Topo

'O que o Datafolha quer com isso?', diz Bolsonaro sobre a pesquisa de hoje

Do UOL, em São Paulo

29/09/2022 19h26

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, falou em sua live sobre o resultado do pesquisa Datafolha, divulgada hoje à noite. Em transmissão antes do debate na Rede Globo, o presidenciável questionou quais seriam os "motivos do levantamento", que apontam possibilidade de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno, que será realizado no domingo (2).

"Estamos assistindo pela primeira vez, se a gente for acreditar no Datafolha, o presidente, segundo o Datafolha de hoje, que vai ganhar no primeiro turno, sem voto. Se ele tem, segundo o Datafolha de hoje, 50% [de intenção de voto] ele não consegue sair na rua", afirmou.

"Agora o Datafolha quer o que com isso? O que o Datafolha quer com isso? Quer validar alguma coisa lá na frente? Quer dar ilegalidade a alguma coisa lá da frente?", emendou.

Na pesquisa divulgada hoje, Lula aparece com 50% dos votos válidos - ou seja, quando são excluídos brancos e nulos. Bolsonaro tem 36% dos votos válidos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A sondagem indica que Lula tem entre 48% e 52% dos votos válidos por conta da margem de erro. Isso aponta para possibilidade de vitória em 1º turno, mas não a garante. Para vencer o pleito sem necessidade de 2º turno, o candidato precisa de 50% mais 1 dos votos válidos, de acordo com a Lei das Eleições do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em um possível segundo turno entre os dois, o petista venceria o presidente, com 54% contra 39%.

Às 22h30, o chefe do Executivo participará do último debate entre candidatos a presidente da República antes do primeiro turno das eleições de 2022 na TV Globo. São esperados também no debate o ex-presidente Lula, Ciro Gomes (PDT), Padre Kelmon (PTB), Luiz Felipe D'Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).