Quais partidos apoiam Lula e quais estão com Bolsonaro no segundo turno
Passados quatro dias do primeiro turno das eleições, a maioria dos partidos no país já definiu se apoiará, no segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da SIlva (PT) ou o presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pelo Planalto.
Embora tenha feito alianças com mais governadores do que Lula, até o momento, Bolsonaro tem menos legendas a seu lado. Dos 23 partidos representados hoje no Congresso, 11 estão alinhados com Lula enquanto 5 se uniram a Bolsonaro.
Outras cinco agremiações políticas liberaram os filiados para apoiarem o candidato que preferirem enquanto as duas restantes ainda não se posicionaram.
Os apoios de Lula
Lula já havia largado na frente porque formou, para a campanha, uma coligação de 10 partidos, dos quais nove têm representação no Congresso —um deles, o Agir, não tem parlamentares eleitos.
Passado o primeiro turno, o ex-presidente já somou o apoio de mais duas legendas que, no primeiro turno, haviam apoiado candidatos que acabaram derrotados: o PDT, que havia abrigado a campanha do ex-ministro Ciro Gomes, e o Cidadania, que havia se unido à candidatura da senadora Simone Tebet (MDB).
Os apoios de Bolsonaro
Bolsonaro, por sua vez, havia feito uma coligação com o PL, ao qual se filiou no fim do ano passado, e mais dois partidos: o PP, do presidente da Câmara Arthur Lira, e o Republicanos. Apesar de mais enxuta, a coligação é representativa.
Juntas, as três siglas tiveram 187 deputados federais eleitos no último domingo, ou seja, vão compor mais de um terço da Câmara. Com o encerramento do primeiro turno, mais duas siglas se uniram a Bolsonaro: o PTB, do ex-deputado Roberto Jefferson, e o PSC.
Outros partidos
Outras cinco siglas, a maioria de centro, preferiram declarar neutralidade e liberaram seus filiados para apoiarem quem preferirem. É o caso do União Brasil, do MDB, do PSDB, do PSD e do Novo.
Políticos ligados a estas legendas, porém, têm tomado partido e escolhido um dos lados. Tebet, terceira colocada na eleição presidencial, confirmou hoje que apoiará Lula, mas oito governadores, incluindo membros de todos estes partidos, preferiram se alinhar a Bolsonaro.
Que partidos apoiam Lula?
- PT (partido de Lula)
- PSB (partido do vice, Geraldo Alckmin, integra coligação)
- PCdoB (forma federação com PT e integra coligação)
- PV (forma federação com PT e integra coligação)
- PSOL (integra coligação)
- Rede (integra coligação)
- Solidariedade (integra coligação)
- Avante (integra coligação)
- Agir (integra coligação)
- PROS (integra coligação)
- PDT
- Cidadania
Quais partidos apoiam Bolsonaro?
- PL (partido de Bolsonaro)
- PP (integra coligação de Bolsonaro)
- Republicanos (integra coligação de Bolsonaro)
- PSC
- PTB
Quais partidos liberaram suas bancadas?
- União Brasil
- MDB
- PSD
- PSDB
- Novo
Quais partidos ainda não se posicionaram?
- Podemos
- Patriota
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.