Com Lula entre 50% e 51%, pesquisas mostram decisão no 1º turno indefinida
Divulgadas no final da tarde deste sábado (1), as pesquisas dos institutos Datafolha e Ipec (ex-Ibope) apontam chance do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer em primeiro turno. Nas duas sondagens, porém, a projeção de vitória do petista amanhã é incerta, porque está dentro dos limites da margem de erro.
Na pesquisa Ipec, contratada pela TV Globo, Lula aparece com 51% dos votos válidos — que excluem brancos, nulos e indecisos —, contra 37% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Já no levantamento do Datafolha, o petista tem 50% dos votos válidos, ante 36% do atual presidente. A margem de erro de ambas as pesquisas é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Os números são referentes ao cenário estimulado, em que o entrevistado vê previamente a lista com os candidatos. Estes foram os últimos levantamentos de ambos os institutos antes do primeiro turno, já que nenhum deles prevê uma pesquisa boca de urna antes da apuração amanhã.
Em relação aos levantamentos anteriores de cada instituto, o Datafolha mostra um cenário de estabilidade, enquanto o Ipec indica crescimento de Bolsonaro. Entre as pesquisas anteriores e as divulgadas hoje, houve o debate dos presidenciáveis na TV Globo, o último antes do primeiro turno.
Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada em 29 de setembro, Lula havia registrado 50% contra 36% de Bolsonaro, os mesmos percentuais da sondagem publicada hoje.
Já no Ipec, Bolsonaro cresceu acima da margem de erro: de 34% obtidos na pesquisa de 26 de setembro, o presidente saltou para 37%. Já Lula oscilou um ponto para baixo, indo de 52% para 51%.
Datafolha: Lula 50% x Bolsonaro 36%
O levantamento de hoje aponta que Lula teria, na margem de erro, entre 48% e 52% dos votos válidos, o que indica a possibilidade de vitória em 1º turno, mas não a garante. Para vencer o pleito sem necessidade de 2º turno, o candidato precisa de 50% mais 1 dos votos válidos, de acordo com a Lei das Eleições do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O levantamento ouviu 12,8 mil pessoas entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. O índice de confiança é de 95%, segundo o Instituto. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00245/2022 e teve custo de R$ 617.972,00.
Votos válidos - Datafolha
- Lula (PT): 50%
- Jair Bolsonaro (PL): 36%
- Simone Tebet (MDB): 6%
- Ciro Gomes (PDT): 5%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
Segundo turno - Datafolha
A pesquisa fez cenário para um possível segundo turno. Neste caso, Lula manteve o percentual da pesquisa anterior e segue vencendo Bolsonaro, com 54% dos votos. Já o presidente e candidato à reeleição oscilou para baixo na margem de erro, passando de 39% para 38%.
- Lula (PT): 54%
- Bolsonaro (PL): 38%
Ipec: Lula 51% x Bolsonaro 37%
A sondagem do Ipec aponta que Lula ficaria, na margem de erro, entre 49% e 53%, o que resulta em um panorama semelhante ao do Datafolha: a vitória em primeiro turno é possível, mas incerta.
O levantamento realizou 3.008 entrevistas face a face entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-00999/2022 e custou R$ 347.659,06.
Votos válidos - Ipec
- Lula (PT): 51%
- Bolsonaro (PL): 37%
- Ciro Gomes (PDT): 5%
- Simone Tebet (MDB): 5%
- Soraya Thronicke (União Brasil): 1%
- Luiz Felipe D'Avila (Novo): 1%
Segundo turno - Ipec
O levantamento considerou um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, no qual o petista sairia vitorioso. O ex-presidente oscilou para baixo dentro da margem de erro, indo de 54% para 52%, enquanto o atual presidente variou de 35% para 37%.
- Lula (PT): 52%
- Jair Bolsonaro (PL): 37%
Reta final da campanha
No último dia de campanha antes do primeiro turno, tanto Lula quanto Bolsonaro estiveram em atos de rua em São Paulo, maior colégio eleitoral do país.
O petista percorreu cerca de 2 km em uma caminhonete na Rua Augusta no início da tarde, seguido por um cortejo de apoiadores, e à noite concedeu uma entrevista coletiva, também na capital paulista.
Na fala com jornalistas, Lula declarou estar confiante em decidir a eleição no primeiro turno, disse que irá amanhã à Avenida Paulista independentemente do resultado nas urnas e afirmou que não teme sofrer um golpe em caso de vitória. "A única coisa que eu temo é o povo não me eleger", disse.
Bolsonaro, por sua vez, participou de uma motociata na capital paulista, ao mesmo tempo em que outras motociatas em apoio ao presidente foram realizadas em capitais como Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Durante o trajeto de moto, Bolsonaro parou na Marginal Tietê para acenar para motoristas que passavam buzinando. O principal objetivo da mobilização foi produzir fotos e vídeos para divulgação nas redes sociais, sinalizando apoio popular ao presidente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.