Topo

Chico: Ausente, Lula teria aproveitado debate se agisse como no Ratinho

Colaboração para o UOL

24/09/2022 21h03Atualizada em 24/09/2022 22h29

O colunista do UOL Chico Alves disse, durante análise promovida pelo UOL após o debate entre os presidenciáveis no SBT, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia ter se beneficiado indo ao programa, caso adotasse uma postura próxima a que manteve em entrevista ao Ratinho.

"O papel que Lula faria ali é de alvo. Se fosse o Lula do primeiro debate, em que parecia cansado, acho que ele iria perder. Se fosse o Lula do Ratinho, aí valeria a pena estar presente", avaliou o jornalista.

Chico Alves ressaltou que, independentemente de estratégia política, a presença dos candidatos fortalece a democracia. "Acho que, fora ele ganhar ou perder, para a democracia o ideal é que todos os candidatos mostrem suas ideias. Só que no debate, há muito tempo, não é para mostrar propostas. O eleitor esperar ver quem tem melhor estratégia para atacar o outro".

Com dois eventos na cidade de São Paulo, o petista tem agenda lotada na reta final da campanha e avalia já ter falado com os públicos que acompanharão o programa.

Durante a análise, o colunista do UOL avaliou que o debate desta noite foi "fraco". "Péssimo debate, muito fraco, inclusive porque não tivemos mais o fator surpresa Soraya Thronicke, que tivemos no debate anterior, quando ninguém conhecia a Soraya como presidenciável".