Topo

TRE-SP determina busca e apreensão de faixa de campanha de Rodrigo Garcia

Faixa tem os números dos candidatos Rodrigo Garcia (PSDB) e Edson Aparecido (PSDB) e está fixada em uma passarela - Reprodução/TV Globo e Reprodução/Decisão/TRE-SP
Faixa tem os números dos candidatos Rodrigo Garcia (PSDB) e Edson Aparecido (PSDB) e está fixada em uma passarela Imagem: Reprodução/TV Globo e Reprodução/Decisão/TRE-SP

Do UOL, em São Paulo

29/09/2022 18h00Atualizada em 29/09/2022 20h00

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) determinou a busca e apreensão de uma faixa da campanha do governador do estado e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB). O material também conta com a imagem do candidato ao Senado por SP Edson Aparecido (MDB), o número de urna de ambos e a frase "São Paulo pra frente".

Segundo a decisão, a faixa está localizada na denominada "Rua das Noivas" sobre a avenida Tiradentes, bairro da Luz, na cidade de São Paulo.

O pedido foi realizado pela Coligação São Paulo Pode Mais (composta pelos partidos Republicanos, PSD, PTB, PSC, PL e PMN), que tem como candidato ao governo do estado o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Na solicitação, a coligação alegou propaganda eleitoral ilícita em razão de a faixa estar parecida com outdoor, cujo uso é proibido, além de pedir a aplicação de multa.

"Com efeito, à primeira vista, depreendo dessa fotografia tratar-se a hipótese de afixação de faixa cujas dimensões nitidamente ultrapassam o permitido pela legislação, não bastasse a instalação em local vedado (ponte)", assinalou o relator José Antonio Encinas Manfré, que concedeu a decisão provisória.

Ao UOL, a assessoria de Edson declarou que a orientação oficial da campanha "é não promover nenhum ato de propaganda irregular que infrinja legislação eleitoral".

A reportagem também tenta contato com a campanha de Rodrigo. A matéria será atualizada em caso de retorno.