Topo

EUA parabenizam Brasil por eleições e esperam 'espírito de paz' no 2º turno

Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, comentou sobre eleições no Brasil - Reuters
Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, comentou sobre eleições no Brasil Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

02/10/2022 23h47

Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, compartilhou uma mensagem parabenizando o Brasil pela realização do primeiro turno das eleições. Com 48,38% dos votos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai disputar o segundo turno com o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), 43,24%. Os dados foram divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) após 99,82% das urnas apuradas.

"Parabenizamos o povo e as instituições do Brasil pela realização de um primeiro turno bem-sucedido. Apoiamos o livre exercício do direito de escolher seu próximo líder", escreveu Blinker em publicação no Twitter.

"Compartilhamos a confiança do Brasil de que o segundo turno será conduzido no mesmo espírito de paz e dever cívico", completou na sequência.

Também na rede social, o perfil oficial da embaixada e dos consulados dos EUA no Brasil também divulgou uma mensagem parabenizando o Brasil após as eleições.

"Parabéns ao TSE e ao povo brasileiro pelo 1º turno bem-sucedido, livre e transparente. Os EUA apoiam o livre exercício do direito democrático de escolher seu próximo líder", diz o comunicado.

Em setembro, a embaixada dos EUA no Brasil divulgou que confia no sistema eleitoral brasileiro e reconhecerá o vencedor da eleição presidencial independentemente do resultado.