Topo

Lula fica na frente em 1.186 cidades a mais do que Bolsonaro

Lula e Bolsonaro vão disputar o segundo turno da eleição presidencial de 2022 - Arte UOL
Lula e Bolsonaro vão disputar o segundo turno da eleição presidencial de 2022 Imagem: Arte UOL

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

03/10/2022 16h46Atualizada em 03/10/2022 19h14

Candidato ao Planalto pelo PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou à frente do atual chefe de governo e seu adversário, Jair Bolsonaro (PL), em 1.186 cidades no primeiro turno da eleição presidencial.

De acordo com análise do UOL Notícias dos números da votação após 99,99% das urnas apuradas, o petista venceu em 3.377 municípios, enquanto o candidato à reeleição conquistou mais votos em 2.191 cidades.

Ontem, Lula e Bolsonaro avançaram para o segundo turno da eleição, que será realizado em 30 de outubro. O petista cerca de 48% dos votos e o atual presidente, por volta de 43%.

Em quais capitais cada um venceu?

Entre as capitais, Bolsonaro venceu em 16 delas e Lula, em 11 no primeiro turno.

O candidato à reeleição venceu em todas as capitais da região Centro-Oeste. No Norte, o Bolsonaro também teve melhor desempenho em todas as capitais, com exceção de Belém (PA).

No Sul, Bolsonaro venceu em Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). Já Lula ficou à frente em Porto Alegre (RS).

Lula ganhou em todas as capitais do Nordeste, com exceção de Maceió (AL).

No Sudeste, Bolsonaro ganhou em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Lula, em São Paulo (SP).

Menos cidades para Bolsonaro

O número de cidades em que Bolsonaro saiu vencedor no primeiro turno das eleições deste ano é menor que o registrado pelo presidente em 2018.

Na época, o então candidato do PSL —que hoje é o União Brasil, resultado da fusão com o Democratas— foi o mais votado entre os postulantes em 2.852 cidades, perdendo agora, portanto, 661 municípios.

Guaribas, no Piauí, foi a cidade em que Lula recebeu, proporcionalmente, o maior número de votos válidos. Levantamento do UOL Notícias aponta que 92% dos votos foram destinados ao petista.

Já Bolsonaro se saiu melhor em Nova Pádua, no Rio Grande do Sul. O atual presidente recebeu 84% dos votos válidos na cidade.

Lula venceu em 14 estados

O ex-presidente Lula venceu o primeiro turno em 14 estados, enquanto Bolsonaro saiu vitorioso em outros 12 mais o Distrito Federal.

O Nordeste foi responsável pela liderança de Lula no primeiro turno das eleições de 2022. A região deu ao petista 12,9 milhões de votos de vantagem em relação a Jair Bolsonaro.

O resultado amorteceu a derrota de Lula no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste. Nessas três regiões, o petista teve 6,95 milhões de votos a menos que o presidente. No saldo final do país, a diferença foi de 6,1 milhões de votos a favor de Lula.

A única outra região onde o petista venceu é o Norte, mas por uma margem muito menor: 47% a 45,5%. Isso equivale a apenas 149 mil votos.

Os melhores resultados para Bolsonaro foram no Sul —54,6% contra 36,8% de Lula— e no Centro-Oeste —53,8% contra 37,8 de Lula. Já no Sudeste, Bolsonaro venceu por 47,6% a 42,6%.