Topo

Kennedy: PT vê apoio de Joaquim Barbosa a Lula como fundamental

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/09/2022 20h06

Em participação no UOL News, o colunista do UOL Kennedy Alencar falou sobre a declaração de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa. O ex-ministro, que foi relator do Mensalão, fez duras críticas a Jair Bolsonaro (PL) e para Kennedy, o apoio é fundamental para o PT.

"É um apoio visto no PT como fundamental para ajudar a turbinar o voto útil na reta final das eleições. Lula se desgastou muito com o chamado lava-jatismo e o Joaquim Barbosa é um pré-Moro no sentido de um magistrado que combateu a corrupção e tinha a imagem de salvador da pátria. Portanto, pode ajudar Lula a quebrar a resistência em setores que resistem a votar no PT pela questão da corrupção", disse.

Kennedy destacou que o fato de Barbosa ter sido o relator do Mensalão, e a partir de seu relatório o STF ter condenado petistas e aliados, mostra a gravidade do momento e, mais uma vez, ajuda a quebrar a resistência de setores conservadores.

"É uma autoridade moral para em um momento grave dizer que entre Lula e Bolsonaro, ele prefere o Lula. O que ele está dizendo claramente é que é uma situação muito grave. É uma sinalização de uma frente ampla que se forma na prática, inclusive, com figuras da sociedade civil, da políticas e personalidades que em uma eleição menos polarizada e que não houvesse risco de ruptura democrática estivessem apoiando outra candidatura".

Para finalizar, o colunista do UOL endossou as críticas de Barbosa contra Bolsonaro.

"O Bolsonaro é uma figura abjeta, isso é público e notório. O comportamento dele na presidência é o comportamento de alguém que não está à altura do cargo. O isolamento do Brasil no cenário internacional é reflexo dessa personalidade e da forma como Bolsonaro governa o país".

Bolsonaro é responsável por atmosfera de ódio, diz Kennedy

"Quem está morrendo e sendo agredido é o lado que apoia o Lula, não é o lado que apoia o Bolsonaro. A gente tem que tomar muito cuidado com isso nessa reta final porque há uma tentativa do Bolsonaro de tumultuar a eleição, de criar no país um caos para de alguma maneira tentar obter uma justificativa para uma operação de Garantia da Lei e da Ordem das Forças Armadas ou tentar empastelar alguma coisa", disse Kennedy Alencar.

O colunista do UOL também pontuou que as autoridades devem se preparar para inibir quaisquer atos de violência nas ruas, e novamente atribuiu a onda de violência a Bolsonaro e seus filhos.

"O presidente da República é o responsável por essa atmosfera de ódio e esse discurso de ódio. É ele que faz esse discurso de ódio, a responsabilidade direta é do presidente da República, é ele que dá o comando. Ele e os filhos dele".

Lula e Joaquim Barbosa: Apoio fortalece a ideia de frente ampla, diz Chico Alves

"O que representa esse depoimento de Joaquim Barbosa é na prática a formação que já vinha acontecendo de uma frente ampla. Frente ampla em torno do presidente Lula que é formada não só por seus apoiadores tradicionais. O próprio conceito de frente ampla é incluir nesses apoiadores políticos e personalidades que antes não apoiavam Lula", disse o colunista do UOL Chico Alves.

"Jair Bolsonaro é um risco, eles consideram e eu concordo. Um risco tão grande para o país, para as instituições e para a democracia que mesmo assim, tendo feito críticas contundentes a Lula e estando em campo oposto passaram a apoiar candidatura de Lula", finalizou.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa: