Site 'Mentiras do Kalil', citado por Zema em debate, foi criado pelo Novo
O site "Mentiras do Kalil", utilizado pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), durante debate ontem para criticar o opositor, foi criado pelo diretório mineiro do partido Novo, sigla do candidato à reeleição. A informação foi veiculada em perfis de redes sociais e confirmada pelo UOL.
Segundo o site "Registro.br", responsável pelos domínios ".com.br", a empresa "Lebbe Comunicação e Marketing" é responsável pelo portal. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a agência já recebeu da campanha de Zema R$ 350 mil.
O site reúne 100 afirmações atribuídas ao ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), rebatidas com notícias veiculadas em portais e jornais.
Procurada pelo UOL sobre o assunto, a assessoria de comunicação da campanha de Romeu Zema apenas disse que o conteúdo do site é fruto de apuração de fatos e declarações do adversário. "Com comprovações jornalísticas das inverdades e incongruências proferidas por ele".
A reportagem ainda tenta contato com as assessorias do partido Novo e do ex-prefeito Alexandre Kalil. Caso haja resposta, o texto será atualizado.
Quaest MG: Zema lidera e venceria em 1° turno
Pesquisa da Quaest Consultoria realizada presencialmente, contratada pela Genial Investimentos e divulgada na segunda-feir (26), aponta que o atual governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) tem 47% das intenções de voto e venceria a eleição para o governo de Minas no primeiro turno, já que tem mais que a soma de todos os outros concorrentes.
Em segundo lugar aparece Alexandre Kalil (PSD), com 30%. A diferença entre ele e Zema, porém, diminuiu: no levantamento anterior, divulgado no último dia 9, eram 22 pontos percentuais; agora, 17. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Carlos Viana (PL), que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), tem 4% —ele tinha 6% no mês passado—, e os demais candidatos somam 4%.
O levantamento ouviu 2 mil pessoas presencialmente, entre os dias 22 e 25 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%, segundo o instituto. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-07243/2022 e BR-06005/2022 e custou R$ 159.400.
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