Quaest MG: Zema lidera e venceria em 1° turno; Kalil sobe três pontos
Pesquisa da Quaest Consultoria realizada presencialmente, contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje, aponta que o atual governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) tem 47% das intenções de voto e venceria a eleição para o governo de Minas no primeiro turno, já que tem mais que a soma de todos os outros concorrentes.
Em segundo lugar aparece Alexandre Kalil (PSD), com 30%. A diferença entre ele e Zema, porém, diminuiu: no levantamento anterior, divulgado no último dia 9, eram 22 pontos percentuais; agora, 17. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Carlos Viana (PL), que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), tem 4% —ele tinha 6% no mês passado—, e os demais candidatos somam 4%.
O levantamento ouviu 2 mil pessoas presencialmente, entre os dias 22 e 25 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%, segundo o instituto. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-07243/2022 e BR-06005/2022 e custou R$ 159.400.
Cenário Estimulado
- Romeu Zema (Novo): 47%
- Alexandre Kalil (PSD): 30%
- Carlos Viana (PL): 4%
- Vanessa Portugal: 1%
- Renata Regina: 1%
- Cabo Tristão: 1%
- Marcus Pestana: 1%
- Lorene Figueiredo: 0%
- Lourdes Francisco: 0%
- Indira Xavier: 0%
- Indecisos: 7%
- Branco/nulo/não pretende votar: 7%
Cenário Espontâneo
A pesquisa também testou um cenário de intenções de voto espontâneo, ou seja, quando os entrevistados podem indicar qualquer nome, sem uma lista prévia. Neste caso, Zema subiu três pontos percentuais, de 24% para 27%.
O seu principal adversário, Alexandre Kalil,foi citado por 13%. O número de indecisos caiu de 62% para 55%.
- Indecisos: 55%
- Romeu Zema (Novo): 27%
- Alexandre Kalil (PSD): 13%
- Outros: 2%
- Branco/nulo/não pretende votar: 3%
Segundo turno
O instituto também simulou dois cenários para um possível segundo turno, e Romeu Zema vence tanto Kalil quanto Carlos Viana.
Cenário 1
- Zema (Novo): 56%
- Kalil (PSD): 31%
- Branco/nulo/não pretende votar: 6%
- Indecisos: 6%
Cenário 2
- Zema (Novo): 61%
- Viana (PL): 19%
- Branco/nulo/não pretende votar: 12%
- Indecisos: 8%
Senado
A Quaest Consultoria também simulou o cenário para o Senado por Minas Gerais. Neste caso, o deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) lidera a preferência do eleitor, com 24% das intenções de voto no levantamento estimulado — quando os entrevistados recebem uma lista prévia com os nomes dos candidatos.
Em segundo lugar há um empate técnico, dentro da margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, entre dois candidatos. São eles: o senador Alexandre Silveira (PSD), com 15%, e o deputado federal Marcelo Aro (PP), com 11%.
Na sequência aparecem a professora Sara Azevedo (PSOL), que alcançou 4% e o vereador de Belo Horizonte Bruno Miranda (PDT), que tem 3%. Outros candidatos somaram 4%.
Nesta pesquisa, os indecisos foram 25%, enquanto os que votarão branco, nulo ou não pretendem votar alcançaram 14%.
- Cleitinho Azevedo (PSC): 24%
- Alexandre Silveira (PSD): 15%
- Marcelo Aro (PP): 11%
- Sara Azevedo (PSOL): 4%
- Bruno Miranda (PDT): 3%
- Outros: 4%
- Indecisos: 25%
- Branco/Nulo/Não pretendem votar: 14%
Sobre o instituto
O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte. Até 2020, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente, governador e para o Senado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. O instituto tem uma parceria com a Genial Investimentos, a qual financia levantamentos para as eleições de 2022. As pesquisas são realizadas com entrevistas presenciais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.