Em debate, Bolsonaro cita 'petrolão' e Lula promete retirar sigilos
O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente e candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, usaram boa parte do tempo do confronto direto do debate de hoje para discutir e trocar acusações. Bolsonaro focou no escândalo do "petrolão" e Lula, no sigilo de 100 anos de informações do governo atual.
Bolsonaro retomou a pergunta do jornalista Josias de Souza, colunista do UOL, sobre os casos de corrupção dentro da Petrobras. "O endividamento da Petrobras, com desvio de recursos, com compra de refinarias como Pasadena", questionou Bolsonaro, citando valores que teriam supostamente sido desviados em gestões do petista. (veja no vídeo acima)
Lula se defendeu citando a descoberta do pré-sal, e enalteceu os feitos do seu governo com a estatal. "E se houve corrupção na Petrobras, olha, apreendeu-se o ladrão que roubou, acabou. E prendeu porque houve investigação. Porque, no nosso governo, nada era escondido. A gente não tinha sigilo. Não tinha sigilo do filho, da filha, não tinha sigilo do cartão de crédito", afirmou Lula.
"Eu não tenho nenhum problema de explicar o 'petrolão', quero que você explique é a forma sigilosa que você colocou tantas coisa na sua vida. Você sabe que isso tem perna curta, porque vai acabar. Porque eu vou ganhar as eleições e quando chegar dia primeiro de janeiro, eu vou pegar seu sigilo e vou botar o povo brasileiro por que você esconde tanta coisa. Afinal de contas, se é bom não precisa esconder", disse o ex-presidente.
A retirada do sigilo das informações de Bolsonaro é algo que Lula tem explorado ao longo de sua campanha.
Ao retomar o tema, Bolsonaro citou nomes de uma lista de empresas envolvidas na Operação Lava Jato as acusando de ter "roubado" a Petrobras, entre elas, a Odebrecht, a Andrade e Gutierrez, a Camargo Correa e a OAS. "Fora que não foi achado, você vem falar que não houve roubalheira?", questionou Bolsonaro.
*Participaram desta cobertura:
Em São Paulo: Ana Paula Bimbati, Beatriz Gomes, Caê Vasconcelos, Felipe Pereira, Herculano Barreto Filho, Isabela Aleixo, Juliana Arreguy, Letícia Mutchnik, Lucas Borges Teixeira, Stella Borges, Saulo Pereira Guimarães e Wanderley Preite Sobrinho.
No Rio de Janeiro: Lola Ferreira.
Em Brasília: Camila Turtelli, Leonardo Martins e Paulo Roberto Netto.
Colaboração para o UOL: Amanda Araújo e Pedro Villas Boas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.