Topo

Bolsonaro elege 4 deputados menores de 30 anos; conheça os 'novinhos' do PL

Laís Seguin

Colaboração para o UOL

07/10/2022 04h00

Os brasileiros foram às urnas no último domingo (2) para escolher seus novos representantes. Além da definição do segundo turno para presidente entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), também foi confirmada a nova composição da Câmara dos Deputados.

Na Câmara, a maior bancada será formada pelo PL (Partido Liberal), do presidente Jair Bolsonaro, que elegeu 99 deputados. Destes, quatro deles têm menos de 30 anos de idade; três são do Nordeste. O UOL apurou quem são eles, de onde são, suas histórias e suas propostas, em ordem alfabética.

A maior parte dos jovens da Câmara possui características em comum: presença nas redes sociais e participação em movimentos que consideram como uma renovação política, de apoio ao presidente da república, Jair Bolsonaro, e há aqueles que são filhos de tradicionais famílias que ocupam cargos políticos nos estados. Confira a seguir.

André Fernandes (CE)

André Fernandes - Máximo Moura/Alece - Máximo Moura/Alece
André Fernandes
Imagem: Máximo Moura/Alece

Natural de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, André tem 24 anos de idade, é bacharel em Ciência Política e pós-graduado em Gestão Pública. Ele começou a ganhar projeção em 2017, por meio de um canal no YouTube em que tece críticas a governantes de oposição, incluindo Lula e Camilo Santana, ambos do PT.

Hoje, André Fernandes se notabiliza como um dos principais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Ceará, ostentando "com orgulho" o título de "01 do Bolsonaro no estado".

Ele foi o deputado federal mais votado do Ceará com 229.509 votos. Em 2018, ele já havia se destacado no cenário político ao ser o deputado estadual mais votado do Estado, com 109.742 votos, aos 20 anos.

No perfil que mantém no site da Assembleia Legislativa, o jovem afirma ainda "defender sempre a família, os bons costumes, a polícia, o cidadão de bem, a legítima defesa" e lutar "pela redução de impostos, contra a ideologia de gênero, o aborto, as drogas, o politicamente correto e as inversões de valores".

Com forte atuação nas redes sociais, André Fernandes possui 1 milhão de seguidores no Instagram, pouco mais de 267 mil no Twitter e 553 mil inscritos no canal do YouTube.

Icaro De Valmir (SE)

Natural de Itabaiana, na mesorregião do Agreste, Icaro de Valmir é o deputado federal mais jovem do Brasil a ser eleito, de acordo com a Câmara dos Deputados. Com apenas 21 anos, ele recebeu 75.912 votos, sendo o segundo mais bem votado no estado de Sergipe. É aluno do curso de direito e trabalha em uma autoescola da família.

Icaro vem de família de políticos, filho de Valmir de Francisquinho, e vai assumir em fevereiro o seu primeiro cargo público.

Nas redes sociais, ele elencou as prioridades no mandato, entre elas a busca por recursos públicos para a construção do Hospital do Câncer de Sergipe.

Matheus Noronha (CE)

Natural de Parambu, Matheus Noronha é comerciante e tem 24 anos de idade. Ele recebeu 150.823 votos.

Matheus vem de família de políticos da cidade: sua mãe Aderlânia Noronha é deputada estadual, e seu pai Genecias Noronha ocupa o cargo de deputado federal, desde 2011, com três eleições vitoriosas, e encerra seu mandato em 2023.

Durante a campanha, Matheus garantiu que continuará o trabalho do pai na Câmara Federal e lutará por recursos para o Ceará.

Nikolas Ferreira (PL)

Bolsonarista Nikolas Ferreira é o deputado federal mais votado em MG - Reprodução - Reprodução
Bolsonarista Nikolas Ferreira é o deputado federal mais votado em MG
Imagem: Reprodução

Nikolas Ferreira foi o deputado federal mais votado nas eleições deste ano. O vereador de Belo Horizonte tem 26 anos e contou com o apoio de 1.492.047 de eleitores. Ele é o primeiro mineiro a ser campeão de votos para o cargo considerando todo o país —o recorde segue com Eduardo Bolsonaro, que em 2018 recebeu 1.843.735 votos em São Paulo.

Antes do resultado final, Nikolas tinha 3,4 milhões de seguidores no Instagram. Além disso, 1,8 milhão o acompanham pelo TikTok. No Twitter, acumula mais de 1 milhão de seguidores, mesmo número que tem no YouTube; no Telegram, são 4,3 mil.

Ele nasceu em Belo Horizonte e se descreve como "cristão, conservador e defensor da família". Formado em Direito pela PUC Minas, em 2020 foi o 2º vereador mais votado da capital mineira. Naquele ano, o político que era filiado ao PRTB conquistou 29.388 votos.

Segundo o deputado eleito em sua biografia da Câmara de BH, ele é contra "qualquer pauta progressista que for defendida no parlamento" e é a favor de "temas como o empreendedorismo e a educação financeira".