Topo

Josias: Bolsonaro 'amansou' durante debate após alerta de Fábio Faria

Colaboração para o UOL

30/09/2022 09h28

O presidente Jair Bolsonaro (PL) começou o debate da Rede Globo de forma agressiva, discutindo com Lula (PT), mas depois se acalmou. De acordo com o colunista do UOL Josias de Souza, essa mudança aconteceu por causa de informações passadas ao presidente durante o intervalo.

"Eu procurei e falei com uma das pessoas que estava acompanhando o desempenho do Bolsonaro. Esse início do debate não agradou. A agressividade do Bolsonaro pegou mal. Estava lá no estúdio o Carluxo, filho mais agressivo, e inclusive o presidente iniciou no modo Carluxo. Mas o ministro Fábio Faria informou ao Bolsonaro que aquele estilo não estava agradando e que ele deveria se dedicar mais a programas do governo. Bolsonaro voltou ao estilo tosco, mas menos agressivo", informou Josias no UOL News.

Josias entende que, na discussão agressiva entre Bolsonaro e Lula, ninguém saiu ganhando. Segundo ele, o petista ficou em vantagem apenas porque está na frente das pesquisas de intenção de voto.

"Aqui ninguém ganha. Lula perdeu menos nesse trecho porque está na frente nas pesquisas e saiu no 0 a 0. Com alguém jogando lama nele, se ele se fica quieto, perderia. Quando ele joga baldes de lama também, ele empata o jogo. E a ele interessa esse empate", concluiu Josias.

O colunista ressaltou que Lula não deve ter ganhado votos com o desempenho no debate. "Lula não exibiu desempenho que estimulasse o voto útil. E o indeciso que deu uma nova chance para ver o Bolsonaro teve dificuldade de distinguir quem é quem quando eles trocaram acusações, com os dois se acusando de ladrões. Ficou parecendo com briga de gambás: mesmo aquele que se considera vitorioso sai cheirando mal".

Stycer: Duração do debate foi absurda; audiência foi altíssima

Mauricio Stycer também participou do UOL News e informou que o debate teve "altíssima" audiência em São Paulo, de acordo com números prévios. E se essa audiência for espelhada para o Brasil todo, o debate pode ter alcançado 17 milhões de pessoas. Mas são números prévios, pois a audiência oficial ainda será calculada posteriormente.

Stycer só lamentou o horário do debate, que começou às 22h30 (de Brasília) e terminou 1h50. "É um horário muito ruim. Surfa na audiência do Pantanal, que teve uma das melhores audiências, mas é muito tarde e se prolongou demais".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: