Topo

Bolsonaristas usam redes para dizer que Lula é favorito entre presos

Lula e Bolsonaro, candidatos à Presidência em 2022 - Nelson Almeida e Evaristo Sá/AFP
Lula e Bolsonaro, candidatos à Presidência em 2022 Imagem: Nelson Almeida e Evaristo Sá/AFP

Thiago Varella

Colaboração com UOL

11/10/2022 19h23Atualizada em 11/10/2022 19h23

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) já vinham, há dias, tentando emplacar a ideia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria o candidato favorito dos presos. Hoje (11), a campanha oficial de Bolsonaro na TV afirmou que o petista foi o mais votado entre os detentos do país e, claro, o assunto foi parar nas redes sociais.

Segundo a Folha, a campanha de Bolsonaro usou dados de sites regionais e relatórios de urnas de presídios, mas não apresentou um relatório consolidado dos votos de todas as cadeias do Brasil.

No Brasil, presos provisórios mantém o direito de votar, mas, aqueles que já tiveram a sentença transitada em julgado perdem o direito do voto.

A ideia de que Lula seria o favorito dos detentos foi amplamente difundida entre políticos que apoiam Bolsonaro, como a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), o senador eleito Sérgio Moro (União-PR) e o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP).

Por outro lado, apoiadores de Lula, como o deputado estadual Renato Roseno (PSOL-CE), trataram de explicar que quem já foi sentenciado não vota.

Memes aliviam guerra nas redes. Mas, nem só de ataques entre candidatos vive a cobertura eleitoral nas redes sociais. Também é possível dar risadas com a criatividade e os flagrantes de quem não aguenta mais o ambiente pesado das campanhas.

No Twitter, o @manguebboy, por exemplo, encontrou uma casa, em Belém (PA), que se divide entre lulistas e bolsonaristas. Espero que todos consigam conviver bem por lá.

mano e essa casa aqui no conjunto satélite pic.twitter.com/wHlR6nOW7w

-- bruce (@manguebboy) October 9, 2022

Já o @eucarlosfonseca flagrou Fernando Haddad (PT), candidato ao governo de São Paulo, em uma pose bem à la Datena durante debate com o rival Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Brasil Urgente com Fernando Haddad pic.twitter.com/1uTWLkC7CS

-- Carlos A. Fonseca (@eucarlosfonseca) October 11, 2022

E o @williamfper percebeu algo curioso entre as celebridades que declararam voto. Os antigos apresentadores do Bom Dia & Cia, no SBT, estão em lados opostos nesta eleição.

Priscilla Alcântara no teamLula e Yudi no teamBolsonaro.

Estamos vivendo o Bom dia & Guerra fria

-- Will I am (@williamfper) October 10, 2022