Topo

Eleições 2022: começa a votação no 1º turno em todo o Brasil

Do UOL, em São Paulo

02/10/2022 08h00Atualizada em 02/10/2022 12h56

A votação começou neste domingo ao mesmo tempo em todo o Brasil. É a primeira vez que isso acontece, com os eleitores obedecendo aos horários de Brasília. Ou seja, as urnas são abertas e fechadas juntas em todo o país, independentemente do fuso horário de cada região.

Ao todo, 156 milhões de brasileiros estão aptos a escolher quem vai ocupar os cargos de deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador, governador e presidente da República. O segundo turno, se for necessário, está previsto para 30 de outubro.

Diversos presidenciáveis já votaram, tendo sido acompanhados pela imprensa.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou para votar por volta das 9 horas da manhã no Rio de Janeiro dizendo que vai vencer no primeiro turno. Perguntado na chegada e na saída da seção eleitoral se vai reconhecer o resultado, não respondeu de maneira direta. Ele voltou a falar que respeita a apuração se as eleições forem limpas e insistiu no "datapovo" —narrativa de que tem apoio popular e sofre boicote dos institutos de pesquisas.

Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou pela manhã em São Bernardo do Campo (SP), na região metropolitana de São Paulo. Lula tem repetido que não receia qualquer ameaça democrática caso vença o pleito e que "fanáticos" terão de se adequar, em recado direto a apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) votou na manhã deste domingo (2) em Fortaleza (CE). O pedetista, que disputa a presidência pela quarta vez, disse à imprensa que o "travou um bom embate" e "uma boa luta" durante sua campanha.

A candidata à Presidência Simone Tebet (MDB), que tenta se eleger presidente da República pela primeira vez, registrou seu voto na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho.

Horários de votação. As seções eleitorais abriram às 8h e vão ser fechadas às 17h, seguindo a hora oficial do Brasil. Em todos os estados, a duração da votação é a mesma: de nove horas.

No Acre e em parte do Amazonas, os relógios marcarão 6h no início da votação. Serão 7h no restante do estado e em Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima. Às 9h, para quem estiver em Fernando de Noronha (PE).

Da mesma forma, o fechamento das urnas obedecerá a essa diferença. É importante lembrar que as seções eleitorais esperam os eleitores que estão na fila votar antes de encerrar seus trabalhos.

QUE HORAS VOTAR NA ELEIÇÃO 2022 - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

A decisão de unificar o período de funcionamento das urnas foi tomada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em dezembro de 2021. Ela é válida tanto para o primeiro turno, no dia 2 de outubro, quanto para o segundo, no dia 30.

O objetivo da medida é facilitar a divulgação dos resultados, sem necessidade de esperar o fechamento de urnas em estados com fuso mais tardio. Em eleições anteriores, a Justiça Eleitoral apenas começava a divulgar informações após encerrar a votação no Acre, às 17h do horário local, e 19h do horário de Brasília, para evitar que eleitores fossem influenciados pelos dados de outros estados.

Segundo o TSE, nesta eleição, a previsão é que a divulgação para todos os cargos seja iniciada às 17h do horário de Brasília.

Minutos após o início da votação, o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, publicou mensagem no Twitter.

"Eleitoras e eleitores. A Justiça eleitoral segue trabalhando para que todos tenham um Domingo tranquilo e seguro. Boa votação!!!", escreveu.

O que fazer antes de sair de casa para votar

Antes de sair de casa, o eleitor deve consultar se houve mudança de endereço da sua seção eleitoral. Essa informação está disponível no site do TSE.

Também é importante confirmar se está levando os documentos necessários para conseguir votar: título de eleitor e documento oficial com foto.

Quem tem a versão digital do documento eleitoral, o e-Título, com foto não precisa apresentar um documento com foto.

Já quem tem o e-Título sem foto precisa levar algum destes documentos: RG (carteira de identidade), CNH (carteira de motorista), passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteiras emitidas por órgãos de classe (OAB, CFM, CREA etc.).

Não são aceitas certidão de nascimento ou de casamento como prova de identidade.