Topo

Roberto Jefferson: só 3,8% têm imagem positiva do ex-deputado, aponta Atlas

Foto de 2020 mostra Roberto Jefferson (PTB) com o presidente Jair Bolsonaro (PL) - PTB/Reprodução
Foto de 2020 mostra Roberto Jefferson (PTB) com o presidente Jair Bolsonaro (PL) Imagem: PTB/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/10/2022 21h36Atualizada em 26/10/2022 14h33

Pesquisa do Instituto Atlas, divulgada hoje, aponta que apenas 3,8% dos brasileiros têm uma imagem positiva do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) O ex-deputado atirou em dois agentes da Polícia Federal que tentavam cumprir um mandado de prisão contra ele ontem. Os dados foram divulgados pelo agregador de pesquisas PollsterGraph.

De acordo com o levantamento, 66,7% da população tem uma imagem negativa de Jefferson. Os que responderam "não sei" corresponderam a 29,5% dos entrevistados.

A pesquisa realizou a coleta de 862 entrevistas via questionário estruturado na web com pós-estratificação da amostra, em todo o país, entre os dias 23 e 24 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento também separou os entrevistados em três grupos: os bolsonaristas, os antibolsonaristas e os que não se identificam com nenhum dessas definições. Segundo o levantamento, bolsonaristas são mais simpáticos ao ex-deputado federal do que os outros grupos, apesar de o candidato à reeleição estar tentando, por sucessivas vezes, se descolar da imagem do aliado após o episódio.

Entre os bolsonaristas, 13,4% têm uma imagem positiva de Jefferson contra 46,7% negativa, e outros 39,9% não souberam responder. Já entre os antibolsonaristas, a visão negativa foi preponderante, com 88,4%, ante 11,6% de "não sei". Não houve antibolsonaristas que têm imagem positiva do ex-presidenciável.

Para as pessoas que não se consideram bolsonaristas nem antibolsonaristas, 51% têm uma visão negativa do ex-deputado ante 0,8% de positiva. 48,1% não souberam responder.

Prisão revogada. A população também avaliou se a prisão do ex-presidenciável foi justa ou não. Para 60% dos entrevistados, a prisão foi justa. 14% consideraram a decisão injusta e 24% não souberam opinar ou não ouviram falar sobre o caso.

Para 64% dos ouvidos, a reação do político ao atacar os policiais federais é injustificada. Porém, 8,5% acharam a ação contra a polícia totalmente justificada, enquanto 7,3% acharam parcialmente justificada. Outros 20,2% não souberam responder ou não ouviram falar sobre o caso.

A ação impactará a corrida eleitoral? A população também opinou sobre o impacto da ação do aliado do presidente na disputa presidencial.

  • Sim, afetará o resultado da eleição: 39,8%
  • Não, não afetará o resultado: 38,9%
  • Não sei/não ouvi falar sobre o caso: 22,1%