Topo

Fiz 70 anos este ano, sou obrigado a votar nas eleições ou é facultativo?

Fiz 70 anos este ano, sou obrigado a votar? - SANDRO PEREIRA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Fiz 70 anos este ano, sou obrigado a votar? Imagem: SANDRO PEREIRA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Renata Rodrigues

Colaboração para o UOL

28/09/2022 13h31

As Eleições 2022 já estão próximas. Neste domingo (2), milhões de eleitores irão até as urnas exercer sua cidadania por meio do voto. Em meio ao período eleitoral, paira a dúvida em muitos eleitores: "tenho 70 anos, sou obrigado a votar?".

O pleito deste ano irá eleger o presidente da República, governadores dos estados e do Distrito Federal, um senador por estado, deputados federais e deputados estaduais. Podem exercer o direito do voto os cidadãos que estão com o título de eleitor regularizado junto à Justiça Eleitoral.

O Art.14 da Constituição Federal define que o voto é "obrigatório para os maiores de dezoito anos, facultativo para os analfabetos, maiores de setenta anos, maiores de dezesseis e menores de dezoito anos".

As pessoas que já completaram ou completam 70 anos até 1º de outubro estão na parcela de cidadãos cujo voto se torna facultativo, e estão isentos de que seus títulos sejam cancelados. A norma eleitoral estabelece que o documento só perde a validade se o eleitor deixar de votar ou justificar o voto em três eleições seguidas.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), "quase 10 milhões de eleitores estão nessa faixa etária com voto facultativo. Ou seja, não são obrigados a votar, mas estão aptos caso queiram exercer o direito de escolher seus representantes políticos". De 70 a 74 anos são 5.873.026 eleitoras e eleitores, enquanto outros 3.852.604 têm de 75 a 79 anos. No total, 9.725.630 estão cadastrados para votar.

Para os eleitores que possuem mais de 70 anos e pretendem continuar a votar, é importante que a revisão do eleitorado seja realizada. Este procedimento é executado pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), onde são convocados a comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral, os eleitores para verificar a regularidade de suas inscrições eleitorais.

Incentivo ao voto

A Justiça Eleitoral lançou a campanha institucional de incentivo ao voto para as pessoas com 70 anos ou mais. A campanha transmite a seguinte mensagem: "quem vota com ou depois dos 70 anos é mais que uma eleitora ou eleitor, é um exemplo de cidadania. Seja você o maior exemplo. A democracia agradece".

Com a campanha "Todo voto importa", é reforçado que a cidadania começa na escolha dos representantes que ocupam cargos nos Poderes Executivo e Legislativo, contribuindo para a definição do futuro do país, incentivando a participação do eleitorado que compreende a melhor idade. A iniciativa surgiu para conscientizar a população idosa acerca do exercício da soberania popular, estimulando a participação ativa deste público no processo eletivo.