Topo

Freixo crê em 2º turno e aposta em frente ampla contra Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/10/2022 12h35

O candidato a governador do Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSB) votou por volta das 11h20 no Flamengo, zona sul da capital fluminense. Com expectativa de levar a disputa contra Cláudio Castro (PL) para o segundo turno, ele aposta em uma vitória de Lula (PT) para a Presidência da República para turbinar sua campanha.

Após uma espera de aproximadamente 1h30, o candidato do PSB conseguiu votar. Na saída, foi aplaudido por eleitores do local e também no trajeto até o carro, estacionado poucos metros à frente do endereço. Houve algumas vaias.

"A gente tem a esperança cada vez mais sólida do Lula vencer em primeiro turno e isso vai criar, sem dúvida alguma, uma onda de alegria que vai chegar ao Rio de Janeiro, São Paulo e todos os lugares com segundo turno", afirmou Marcelo Freixo.

As pesquisas Ipec e Datafolha, divulgadas ontem, apontam alta probabilidade de segundo turno no Rio de Janeiro, apesar de mostrarem cenários distintos em relação à distância entre os candidatos.

O Datafolha mostrou que Freixo subiu quatro pontos percentuais em uma semana, chegando a 35% dos votos válidos, enquanto Castro se manteve com os mesmos 44% da última semana.

"A minha expectativa é de irmos com muita força no segundo turno (...) Precisamos repactuar o Brasil e o Rio de Janeiro", disse.

O pessebista falou que pretende conversar com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e o candidato a governador Rodrigo Neves (PDT) para reunir mais apoio a seu nome em um eventual segundo turno.

"Indo para o segundo turno, vamos esperar o resultado, amanhã ou hoje à noite a gente vai estar dialogando com Paes e com todos os candidatos. A gente quer fazer uma grande frente ampla em defesa do Rio de Janeiro", afirmou o candidato.

Contudo, Freixo afirmou que nenhum contato foi feito e que irá aguardar o resultado para eventuais movimentações.

A estratégia para um eventual segundo turno, portanto, passa por mostrar "quem é quem", reforçando sua principal estratégia de campanha - a associação à imagem de Lula — e trazendo mais nomes ao seu lado.