Brígido: Bolsonaro usa 'RadioGate' como seguro para eventual derrota
A colunista Carolina Brígido comentou na noite de hoje (26), em participação ao UOL News, sobre um suposto favorecimento ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas inserções de rádio no Nordeste. Na avaliação da jornalista, este é mais um episódio que faz parte do roteiro da campanha de Jair Bolsonaro (PL) para poder justificar uma eventual derrota no domingo (30), no dia do segundo turno das eleições.
"Isso é mais um episódio que Bolsonaro usa para se contrapor com a Justiça Eleitoral. Ele certamente enxerga que está difícil a vitória no domingo, segundo mostram as pesquisas de intenção de voto. É como se tivesse criando uma espécie de 'seguro'", avaliou.
Brígido disse ainda que esse discurso de fraude já estava sendo ensaiado nos bastidores, e se Lula sair vitorioso na segunda etapa do pleito, o mandatário irá, sim, contestar o resultado das urnas.
"É claro que ele vai dizer que a Justiça Eleitoral é falha, que a urna não é segura e que as propagandas dele não foram inseridas devidamente nas rádios e, por isso, ele teria perdido a eleição", falou.
"O uso político desse episódio faz parte do roteiro para poder justificar uma eventual derrota. Nós já sabíamos que isso iria acontecer. Faz um ano que eles [bolsonaristas] falam que a eleição deve ser contestada", completou.
Sakamoto: Mimado, Bolsonaro quer suspender o 2º turno porque está com medo de perder
O colunista Leonardo Sakamoto também participou do UOL News na noite de hoje. O jornalista falou sobre a oscilação em um ponto a vantagem de Lula na liderança da média de intenção de votos para presidente na comparação com o dia anterior: o petista segue na liderança com 47%, enquanto Bolsonaro caiu de 46% para 45%.
O Agregador de Pesquisas do UOL é uma ferramenta criada pelo estatístico Neale El-Dash, do site Polling Data, que reúne pesquisas de opinião feitas por 20 empresas diferentes.
"A pesquisa estagnada para Bolsonaro ajuda a explicar porque a campanha bolsonarista quer suspender o segundo turno. Ele [o presidente] é basicamente um moleque mimado. Vendo que tem chance de perder o jogo, quer que a partida seja interrompida. Se isso acontecer [suspensão do segundo turno] é golpe, e significa que a democracia brasileira foi para o vinagre", avaliou o jornalista.
Ficou claro que a intenção de Roberto Jefferson era agredir, diz Brígido
A colunista Carolina Brígido falou ainda sobre a prisão do ex-deputado bolsonarista Roberto Jefferson e a sua reação ao ser abordado por policiais federais no último domingo (23).
"Não tinha condição do STF agir de outra forma. A decisão do ministro Alexandre Moraes de mandar Roberto Jefferson de volta para a prisão foi vista pelos demais ministros como esperado e de forma como foi, logo na sequencia das ofensas [à Ministra Carmen Lúcia]", disse.
"Roberto Jefferson disse que não houve dolo, mas diante do depoimento dele, ficou claro que houve, sim, a intenção de agredir e não houve nenhum arrependimento."
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.