Elvis cita irmão de Rodrigo em debate e deixa governador irritado
O candidato ao governo de São Paulo Elvis Cezar (PDT) irritou o governador e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB), ao citar o irmão do tucano na noite de hoje no debate da TV Globo. Cezar lembrou que Marco Aurélio Garcia, irmão do tucano, foi condenado por lavar dinheiro para a chamada máfia dos fiscais do ISS.
"Agora, presta atenção em mim! O vice na chapa do atual governador Rodrigo Garcia [Geninho Zuliani, do PSD] é alvo de mais de 100 investigações e oito condenações. O irmão do governador Rodrigo Garcia participou da máfia do ISS [Imposto sobre Serviços] e desviou R$ 500 milhões da Prefeitura de São Paulo com a quadrilha dele", atacou Elvis ao responder um questionamento de Rodrigo.
Esta não é a primeira vez que Garcia é questionado pelos problemas do irmão na Justiça. Em debate promovido por UOL, Folha de S. Paulo e TV Cultura, no dia 13 de setembro, quem levantou o assunto foi o jornalista do UOL Tiago Herdy.
Na ocasião, o candidato Fernando Haddad (PT) questionou como Rodrigo, "que estava tão perto", não sabia dos malfeitos do irmão. Em resposta, o governador tucano afirmou que não poderia responder pelos atos de Marco Aurélio e perguntou como Haddad não sabia dos casos de corrupção "dos companheiros do PT".
Hoje, Elvis Cezar usou a pergunta sobre o irmão de Rodrigo para se colocar como contrário à corrupção. "É isso que não posso admitir. Eu vou ser um governador que combato a corrupção! Agora, eu lhe pergunto: você acha que o Rodrigo vai combater? Acredite se quiser", concluiu.
Elvis falou sobre o tema durante a resposta a uma pergunta de Rodrigo sobre "a briga política" entre Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). O assunto, porém, acabou desviado para a compra de tornozeleiras eletrônicas.
Como a citação de Elvis foi feita na tréplica da pergunta feita por Rodrigo, não houve comentário do tucano, que não pediu direito de resposta.
Rodrigo, então, aproveitou, na sequência, sua resposta na interação com Vinicius Poit (Novo) para mostrar a irritação com a fala de Cezar. "Eu tenho 27 anos de vida pública. Nunca tive um processo na Justiça. Vida limpa. Vida transparente."
Então, não meça com a sua régua, Elvis, as pessoas. Tenha mais respeito
Rodrigo Garcia, governador de São Paulo e candidato à reeleição
Irmão de Rodrigo foi condenado
Uma reportagem do UOL mostrou que Marco Aurélio Garcia, irmão de Rodrigo, foi condenado em duas instâncias por lavar dinheiro para os líderes da máfia do ISS, um esquema liderado por fiscais da Prefeitura de São Paulo que cobravam propina em troca de "descontos" em impostos municipais para empresários.
A condenação virou motivo de constrangimento para o governador, que na época dos malfeitos do irmão era aliado e ocupava cargo de secretário da mesma prefeitura lesada, na gestão do então prefeito Gilberto Kassab (2009-2012).
Estima-se que a quadrilha tenha causado um prejuízo de R$ 500 milhões ao erário entre 2007 e 2012, na gestão Kassab.
Marco Aurélio foi condenado a nove anos de prisão em 2017. Em 2018, o Tribunal de Justiça de São Paulo julgou recurso apresentado pelo Ministério Público e aumentou a pena dele para 16 anos de prisão.
A condenação foi confirmada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) e depende de ajuste de penas por parte do STF (Supremo Tribunal Federal), para que possa ser considerada transitada em julgado.
Ipec mostra Haddad em primeiro e Tarcísio em segundo
Pesquisa do instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), contratada pela TV Globo e divulgada hoje, mostra que o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) continua na liderança na disputa pelo governo de São Paulo. O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece em segundo, à frente do atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB).
O petista tem 34% das intenções de voto. No levantamento de hoje, Tarcísio aparece com 24%, seguido de Rodrigo, que tem 19%.
Vinícius Poit e Elvis Cezar tem 1% cada.
Cenário estimulado em 27 de setembro:
- Fernando Haddad (PT): 34% (34% na pesquisa anterior)
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 24% (22% na pesquisa anterior)
- Rodrigo Garcia (PSDB): 19% (18% na pesquisa anterior)
- Carol Vigliar (UP): 1% (1% na pesquisa anterior)
- Vinícius Poit (Novo): 1% (1% na pesquisa anterior)
- Gabriel Colombo (PCB): 1% (1% na pesquisa anterior)
- Altino Junior (PSTU): 1% (1% na pesquisa anterior)
- Elvis Cezar (PDT): 1% (1% na pesquisa anterior)
- Antonio Jorge (DC): 1% (1% na pesquisa anterior)
- Edson Dorta (PCO): 1% (0% na pesquisa anterior)
- Branco/nulo: 7% (10% na pesquisa anterior)
- Indecisos: 9% (10% na pesquisa anterior)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.