Topo

Post de Valadão com 'intimação do TSE' é marcado como falso no Instagram

Amdré Valadão em vídeo com intimação falsa  - Reprodução/Twitter
Amdré Valadão em vídeo com intimação falsa
Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

20/10/2022 23h43

A publicação do pastor e cantor André Valadão na qual cita uma suposta decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi marcada pelo Instagram como falsa, após a verificação do fato feita por uma agência de checagem. O vídeo com a informação falsa registrou mais de 27 milhões de reproduções até a noite desta quinta-feira (20).

Informação falsa. Checado por verificadores de fatos independentes. Trecho de mensagem em post de André Valadão

  • Verificador de fatos: Aos Fatos
  • Conclusão: Falso
  • Mais informações: TSE não obrigou pastor André Valadão a se retratar nas redes sociais | Aos Fatos

O jogador Neymar —craque da seleção brasileira e do PSG e simpatizante do presidente Jair Bolsonaro (PL)— também republicou o vídeo de Valadão, mas o Instagram ocultou o conteúdo com a mensagem de "informação falsa".

Na quarta-feira (19), Valadão havia publicado um vídeo nas redes sociais em que aparece lendo um texto em que se retrata de supostas acusações feitas ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), rival de Bolsonaro, apoiado pelo religioso. Na gravação, Valadão diz que a retratação teria sido determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE.

Hoje, o pastor reproduziu em seus perfis o documento da representação movida contra ele pela coligação Brasil da Esperança, formada por partidos que compõem o palanque de Lula, mas admitiu que não havia nenhuma intimação. (Veja nota de Valadão abaixo)

Ao UOL, o TSE explicou que o processo contra André Valadão está em tramitação e ainda pendente de decisão. Trata-se de uma ação movida pela coligação de Lula com pedido de direito de resposta. O processo, no entanto, está com a ministra Maria Claudia Bucchianeri —e não com Alexandre de Moraes.

O sistema do tribunal mostra ainda que a parte (neste caso, Valadão) foi intimada no dia 6 de outubro, para ter ciência do processo e para apresentar a defesa no prazo de um dia. Na ação, o último andamento foi no dia 19 de outubro com envio dos autos para que o MPE (Ministério Público Eleitoral) se manifeste também em um dia.

O texto com a simulação de retratação lida por Valadão diz que ele recebeu há alguns dias uma "intimação do TSE através do senhor Alexandre de Moraes". Usando uma camisa preta, ele começa dizendo que Lula não é a favor do aborto, nem da descriminalização das drogas, ou de liberar pequenos furtos.

Na frase seguinte, porém, volta a acusar o petista ao dizer: "Os trombadinhas entrarão na sua casa, roubarão sua TV, roubarão seu celular. Você correrá risco de vida e nada acontecerá com eles".

Nesta quinta, após críticas, Valadão disse que "a fim de que o pedido perdesse o objeto, para que não houvesse invasão ao meu perfil, sob o manto de um pseudo direito de resposta, gravei o vídeo em sentido contrário ao inicialmente feito."

O UOL também procurou a defesa de Lula, que optou por não se manifestar sobre o assunto.

"Gravei o vídeo em sentido contrário ao inicialmente feito"

Recebi citação do TSE para que me manifestasse, no prazo de 1 (um) dia, sobre representação da Coligação do Lula, em que eles pediam que houvesse direito de resposta a um vídeo em que falei sobre a relação entre Lula e temas como aborto, descriminalização das drogas, furtos, regulação da mídia e liberdade de expressão. Desejavam que, pelo mesmo veículo (meu perfil no Instagram), eu desdissesse o que havia gravado.

A fim de que o pedido perdesse o objeto, para que não houvesse invasão ao meu perfil, sob o manto de um pseudo direito de resposta, gravei o vídeo em sentido contrário ao inicialmente feito.

Encaminhei o caso aos meus advogados.