Atlas: Lula venceu debate para 51,5% dos que não votaram nele ou Bolsonaro
Um estudo qualitativo do Instituto Atlas publicado após o debate presidencial na TV Globo, na noite desta sexta-feira (28), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se saiu melhor que o adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL).
O instituto fez um levantamento exclusivo com eleitores de 10 estados que não votaram nem em Lula nem em Bolsonaro no primeiro turno. Neste grupo, 51,5% consideram que o petista venceu o debate, contra 33,7% que viram vitória do candidato do PL. Outros 14,9% não souberam responder.
O estudo foi conduzido pela Atlas em tempo real, durante o debate, e mediu a percepção dos participantes a cada bloco do evento. Além de tratar da disputa entre Lula e Bolsonaro, o instituto tentou aferir se o evento ajudou na decisão dos eleitores. Para 67,3% dos eleitores pesquisados, o debate impactou na decisão sobre o voto no 2º turno, enquanto 32,7% negaram essa influência.
Eleitores de Simone e Ciro. Um dos dados extraídos pela Atlas foi a diferença de percepção entre eleitores que, no primeiro turno, deixaram de votar ou escolheram os candidatos Simone Tebet (MDB) ou Ciro Gomes (PDT). Ambos declararam apoio a Lula no segundo turno, mas só a emedebista tem participado da campanha.
Para os eleitores de Simone ouvidos pela Atlas, 69% acham que Lula venceu o debate, contra 9% que viram vitória de Bolsonaro. Entre os que votaram em Ciro, o petista também foi melhor avaliado: 38% consideraram que ele foi melhor, enquanto 19% preferiram o desempenho do atual presidente.
Crescimento de Bolsonaro. Apesar de Bolsonaro ter recebido uma avaliação geral mais negativa que a do rival, a percepção sobre o desempenho do presidente cresceu ao longo do programa.
Ao final do primeiro bloco, no qual Lula conseguiu contra-atacar as investidas de Bolsonaro em temas como a corrupção, 39,7% dos entrevistados viram predomínio do petista, contra 23,5% que apontaram vantagem do candidato do PL. No segundo bloco, o percentual dos que viram vitória de Bolsonaro caiu para 22,6%.
A partir desse ponto, no entanto, começou a subir: no terceiro e no quarto bloco, Bolsonaro administrou o tempo de fala melhor do que Lula e levou o petista a se atrapalhar em temas como aborto.
Com o encerramento do terceiro bloco, a percepção de vitória de Bolsonaro subiu para 26,7% e, após o fim do debate, foi medido pela Atlas em 33,7%, contra 51,5% de Lula.
A percepção de vitória do petista, por sua vez, começou em 39,7% ao final do primeiro bloco, subiu para 53,8% no segundo, chegou a 57,1% no terceiro e caiu para 51,5% após o fim do programa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.