Topo

PT confirma apoio ao nome de Marília Arraes na disputa pelo governo de PE

Lula e Marília Arraes: ligação histórica com o petista ajuda candidata do Solidariedade - Reprodução/Twitter
Lula e Marília Arraes: ligação histórica com o petista ajuda candidata do Solidariedade Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo e colaboração para o UOL, em Maceió

06/10/2022 19h31Atualizada em 07/10/2022 17h25

O PT, sigla do ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva, oficializou apoio ao nome de Marília Arraes (Solidariedade) na disputa pelo governo de Pernambuco neste segundo turno. Arraes concorre à cadeira principal do Palácio do Campo das Princesas contra Raquel Lyra (PSDB).

O UOL apurou que, antes de optar por subir ao palanque ao lado de Marília, Lula foi procurado e conversou com o ex-governador de Pernambuco João Lyra, pai de Raquel, para tentar um acordo que favorecesse sua filha, no qual o ex-presidente se manteria "neutro". Entretanto, a campanha petista impôs como condição a declaração de voto da tucana em Lula, proposta que ela rejeitou.

Na sexta-feira (7), Marília comemorou a oficialização do apoio do partido ao seu nome. A declaração ocorreu na sede do PT de Pernambuco, no bairro Santo Amaro.

O momento político do Brasil exige outro nível de maturidade e o diálogo é muito importante. Estamos vivendo um momento em que estamos assistindo o aumento do Fascismo em Pernambuco e no Brasil. O palanque que estamos construindo vai eleger o presidente Lula e defender a Democracia. Marília Arraes, candidata ao governo de Pernambuco

No primeiro turno, Lula apoiou o candidato Danilo Cabral para cumprir o acordo assumido com o PSB em nível nacional, o que provocou a saída de Marília Arraes do Partido dos Trabalhadores, e a consequente ida para o Solidariedade, onde encontrou espaço para sua candidatura.

Mesmo assim, ela sempre vinculou seu nome ao do ex-presidente e contou com o apoio de parte da militância petista no estado, que rejeitou Cabral.

Agora em um outro cenário e com a decisão tomada, o Partido dos Trabalhadores e o Solidariedade deverão marcar um dia para que Lula e Marília Arraes realizem um ato lado a lado em Pernambuco, para evidenciar o apoio.

No primeiro turno, Marília Arraes terminou a disputa em primeiro lugar, com 23,97% dos votos, ante 20,58% de Raquel Lyra.

Paraíba

Lula também deverá anunciar em breve o apoio formal à candidatura de João Azevêdo (PSB) na disputa de segundo turno pelo governo da Paraíba. O pessebista disputa o cargo contra o tucano Pedro Cunha Lima (PSDB).

Na disputa em primeiro turno na Paraíba o petista endossou a candidatura do senador Veneziano do Rêgo (MDB). Porém, assim, como Marília Arraes em Pernambuco, Azevêdo promoveu sua chapa vinculada a de Lula.

A reportagem apurou que, para a campanha petista, é "natural" e "esperado" que Lula dê suporte aos candidatos de partidos aliados que conseguiram levar o pleito para o segundo turno.

Quando as urnas foram contabilizadas na Paraíba no último dia 2, João Azevêdo teve 39,65% da preferência dos eleitores, enquanto Pedro Cunha Lima somou 23,9%.