Topo

Carlos Madeiro

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sem petista, TV faz debate só com ACM Neto: 'Jerônimo não pode se esconder'

Debate na TV Aratu teve ausência de Jerônimo Rodrigues (PT)  - Reprodução
Debate na TV Aratu teve ausência de Jerônimo Rodrigues (PT) Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

13/10/2022 12h34Atualizada em 13/10/2022 12h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O candidato Jerônimo Rodrigues (PT) faltou ao debate nesta manhã promovido pela TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, e foi alvo de críticas do seu adversário no segundo turno, ACM Neto (União Brasil).

"O candidato não pode se esconder, e ele no primeiro turno se escondeu atrás de números. Agora vamos escolher muito mais que um número, é o que nós desejamos no futuro. Lamento que ele esteja ausente. Eu firmei o compromisso e estarei em todos os debates, e vou aguardar o candidato Jerônimo", disse.

Antes do início do debate, a TV informou que Jerônimo enviou nota avisando que não iria participar do encontro. Logo, a emissora decidiu entrevistar ACM Neto por uma hora, com perguntas de jornalistas e de eleitores (previamente gravadas).

Jerônimo escreveu nas redes que a TV Aratu "tem lado", justificando sua ausência. "No 1º turno, a TV Aratu, que tem como CEO Ana Coelho (vice da outra chapa), não realizou o debate, porque algumas pesquisas apontavam a vitória do ex-prefeito. Eu estive em todos os debates e disposto a debater ideias e propostas, mas ele fugiu. A resposta das urnas foi outra e, agora, decidiram fazer um debate. Decidimos não participar. Por um motivo simples: respeito ao nosso eleitorado e não ser conivente com essa parcialidade."

Apesar de garantir presença agora, no primeiro turno —enquanto era apontado como líder folgado das pesquisas— ACM faltou à maioria dos debates, indo apenas a um: o da afiliada da TV Globo. O evento ocorreu a menos de uma semana da eleição, quando Jerônimo já aparecia colado ao candidato do União Brasil.

"Nós estamos agora em um segundo turno. Somos apenas eu e ele, o eleitor tem a oportunidade de se conhecer, saber nossas ideias, propostas e visão para o futuro da Bahia. Esse confronto é essencial para o eleitor poder comparar a trajetória, currículo e capacidade de cada um", afirmou.

Durante o encontro, ele foi questionado sobre vários temas e citou que a Bahia lidera a taxa de homicídios. Prometeu contratar mais policiais e levar iluminação de LED para as cidades do interior. "Não é um problema nacional, nós somos o ranking de homicídios com o dobro do segundo colocado, Pernambuco", afirmou.

Sobre ficar atrás no primeiro turno, ACM Neto disse que o resultado mostrou que "desejo de mudança da maioria dos eleitores".

"Se somarmos os votos meus com aqueles que disputaram no primeiro turno, temos a confirmação que os baianos não querem a continuidade daqueles que nos governam há 16 anos", afirma.

Jerônimo teve 49,45% dos votos válidos no dia 2 de outubro, contra 40,8% para ACM Neto.

12.out.2022 - Lula (PT) e Jerônimo (PT) fazem caminhada no circuito Barra-Ondina, em Salvador - Ulisses Dumas - Ulisses Dumas
12.out.2022 - Lula (PT) e Jerônimo (PT) fazem caminhada no circuito Barra-Ondina, em Salvador
Imagem: Ulisses Dumas

ACM Neto ainda voltou a falar que não vai declarar apoio a nenhum dos candidatos na disputa presidencial.

"Vou procurar o presidente que o brasileiro escolher. Se o presidente escolhido for Lula, eu irei procurar, não há dificuldade quanto a isso. É dever do governador, após passar a eleição, sentar para conversar, desarmar o palanque. Eu fiz isso como prefeito, que passei pelas gestões Dilma [Rousseff, do PT], depois Michel Temer [MDB] e por último Jair [Bolsonaro, PL]. Dialoguei com os três", disse.

Ele ainda afirmou que hora nenhuma disse que "tanto faz que for eleito", termo usado pelos adversários. Disse que não queria entrar nessa onda do que chamou de radicalização.

No primeiro turno, pessoas votaram em Lula e em mim; votaram em Bolsonaro e em mim; na [Simone] Tebet, na Soraya [Thronicke] e em mim. Neste segundo turno, vai acontecer a mesma coisa. Não vou ficar preso a sectarismo, a radicalismo. Quem me conhece sabe que sou do diálogo."
ACM Neto, candidato a governador da Bahia