Topo

Quais partidos apoiam Lula e quais estão com Bolsonaro no segundo turno

Lula e Bolsonaro disputam apoio dos partidos para o segundo turno                             - Reprodução/TV Globo
Lula e Bolsonaro disputam apoio dos partidos para o segundo turno Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

06/10/2022 04h00

Passados quatro dias do primeiro turno das eleições, a maioria dos partidos no país já definiu se apoiará, no segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da SIlva (PT) ou o presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pelo Planalto.

Embora tenha feito alianças com mais governadores do que Lula, até o momento, Bolsonaro tem menos legendas a seu lado. Dos 23 partidos representados hoje no Congresso, 11 estão alinhados com Lula enquanto 5 se uniram a Bolsonaro.

Outras cinco agremiações políticas liberaram os filiados para apoiarem o candidato que preferirem enquanto as duas restantes ainda não se posicionaram.

Os apoios de Lula

Lula já havia largado na frente porque formou, para a campanha, uma coligação de 10 partidos, dos quais nove têm representação no Congresso —um deles, o Agir, não tem parlamentares eleitos.

Passado o primeiro turno, o ex-presidente já somou o apoio de mais duas legendas que, no primeiro turno, haviam apoiado candidatos que acabaram derrotados: o PDT, que havia abrigado a campanha do ex-ministro Ciro Gomes, e o Cidadania, que havia se unido à candidatura da senadora Simone Tebet (MDB).

Os apoios de Bolsonaro

Bolsonaro, por sua vez, havia feito uma coligação com o PL, ao qual se filiou no fim do ano passado, e mais dois partidos: o PP, do presidente da Câmara Arthur Lira, e o Republicanos. Apesar de mais enxuta, a coligação é representativa.

Juntas, as três siglas tiveram 187 deputados federais eleitos no último domingo, ou seja, vão compor mais de um terço da Câmara. Com o encerramento do primeiro turno, mais duas siglas se uniram a Bolsonaro: o PTB, do ex-deputado Roberto Jefferson, e o PSC.

Outros partidos

Outras cinco siglas, a maioria de centro, preferiram declarar neutralidade e liberaram seus filiados para apoiarem quem preferirem. É o caso do União Brasil, do MDB, do PSDB, do PSD e do Novo.

Políticos ligados a estas legendas, porém, têm tomado partido e escolhido um dos lados. Tebet, terceira colocada na eleição presidencial, confirmou hoje que apoiará Lula, mas oito governadores, incluindo membros de todos estes partidos, preferiram se alinhar a Bolsonaro.

Que partidos apoiam Lula?

  1. PT (partido de Lula)
  2. PSB (partido do vice, Geraldo Alckmin, integra coligação)
  3. PCdoB (forma federação com PT e integra coligação)
  4. PV (forma federação com PT e integra coligação)
  5. PSOL (integra coligação)
  6. Rede (integra coligação)
  7. Solidariedade (integra coligação)
  8. Avante (integra coligação)
  9. Agir (integra coligação)
  10. PROS (integra coligação)
  11. PDT
  12. Cidadania

Quais partidos apoiam Bolsonaro?

  1. PL (partido de Bolsonaro)
  2. PP (integra coligação de Bolsonaro)
  3. Republicanos (integra coligação de Bolsonaro)
  4. PSC
  5. PTB

Quais partidos liberaram suas bancadas?

  1. União Brasil
  2. MDB
  3. PSD
  4. PSDB
  5. Novo

Quais partidos ainda não se posicionaram?

  1. Podemos
  2. Patriota