Topo

Tarcísio cancela entrevista ao Roda Viva e só debaterá com Haddad na Globo

Candidados ao Governo de SP, Haddad e Tarcísio - Reprodução
Candidados ao Governo de SP, Haddad e Tarcísio Imagem: Reprodução

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

11/10/2022 21h34

Candidato ao governo de São Paulo, o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) informou ontem à TV Cultura que não participará, na próxima segunda-feira (17), de edição especial do Roda Viva. Ao UOL, o segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto no Estado, Fernando Haddad (PT), confirmou a agenda.

Em nota, a emissora disse que a ida ao programa constava das cláusulas do debate no primeiro turno. "Desde aquela oportunidade, foram realizadas reuniões para organização do Roda Viva Especial e as campanhas assinaram o documento com as regras do encontro, que prevê quatro blocos em revezamento entre os candidatos, além de mais um bloco com considerações finais", disse a TV Cultura em nota.

Com a decisão, Tarcísio só deve ir ao debate na Rede Globo, em 27 de outubro.

"A campanha do candidato afirma que a mesma decisão foi adotada em relação a eventos previstos por outros veículos de comunicação. A equipe de Tarcísio ainda recusou a proposta feita pela TV Cultura de realização do Roda Viva Especial em pool com os veículos de cujos eventos o candidato também decidiu não participar", afirmou a emissora.

Ainda segundo a TV Cultura, a decisão limita a possibilidade de o eleitor paulista conhecer as propostas e programas de governo dos candidatos. Ontem, os dois candidatos se enfrentaram pela primeira vez no segundo turno, em debate realizado pela Band.

De acordo com a primeira pesquisa Ipec divulgada após o primeiro turno, nesta terça (11), o bolsonarista tem 46% das intenções de voto contra 41% do petista. Na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos dois não são lidos ao entrevistado, o ex-ministro também aparece na frente, com 34% de menções, contra 30% do ex-prefeito.

Na última sexta-feira (7), sondagem do Datafolha apontou Tarcísio com 50% das intenções de voto e Haddad com 40% —além de 6% de brancos e nulos e 4% de indecisos. Contando apenas os válidos, o primeiro tinha 55% e o segundo, 44%.

No primeiro turno, as principais pesquisas mostravam Haddad na liderança, mas ele acabou atrás do adversário, num placar de 42,32% a 35,70% dos votos válidos. O segundo turno da eleição será realizado em 30 de outubro.

No início de setembro, o candidato bolsonarista telefonou para a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura, para se desculpar pelas agressões verbais do deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos-SP) contra ela.

Com um celular filmando a jornalista, o parlamentar repetiu ataques que o presidente Jair Bolsonaro (PL) havia feito a ela em debate em agosto realizado pelo UOL, em parceria com Folha de S.Paulo, Band e TV Cultura. Na ocasião, o presidente disse que Vera é uma "vergonha" para o jornalismo.

No fim de setembro, o MPE (Ministério Público Eleitoral) denunciou o deputado estadual e candidato a deputado federal Douglas Garcia (Republicanos-SP) pelo crime de difamação. A denúncia foi oferecida ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).