Topo

Oyama: Bolsonaro tem MG como 'pote de ouro' para os votos no 2º turno

Colaboração para o UOL

04/10/2022 11h24

Governador reeleito em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) anunciou apoio oficial a Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno da eleição presidencial. A colunista do UOL Thaís Oyama participou, hoje, de O Radar das Eleições e explicou a importância que o presidente dará para a disputa nesse estado.

"O raciocínio da campanha é que, com esse empenho do Zema, 15% dos que votaram em Zema e Lula podem vir parar no cesto de Bolsonaro. É nesse mercado de votos que eles estão mirando. É por isso que Minas é tão importante, até porque não existe muito mais coisas para o Bolsonaro buscar."

Para a colunista, as chances de Bolsonaro vencer o 2º turno são "improváveis". Por essa razão, o presidente e candidato à reeleição enxerga Minas como um "pote de ouro": "Ele tem 6 milhões de votos desvantagem. Para chegar, é um suadoro. É desafiador, uma missão quase impossível. E Minas, nesse contexto, aparece como único pote de ouro na campanha do Bolsonaro."

Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do país. Tradicionalmente, o candidato que vence nesse estado é também aquele que triunfa no pleito nacional.

Oyama: Simone Tebet deve anunciar apoio crítico a Lula 'sem fazer o L'

Já na campanha de Lula, um apoio importante deve ser de Simone Tebet, candidata derrotada do MDB à Presidência. De acordo com Thaís Oyama, ainda há divergências sobre como isso será divulgado, mas, provavelmente, "sem entusiasmo" e "sem fazer o L".

"O que o MDB está querendo fazer é evitar que uma reunião executiva aconteça. Se acontecer, em um partido como o MDB, ele continua dividido. É provável que uma parte queira liberar o partido nos estados, outra parte queira declarar apoio a Lula, notadamente os diretórios do Nordeste", afirmou Oyama.

"Melhor seria que Simone Tebet fizesse o pronunciamento antes do partido, para evitar exposição dessa divisão de forma pública".

Esse apoio, contudo, teria restrições.

"É uma decisão corajosa, porque lembremos: Tebet é do Mato Grosso do Sul, um reduto do agronegócio bolsonarista. E ela já tem sido olhada feio, por causa das críticas a Bolsonaro. A partir do momento em que ela declarar apoio a Lula, será criticada no próprio estado. Até por causa disso, assessores dizem que vai ser um apoio crítico, que é um apoio sóbrio, sem entusiasmo e sem fazer o L, talvez sem tirar foto."

Kennedy: 'Bolsonaro teve desempenho melhor que PT esperava'

O colunista do UOL Kennedy Alencar também participou de O Radar das Eleições e afirmou que o desempenho de Bolsonaro nas urnas foi melhor do que o PT esperava. E o partido de Lula não pretende subestimar as chances do adversário.

"O segundo turno é guerra de rejeição. Então, o horário gratuito eleitoral do Lula vai continuar com propaganda mantendo a rejeição de Bolsonaro no patamar mais alto que a de Lula. Isso é fundamental para Lula manter o favoritismo."

Kennedy disse que, para Bolsonaro vencer, é preciso conquistar votos direcionados a Lula no primeiro turno. O petista, por sua vez, deve manter o foco no Nordeste e nos mais pobres. "Lula precisa defender o voto que ele teve. Para Bolsonaro ganhar, precisa tirar voto do Lula entre os mais pobres. Então, a segunda premissa do Lula é defender votos."

O Radar das Eleições vai ao ar às terças, às 10h.

Onde assistir: ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja O Radar das Eleições na íntegra: