões em cada assunto e pese a influência delas na escolha nas eleições de 2022.

Usando a barra de rolagem à direita, veja como cada parlamentar se posicionou a respeito de cada uma dessas questões. É possível fazer a busca pelo nome do senador ou pelo partido.

Entre os temas econômicos, houve a aprovação da proposta de autonomia para o Banco Central, com mandatos de quatro anos para seus diretores; da PEC dos Precatórios; da MP da privatização da Eletrobras; e da PEC da Reforma da Previdência, com a imposição de idade mínima para os trabalhadores se aposentarem: 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

Também houve a aprovação da apelidada PEC dos Auxílios ou Kamikaze, que ampliou benefícios para categorias como taxistas e caminhoneiros, e a polêmica sobre o orçamento secreto.

Em 2021, o Congresso votou regras para a execução das chamadas emendas de relator, que são conhecidas como orçamento secreto, com a adoção de um limite de valor. Isso foi uma resposta após o STF (Supremo Tribunal Federal) suspender os repasses pela falta de transparência nos recursos públicos.

Nas pautas de costumes e outros temas, foram votados a punição para abuso de autoridade, o projeto contra fake news, a isenção de impostos para vacinas contra a covid, o Marco do Saneamento Básico, a PEC que torna imprescritíveis os crimes de feminicídio e estupro e a extensão do prazo de validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).