Topo

Atlas: Lula venceu debate para 51,5% dos que não votaram nele ou Bolsonaro

28.out.2022 - O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participam do debate da TV Globo - Reprodução/TV Globo
28.out.2022 - O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participam do debate da TV Globo Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo, Brasília e Rio*

29/10/2022 01h23

Um estudo qualitativo do Instituto Atlas publicado após o debate presidencial na TV Globo, na noite desta sexta-feira (28), aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se saiu melhor que o adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL).

O instituto fez um levantamento exclusivo com eleitores de 10 estados que não votaram nem em Lula nem em Bolsonaro no primeiro turno. Neste grupo, 51,5% consideram que o petista venceu o debate, contra 33,7% que viram vitória do candidato do PL. Outros 14,9% não souberam responder.

O estudo foi conduzido pela Atlas em tempo real, durante o debate, e mediu a percepção dos participantes a cada bloco do evento. Além de tratar da disputa entre Lula e Bolsonaro, o instituto tentou aferir se o evento ajudou na decisão dos eleitores. Para 67,3% dos eleitores pesquisados, o debate impactou na decisão sobre o voto no 2º turno, enquanto 32,7% negaram essa influência.

Eleitores de Simone e Ciro. Um dos dados extraídos pela Atlas foi a diferença de percepção entre eleitores que, no primeiro turno, deixaram de votar ou escolheram os candidatos Simone Tebet (MDB) ou Ciro Gomes (PDT). Ambos declararam apoio a Lula no segundo turno, mas só a emedebista tem participado da campanha.

Para os eleitores de Simone ouvidos pela Atlas, 69% acham que Lula venceu o debate, contra 9% que viram vitória de Bolsonaro. Entre os que votaram em Ciro, o petista também foi melhor avaliado: 38% consideraram que ele foi melhor, enquanto 19% preferiram o desempenho do atual presidente.

Atlas - Reprodução/Atlas - Reprodução/Atlas
Pesquisa qualitativa do Instituto Atlas sobre o debate entre Lula e Bolsonaro na TV Globo
Imagem: Reprodução/Atlas

Crescimento de Bolsonaro. Apesar de Bolsonaro ter recebido uma avaliação geral mais negativa que a do rival, a percepção sobre o desempenho do presidente cresceu ao longo do programa.

Ao final do primeiro bloco, no qual Lula conseguiu contra-atacar as investidas de Bolsonaro em temas como a corrupção, 39,7% dos entrevistados viram predomínio do petista, contra 23,5% que apontaram vantagem do candidato do PL. No segundo bloco, o percentual dos que viram vitória de Bolsonaro caiu para 22,6%.

A partir desse ponto, no entanto, começou a subir: no terceiro e no quarto bloco, Bolsonaro administrou o tempo de fala melhor do que Lula e levou o petista a se atrapalhar em temas como aborto.

Com o encerramento do terceiro bloco, a percepção de vitória de Bolsonaro subiu para 26,7% e, após o fim do debate, foi medido pela Atlas em 33,7%, contra 51,5% de Lula.

A percepção de vitória do petista, por sua vez, começou em 39,7% ao final do primeiro bloco, subiu para 53,8% no segundo, chegou a 57,1% no terceiro e caiu para 51,5% após o fim do programa.

*Em São Paulo: Ana Paula Bimbati, Gilvan Marques, Isabella Cavalcante, Rafael Neves e Wanderley Preite Sobrinho No Rio: Felipe Pereira, Lola Ferreira e Lucas Borges Teixeira Em Brasília: Camila Turtelli, Gabriela Vinhal e Hanrrikson de Andrade