Na Bahia, Bolsonaro pede voto para ACM Neto: 'Lado oposto do PT'
O presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu hoje, ao cumprir agenda na Bahia, votos para o candidato ao governo da Bahia, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). ACM, porém, já declarou neutralidade na disputa presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro e não estabeleceu alianças formalmente com nenhum dos candidatos que estão no segundo turno presidencial.
Aqui na Bahia, nós temos posição: o lado oposto ao PT. Onde está o PT, nós estamos do outro lado. Por isso peço aos meus amigos da Bahia que por ocasião das eleições, agora dia 30, votem para governador, votem em ACM Neto. Jair Bolsonaro (PL) ao cumprir agenda na Bahia
No palanque, Bolsonaro estava acompanhado do ex-ministro da Cidadania João Roma (PL), que também disputou o cargo de governador da Bahia, mas ficou em terceiro lugar na disputa com 9,08% (738.311 votos). No evento, Bolsonaro pediu ainda para a população "virar o voto" para o segundo turno, previsto para ocorrer no próximo domingo (30).
"E o apelo que eu faço a vocês: vamos virar votos até o dia 30. Muita gente votou no PT sem saber direito o que é o nosso governo. Mostre para eles que o nosso governo é o da paz, do trabalho, da prosperidade e o da liberdade. Vamos conseguir, cada um, mais um voto dentro da família ou entre amigos, que nós seremos vitoriosos no próximo dia 30."
Na eleição estadual, o adversário de ACM Neto é o Jerônimo Rodrigues (PT), ex-secretário de Educação baiano. Apesar de liderar boa parte das pesquisas de intenção de voto na primeira fase do pleito, o candidato do União Brasil ficou em segundo lugar no primeiro turno baiano.
Jerônimo terminou à frente, com 49,45% (4.019.830) dos votos, enquanto ACM Neto teve 40,80% (3.316.711).
Quem são ACM Neto e Jerônimo Rodrigues?
Antônio Carlos Magalhães Neto tem 43 anos e nasceu em Salvador. Homônimo e herdeiro político de seu avô, é advogado formado pela UFBA (Universidade Federal da Bahia).
ACM Neto foi prefeito de Salvador por dois mandatos, entre 2013 e 2020. Também foi deputado federal e, em 2018, assumiu a presidência nacional do partido Democratas, legenda cuja fusão com o PSL originou o União Brasil.
A candidata a vice na chapa para governador nas Eleições 2022 é Ana Coelho (Republicanos).
Esta é a primeira vez que Jerônimo Rodrigues disputa um cargo eletivo. O candidato, no entanto, já atuava na política. Professor da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), Jerônimo foi secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia entre de 2015 até fevereiro de 2019. Naquele ano, assumiu a secretaria de Educação do estado.
Geraldo Júnior (MDB), vereador de Salvador, é o candidato a vice na chapa estadual de Jerônimo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.