Negra, vice de Ciro defende ACM Neto: 'Na certidão de nascimento é pardo'
Candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes (PDT), Ana Paula Matos (PDT) defendeu o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), que concorre ao governo da Bahia, na polêmica sobre a autodeclaração da cor de pele dele.
Na semana passada, ACM Neto afirmou ao jornal Estadão que sempre se identificou como pardo e negou ter feito bronzeamento artificial. "Sabe quando foi que [ACM Neto] se declarou pardo? Quando não tinha nenhum benefício eleitoral, em 2016", disse Matos, durante a sabatina Folha/UOL. "Na certidão de nascimento minha e dele, está como pardo", afirmou ela, acrescentando que o político está com a pele mais bronzeada do que a dela.
"A grande discussão não é a cor da pele de Neto. Se a Bahia tem 82% das pessoas negras e pardas, ele não é louro de olho azul. A discussão é que ele vem de um berço familiar com dinheiro. O que pessoas não estão aceitando é alguém que tem essa estrutura social ter essa fala", prosseguiu a candidata a vice de Ciro.
"Porque está claro, sem nenhum 'mimimi', que a pessoa com a pele mais retinta está na pobreza. É uma questão muito mais de questionamento social do que da cor da pele", completou.
Matos declarou voto e apoio político a ACM Neto. "Ele traz um grande bem para o Brasil. Nós estamos discutindo o poder e a importância de se declarar negro, preto ou pardo. ACM Neto tem o lugar de fala, e por isso eu votarei nele no domingo junto com meu voto em Ciro."
A deputada Mara Gabrilli (PSDB), vice de Simone Tebet (MDB), foi entrevistada na segunda-feira (26) — amanhã será a vez de Geraldo Alckmin (PSB), vice da chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Candidato a vice do presidente Jair Bolsonaro (PL), o general Braga Netto (PL) não confirmou sua participação. Os encontros ocorrem presencialmente, no estúdio do UOL, localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, zona sul da capital paulista.
Assista à íntegra da sabatina com Ana Paula Gomes:
(*Com informações de Estadão Conteúdo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.