Topo

Qual o número de Onyx Lorenzoni, candidato ao governo do Rio Grande do Sul

O ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), que concorre ao governo do Rio Grande do Sul - Valter Campanato/Agência Brasil
O ex-ministro Onyx Lorenzoni (PL), que concorre ao governo do Rio Grande do Sul Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

25/10/2022 13h45Atualizada em 25/10/2022 13h45

O candidato Onyx Lorenzoni (PL) disputa o segundo turno das Eleições 2022 para governador do Rio Grande do Sul com o número de urna 22.

Ex-ministro do Trabalho e Previdência do governo de Jair Bolsonaro (PL), Onyx tem no presidente seu principal cabo eleitoral no pleito deste ano.

O candidato a governador foi o mais votado no primeiro turno das eleições estaduais e alcançou 37,5% dos votos. Seu adversário é Eduardo Leite (PSDB), que recebeu 26,81%.

Esta é a primeira eleição que Onyx Lorenzoni disputa para o governo do estado.

Quem é Onyx Lorenzoni?

Onyx Lorenzoni tem 67 anos e nasceu em Porto Alegre. Médico veterinário de formação, entrou para a política em 1977, quando se filiou ao PL. Em 1997, deixou o partido para se filiar ao Democratas (então PFL) e ficou na sigla até março de 2022, quando retornou ao PL.

Onyx já cumpriu dois mandatos como deputado estadual e, atualmente, está no quinto mandato como deputado federal. Candidato a prefeito de Porto Alegre em 2004 e 2008, não conseguiu se eleger nas duas oportunidades.

Apoiador do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, foi escolhido ministro-chefe do gabinete governamental em 2018 e foi um dos responsáveis pela transição do governo de Michel Temer para Bolsonaro.

No atual governo, já foi ministro das pastas da Casa Civil, da Cidadania e do Trabalho e Previdência.

A candidata a vice na chapa é Cláudia Jardim (PL).