Topo

Hoje tem último Datafolha e Ipec: o que pesquisas apontavam em 2018

Ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) - Ricardo Stucker e Alan Santos/PR
Ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) Imagem: Ricardo Stucker e Alan Santos/PR

Do UOL, em São Paulo

01/10/2022 04h00Atualizada em 01/10/2022 19h04

O Datafolha e o Ipec divulgam hoje as últimas pesquisas de intenção de voto para a Presidência antes do primeiro turno das eleições, que acontece amanhã em todo o Brasil.

A pesquisa Datafolha, contratada pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo, terá divulgação a partir das 17h30. Já a pesquisa Ipec, contratada pela Globo, será divulgada a partir das 18h.

O Datafolha informa que ouvirá 12.800 entrevistados em pontos de fluxo até este sábado. Além das intenções de voto para presidente, o levantamento abordará o desempenho dos candidatos no debate presidencial da Globo realizado na última quinta-feira (29).

A pesquisa Ipec sobre intenções de voto para a Presidência ouvirá 3.800 entrevistados de forma presencial até este sábado. O instituto, criado em 2021 por ex-executivos do Ibope Inteligência, também questionará os eleitores sobre como eles se sentem em relação à sua vida hoje, a aprovação do atual governo e a expectativa sobre o futuro do país.

Como foram as pesquisas na véspera em 2018

Na pesquisa divulgada em 6 de outubro de 2018, o Datafolha apontou, em votos válidos, Bolsonaro com 40% das intenções de voto, e Haddad, com 25%. A margem de erro era de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na mesma data, o Ibope divulgou que Bolsonaro tinha 41%, e Haddad, os mesmos 25%. A margem de erro também era de dois pontos percentuais.

Os cenários se assemelham ao resultado que as urnas registraram no dia seguinte: Bolsonaro teve 46,03%, e Haddad, 29,28%. Ambos avançaram para a segunda etapa da votação.

A pesquisa de boca de urna, feita no dia da votação, foi ainda mais próxima do resultado real: o Ibope apontou 45% para Bolsonaro e 28% para Haddad. O Datafolha não fez essa sondagem.

Bolsonaro e Haddad foram para o segundo turno em 2018 - Arte/UOL - Arte/UOL
Bolsonaro e Haddad foram para o segundo turno em 2018
Imagem: Arte/UOL

'Pesquisa não é previsão do futuro'

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição, questiona a validade das pesquisas e já disse que elas "erraram tudo em 2018". Porém, tanto o Datafolha quanto o Ibope acertaram quem concorreria ao segundo turno nas pesquisas divulgadas na véspera daquele ano.

Essas pesquisas não valem de nada. Erraram tudo em 2018 e agora, obviamente, potencializam o outro lado Jair Bolsonaro em 23 de setembro

O diretor do instituto Quaest Felipe Nunes explicou que as pesquisas não têm a intenção de prever os números do dia da votação, mas mostrar um retrato daquele momento para informar a população.

"As pesquisas são diagnósticos do momento, não são prognósticos do que vai acontecer no futuro", disse.

Também é preciso considerar que, nas pesquisas, não é possível estimar o índice de abstenção —ou seja, quantas pessoas não comparecem para votar. No primeiro turno de 2018, esse percentual foi de 20,33% dos eleitores.

Votos nulos (quando o eleitor digita um número inexistente) e brancos (quando o eleitor aperta a tecla "branco" e confirma) também não são considerados, já que só votos válidos contam para o resultado.

Canal UOL analisa Datafolha e Ipec, hoje, ao vivo. Ative o lembrete para assistir: