Governo de São Paulo anuncia transporte gratuito para o segundo turno
O governo de São Paulo anunciou hoje que o transporte público será gratuito no segundo turno eleitoral, realizado neste domingo (30). No estado, além da eleição presidencial, os residentes devem votar para governador.
Segundo o comunicado do governador, Rodrigo Garcia (PSDB), não haverá cobrança das 6h às 20h de passagens de ônibus, metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) intermunicipais de todo o estado no domingo. As balsas não entram na medida e será necessário pagar a entrada.
Garcia disse que "domingo é o dia da democracia, por isso é justo que todos tenham acesso ao transporte público e possam votar com igualdade de condições. Portanto, catraca livre". O custo estimado é de R$ 11,5 milhões.
O prefeito paulistano, Ricardo Nunes (MDB), já havia anunciado transporte gratuito para a capital.
A decisão ocorre após embate no STF (Supremo Tribunal Federal) para liberar o passe livre no domingo. Na quarta-feira passada (19), o STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para validar a decisão do ministro Roberto Barroso que liberou prefeitos e concessionárias a oferecerem transporte público gratuito no segundo turno das eleições sem risco de serem punidos por improbidade.
"Levando-se em conta a desigualdade social extrema no país, o contexto de empobrecimento da população e a obrigatoriedade do voto no Brasil, é justificável que o Poder Público arque com os custos de transporte decorrentes do exercício desse direito-dever", justificou Barroso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.