Topo

OPINIÃO

Ipec mostra 'efeito Teflon' de Bolsonaro: nada cola nele, analisa Toledo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/10/2022 19h52

O colunista do UOL José Roberto de Toledo participou do programa Análise de Pesquisas hoje (17) e analisou o resultado da pesquisa Ipec que apontou uma estabilidade nas intenções de voto entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pesquisa mostrou Lula com 54% das intenções de votos válidos e Bolsonaro com 46% e, para Toledo, essa estabilidade mostra que nada de negativo "cola" no atual presidente.

"Está ficando demonstrado na pesquisa que o Bolsonaro está meio 'efeito Teflon', nada cola nele. O cara vai lá e dá uma entrevista dizendo que parou a moto e viu algumas menininhas de 14 e 15 anos bonitas, diz que pintou um clima, pede para entrar na casa, vê as meninas se maquiando e sai dizendo que elas estavam indo ganhar a vida e nada acontece com essa declaração?", disse.

Toledo ainda criticou a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de mandar que o vídeo em questão fosse retirado do ar pela campanha do PT, e afirmou que ao contrário dos desdobramentos do debate presidencial que aconteceu ontem (16), as declarações de Bolsonaro sobre as meninas venezuelanas deveriam ter sido captadas pela pesquisa.

"[Bolsonaro] ainda recebe um aval do Tribunal Superior Eleitoral, do ministro que ele chama de canalha, mandando o PT tirar o vídeo da campanha. Esse episódio deu tempo [de repercutir na pesquisa Ipec] porque aconteceu no sábado e boa parte do campo do Ipec foi no domingo. O Bolsonaro ficou tão desesperado que fez uma live de madrugada para se explicar e não tem aparentemente nenhum efeito negativo para ele".

Por fim, Toledo também afirmou que as "barbaridades" de Bolsonaro acabaram sendo normalizadas. "Aparentemente ele está em uma fase em que todas as barbaridades já estão normalizadas, então você já espera que o Bolsonaro é isso mesmo", completou.

Toledo: Lula é favorito, mas campanha não está ganhando eleitores novos

"O Lula é favorito e é uma eleição para ganhar, só que para ganhar não pode fazer mais do mesmo, até porque o mais do mesmo não está agregando nenhum voto. Se tem uma coisa que a gente sabe é que com a campanha que está fazendo o Lula não está ganhando nenhum eleitor novo, zero. Então se ele quiser ganhar mais eleitores mais do mesmo não resolve", disse José Roberto de Toledo.

Ele também falou sobre a expectativa para a divulgação da nova pesquisa Datafolha ainda nesta semana. Para o colunista do UOL, um encurtamento da distância entre Lula e Bolsonaro na pesquisa irá evidenciar uma tendência de aproximação dos dois candidatos, tornando o resultado da eleição cada vez mais imprevisível.

Bombig: Bolsonaro em Aparecida não afetou eleitor católico como se esperava

"Imaginava que fosse ter um efeito maior e não teve. Acho que o eleitorado conservador de uma maneira geral, de qualquer religião, está fechado com Bolsonaro o que quer que aconteça e ele acaba se beneficiando disso.", afirmou o colunista do UOL Alberto Bombig sobre a visita de Bolsonaro ao Santuário de Aparecida na última quarta-feira (12).

Na última semana, Bolsonaro havia sido criticado por religiosos por transformar sua ida à missa em evento de campanha e uma série de atitudes do presidente e seus apoiadores foram vistas como desrespeitosas.

Além do ataque a jornalistas, alguns bolsonaristas bebiam cerveja no local em um clima que nada se assemelhava ao de um dia santo e, além disso, também houve desrespeito ao momento da Consagração com o missionário redentorista Camilo Júnior.

O Análise de Pesquisas vai ao ar sempre após a divulgação de pesquisas Ipec ou Datafolha para presidência da República.

Quando: toda semana após divulgação de pesquisa Ipec ou Datafolha.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa: