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Ipec de 2º turno em SP: Tarcísio tem 53% dos votos válidos e Haddad, 47%

Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) - Wilson Dias/Agência Brasil e Marlene Bergamo/Folhapress
Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil e Marlene Bergamo/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

11/10/2022 19h13Atualizada em 11/10/2022 19h36

Pesquisa Ipec realizada com entrevistas pessoais, contratada pela TV Globo e divulgada hoje, aponta que o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) está à frente do segundo turno eleitoral pelo governo de São Paulo, com 53% dos votos válidos. O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) tem 47%. Votos válidos são calculados com exclusão de brancos, nulos e indecisos.

Em votos totais, Tarcísio fica com 46% e Haddad tem 41% no cenário estimulado —quando os eleitores recebem uma lista dos candidatos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na eleição de primeiro turno, o ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro (PL) terminou à frente, com 42,32% (9.881.995) dos votos, enquanto o ex-prefeito teve 35,70% (8.337.139).

A pesquisa realizou 2 mil entrevistas face a face entre os dias 5 e 11 de outubro. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-SP-03658/2022 e custou R$ 167.960,00.

Votos válidos:

  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 53%
  • Fernando Haddad (PT): 47%

Votos totais:

  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 46%
  • Fernando Haddad (PT): 41%
  • Brancos e nulos: 9%
  • Não sabem: 4%

Espontânea

Na versão espontânea, quando os entrevistados podem indicar livremente o nome de sua preferência, Tarcísio tem 34% das intenções de voto, enquanto Haddad fica com 30%. Assim, os dois candidatos empatam dentro da margem de erro.

  • Tarcísio de Freitas (Republicanos): 34%
  • Fernando Haddad (PT): 30%
  • Outros: 2%
  • Brancos e nulos: 11%
  • Não sabem: 23%

Sobre o instituto

O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos. O Ipec aborda entrevistados em suas casas, localizadas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.