Tebet nega acordo por ministério em troca de apoio: Rasgaria minha história
A senadora e ex-presidenciável Simone Tebet (MDB) participou hoje do UOL News e rechaçou qualquer possibilidade de ter pedido ou aceitado algum eventual ministério em troca do apoio declarado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tebet reforçou que Lula deve ter liberdade e conforto para escolher seus próprios ministros, e também disse que essa eventual troca de favores não seria condizente com sua própria trajetória.
"Eu rasgaria minha história de vida pública se eu exigisse qualquer coisa para estar do lado certo da história. Sequer me foi oferecido e nem aceitaria conversar sobre cargos ou ministérios neste momento que estamos vivendo", disse.
Tebet também afirmou ter condições de ajudar o Brasil nos próximos anos, sem revelar quais serão seus próximos passos depois de encerrar o mandato como senadora no final de 2022, e disse que talvez nem aceitasse um possível convite para comandar algum ministério.
"Em um primeiro momento tendo a não aceitar nenhum ministério. Acho que é preciso que a gente reveja a política e faça política em outras bases".
Ainda sobre uma possível composição dentro do governo de Lula, Tebet disse que o momento é de trabalhar para eleger o petista e aguardar o resultado das urnas, para que o próximo presidente possa escolher seus ministros de acordo com suas convicções.
"Os problemas do Brasil são tão complexos e vai precisar de um esforço de cada um de nós, que é hora de deixar o presidente ter o conforto de escolher os melhores, que podem ser de dentro da política ou de fora da política".
Michelle tem uma visão pequena do papel da mulher, diz Tebet
"Uma visão tacanha, uma visão pequena e que diminui o papel da mulher. O lugar da mulher é onde ela quiser", disse Tebet sobre as declarações da primeira-dama Michelle Bolsonaro de que o papel da mulher é atuar nas funções de "mãe, esposa e ajudadora".
A senadora também afirmou que ninguém deve impor o que nenhuma mulher tem que fazer, sendo direito de escolha da mulher ocupar ou não determinados espaços.
"É contra essa visão de mundo e de país que eu escolho sempre lados, independente de qualquer desgaste político que possa ter".
Tebet: Tive 5 milhões de votos, mas é ilusão pensar que transfiro a Lula
Ainda durante participação no UOL News, Simone Tebet afirmou que é ilusório pensar que automaticamente todos os seus votos serão transferidos para Lula diante de uma declaração de apoio.
"A campanha no 2º turno está começando agora, vamos dar tempo ao tempo. Se eu puder me dirigir aos meus eleitores e puder de alguma forma trazer o eleitor para a reflexão da dificuldade do momentos que estamos vivendo, do que está em risco, e dos retrocessos que nós podemos ter, é isso que farei".
"Se puder reverter os votos que não estão indo para o candidato que hoje estou escolhendo, vou reverter", finalizou.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.