Topo

Em guerra de respostas, Lula diz que acabará com sigilos de Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo, Rio e Brasília*

29/09/2022 22h57Atualizada em 30/09/2022 01h10

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trocaram farpas, numa guerra por direitos de respostas, logo no início do debate promovido pela TV Globo, nesta quarta-feira (29).

O petista pediu direito de resposta após ataque de Bolsonaro, que havia o chamado de "presidiário" e "mentiroso". A organização do debate analisou o pedido e concedeu.

Num debate entre pessoas que querem ser Presidente da República, o atual presidente tivesse um mínimo de honestidade. O mínimo de seriedade. Ele falar que eu montei quadrilha? Com a quadrilha da rachadinha dele que ele decretou sigilo de cem anos, com a rachadinha da família, sabe, do Ministério da Educação? Com barras de ouro? Ele falar de quadrilha comigo? Ele precisava se olhar no espelho e saber o que está acontecendo no governo dele. Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Diferentemente do primeiro debate, Lula elevou o tom contra Bolsonaro.

"Você, quando vier no microfone, você se comporte como presidente. Respeite quem está assistindo, não minta! Não minta que é feio um presidente da República mentir como você mente toda hora, descaradamente, não é possível", disse o petista.

Na sequência, Bolsonaro também disse que se sentiu ofendido e pediu um novo direito de resposta, novamente concedido pela organização do evento.

Mentiroso! Ex-presidiário. Traidor da Pátria. Que rachadinha? Rachadinha é teus filhos! Roubando milhões de empresas! Após a tua chegada ao poder, que CPI é essa? Da farsa? Que você vem defender aqui? O que achou a meu respeito? Nada! Que dinheiro de propina? Não teve propina, propina teve o seu Carlos Gabas, do consórcio nordeste! Dos governadores amigos teus! Bolsonaro a Lula

Em relatório paralelo entregue à CPI da Covid, o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), aliado de Bolsonaro, indicou que o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, deveria ser indiciado por quatro crimes por suspeitas de corrupção na compra de respiradores na pandemia.

"Deixe de mentir. Tome vergonha na cara, Lula", disse Bolsonaro.

*Participaram desta cobertura:
Em São Paulo: Ana Paula Bimbati, Beatriz Gomes, Caê Vasconcelos, Gilvan Marques, Isabela Aleixo, Juliana Arreguy, Letícia Mutchnik e Rafael Neves.
No Rio de Janeiro: Felipe Pereira e Lucas Borges Teixeira.
Em Brasília: Camila Turtelli, Gabriela Vinhal, Hanrrikson de Andrade e Letícia Casado.