Ciro Nogueira pede que bolsonaristas não respondam às pesquisas no 2º turno
![Jair Bolsonaro ao lado do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira - Isac Nóbrega/PR](https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/5c/2022/04/15/jair-bolsonaro-se-diverte-com-seu-primeiro-ministro-ciro-nogueira-1650022923422_v2_900x506.jpg)
Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil do governo de Jair Bolsonaro (PL), pediu que os eleitores do presidente se recusem a responder os institutos de pesquisa no segundo turno das eleições.
"Depois do escândalo que cometeram, todos os eleitores do presidente Bolsonaro só tem uma resposta às empresas de pesquisa: não responder a nenhuma delas até o fim da eleição", escreveu ele nas redes sociais.
Até as 20h50 (horário de Brasília), quando 93,46% das urnas haviam sido apuradas, Jair Bolsonaro tinha 44,02% dos votos, contra 47,47% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As pesquisas de véspera da eleição apontavam que o petista tinha chance de vencer em primeiro turno.
Na pesquisa Ipec, contratada pela TV Globo, Lula aparecia com 51% dos votos válidos — que excluem brancos, nulos e indecisos —, contra 37% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Já no levantamento do Datafolha, o petista tinha 50% dos votos válidos, ante 36% do atual presidente. A margem de erro de ambas as pesquisas era de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.