Topo

Leia a íntegra do debate presidencial na Globo

Do UOL, em São Paulo, no Rio e em Brasília

29/10/2022 00h14

O último debate do segundo turno das Eleições Presidenciais de 2022, entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), acontece nesta sexta-feira (29) na Rede Globo.

O debate, que começou às 21h30, contou com quatro blocos de discussões e um outro para considerações finais.

Em um encontro longo, tenso e com poucas propostas, os candidatos trocaram acusações, principalmente a de "mentiroso".

Os candidatos retomaram temas discutidos em outros debates, como vacinação, valorização do salário mínimo e crime organizado.

O UOL conferiu algumas declarações falsas e incluiu notas de edição.

Leia aqui a íntegra do debate:

[William Bonner]: Olá, boa noite! Bem-vindos aos Estúdios Globo para o último debate de segundo turno entre os candidatos à Presidência da República. Estão aqui conosco Jair Bolsonaro, do PL, e Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Candidatos, muito boa noite, obrigado pela presença. O debate vai ter cinco blocos. Em quatro, eles vão fazer perguntas entre si. O quinto vai ser das considerações finais. Esse primeiro bloco é de tema livre. Cada candidato vai ter direito a 15 minutos para administrar como quiser. A gente pede, claro, que cada um aguarde que o outro conclua para então começar a falar. Vamos começar. Pelo sorteio, quem abre este bloco é o candidato Jair Bolsonaro, do PL. Candidato, por favor, o senhor pode começar o debate.

[Jair Bolsonaro]: Luiz Inácio, assumindo em 2019 um Brasil com sérios problemas éticos, morais e econômicos, em grande parte herdado do Governo do PT, mas mesmo assim com pandemia, com falta d'água e outras crises, nós concedemos reajuste para os aposentados e majoramos o salário-mínimo. Tanto é verdade que nós reajustamos, acertamos a economia, que eu posso anunciar que, a partir do ano que vem, o novo salário-mínimo será de 1.400 reais. Mas ao longo dos últimos dias, Luiz Inácio, o seu partido foi com toda vontade, na televisão e nas inserções de rádio, dizer que não ia reajustar o mínimo, que eu não ia reajustar as aposentadorias, e, também, que eu ia acabar o 13º, com as férias e com as horas extras. Tu confirmas isso? Fim do 13º, fim das horas extras e também das férias?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Bem, antes de responder à pergunta, eu quero começar cumprimentando o povo brasileiro e agradecer primeiramente a Deus por me conceder essa chance de fazer esse debate para disputar as eleições no dia 30 de outubro. Quero agradecer ao povo brasileiro que votou em mim no primeiro turno e quero dizer a vocês que não estou aqui me representando e não estou aqui como candidato só meu. Eu estou aqui em nome de dez partidos políticos, estou aqui em nome de toda a sociedade brasileira que defende a democracia, estou em nome das mulheres que são vítimas do feminicídio e da agressão masculina, estou aqui em nome dos trabalhadores brasileiros, dos estudantes que têm esperança de poder um dia se tornar profissionais e poder criar sua família, estou aqui em nome do povo negro, estou aqui em nome de todos aqueles que amam a liberdade. Por isso, eu agradeço. E quero lhe cumprimentar, Bonner, e agradecer à Globo por manter esse debate. Eu não sei o que o nosso adversário está vendo porque a verdade nua e crua é que o salário-mínimo dele hoje é menor do que quando ele entrou. A verdade é que durante o meu Governo eu aumentei o salário-mínimo em 74%, e ele não aumentou o salário-mínimo. Ele apenas concedeu a inflação e alguns anos menos que a inflação. Agora é muito fácil chegar perto das eleições e prometer. Eu quero que o candidato diga claramente por que durante quatro anos o senhor não aumentou o salário-mínimo?

[Jair Bolsonaro]: Nós concedemos reajustes ao salário-mínimo, no mínimo igual à inflação. Agora, tivemos uma pandemia pela frente, uma crise mundial. Então fizemos o possível. Agora a pergunta que eu te fiz, que você espalhou pelas TVs e rádios pelo Brasil, tu não respondeu. Você continua afirmando que vou acabar com o 13º, com a hora extra e também com as férias? Responda à pergunta.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu não vim aqui pra responder para o candidato. Eu vim aqui para conversar com o povo brasileiro. E quero dizer ao povo brasileiro em alto e bom som. Durante quatro anos, esse homem governou o país e não deu 1% de aumento do salário mínimo. Esse homem governou por quatro anos e não deu um aumento para merenda escolar que hoje de apenas 36 centavos. Essa é a verdade e isto o povo sabe, porque o povo está sentindo na carne. O povo sabe que está passando fome, o povo sabe que está desempregado, portanto, eu estou muito à vontade para repetir: Não houve aumento do salário mínimo. Houve apenas uma reposição inflacionária. E não houve aumento da merenda escolar. Essa é a verdade que está nos números.

[Jair Bolsonaro]: Então, ele como não responde, ele não quer dizer que não determinou que o programa eleitoral do partido dele falasse mentiras, como que eu não iria mais reajustar o salário mínimo, não ia reajustar a aposentadoria, e que eu ia cassar férias, 13º e hora extra. Mentiroso. Por que ele fala aqui "você não ia fazer isso"? Porque estaria reforçando uma mentira dele. Nunca eu falei isso. E ele fala para influenciar pessoas mais humildes, especial em regiões do brasil, que eu ia acabar com o 13 º, com as férias, com a hora extra. Mentiroso. Não vai responder? Não vai responder sobre os teus programas eleitorais gratuitos?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Primeiro, o povo brasileiro sabe quem é mentiroso. Hoje eu vi uma revista de fato dizendo que ele mentiu 6.489 vezes durante seu mandato. Só no programa de televisão dele, nós ganhamos 60 direitos de resposta por conta das mentiras dele. Eu queria só dizer ao candidato que eu não tenho tempo de ficar vendo programa de televisão. Eu tenho outra coisa pra fazer. Eu tenho que andar as ruas desse país, tenho que conversar com o povo. Não fico dentro do Palácio da Alvorada ou dentro do Palácio sem trabalhar, vendo televisão. Eu tenho coisa mais importante para fazer. Agora o povo sabe que você prometeu muita coisa que não cumpriu. Inclusive a questão do Imposto de Renda, que ia isentar o pessoal do Imposto de Renda. Eu estou dizendo, eu vou isentar a partir de 5 mil reais o Imposto de Renda. E mentiroso, eles sabem quem é.

[Jair Bolsonaro]: Tive pela frente uma pandemia. O mundo todo sofreu na economia. Nós não deixamos de lado os aposentados, não deixamos de lado o salário mínimo. Fizemos nossa parte. Mais ainda, Lula, você se comporta como "pai dos pobres", mas em 2020, para atender os pobres, foi obrigado a ficar em casa, nós demos o Auxílio Emergencial de 600 reais. Gastamos o equivalente a 15 anos de Bolsa Família para atender os mais pobres, e você, os seus governadores, estimulava que medidas restritivas fossem postas junto à população pobre para ficar em casa. Se não é a gente colaborar para trabalhar, os pobres estão em situação bastante difícil. Lula não vai responder? Você não vê programa eleitoral, Lula? Você manda fazer. Você não sabe a mensagem que está dando para o povo? Você não dá bola pra isso? Você não sabe de nada? 13º, férias e hora extra, eu vou acabar, Lula? Fala, sim ou não. Concorde ou não com o teu programa eleitoral gratuito. A última vez. Fala, Lula. Fala Lula. Vem aqui, fala na minha frente. Olha para a minha cara e fala.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Parece que o meu adversário está descompensado. Porque ele é um samba de uma nota só. Eu estou dizendo que mentiroso é o presidente Bolsonaro que mentiu 6.498 vezes durante o seu mandato, e que só nos programas de televisão, nós conseguimos 60 direitos de respostas das mentiras que ele conta. É isso.

[Jair Bolsonaro]: Lula, você sabe que o sistema todo está contra mim. Eu peço um favor aqui. Fiquem quietos.

[William Bonner]: Eu vou pedir, por favor, que os convidados, assessores não se manifestem, por favor. Guardem silêncio, por favor.

[Jair Bolsonaro]: O sistema todo está contra mim. Grandes redes de televisão — uma aqui. Tá? Tribunal Superior Eleitoral. Quase todas as queixas dão a seu favor. Inclusive a questão das inserções das rádios, Lula. O TSE toma conta de tudo. Agora, quando chega numa hora de me atender, por inserções que teu partido em parte roubou, porque isso aqui é roubar a nossa democracia através dessas mentiras, através dessas inserções. O TSE, inclusive, vai investigar a mim e ao partido. Ou seja, essas seis mil e poucas mentiras tá na tua cabeça, você não conta nenhuma aqui. Você não conta nenhuma mentira aqui, tá na tua cabeça. Lula, para de mentir, Lula. Para de mentir. Tá ficando feio, Lula.


Segundo Alexandre de Moraes, a denúncia de suposto prejuízo na inserção de conteúdo de propaganda eleitoral em emissoras de rádio serviu para "tumultuar" o processo eleitoral. O Congresso em Foco tratou das "inconsistências" da denúncia.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu acho que o Presidente Bolsonaro, se quiser um tempo, eu dou pra fazer uma reunião com a sua equipe, porque se você não tiver outro assunto pra falar, você reconheça na frente do teu público e na frente da televisão de que a imprensa diz textualmente que o presidente Bolsonaro é o maior mentiroso da história do Brasil, mentindo 6.498 vezes, fora a campanha das mentiras. Então é o seguinte, presidente: diga um pouco a verdade. Se quiser um tempo, eu dou um tempo, descansa e conversa com a sua assessoria pra gente ver se faz um debate aqui pensando no futuro desse país. Eu tô querendo saber, presidente, eu tô querendo saber claramente é o seguinte: por que você não deu aumento real ao salário mínimo? E eu vou dizer: eu dei 74% de aumento real ao salário mínimo. É isso.

Segundo um levantamento da agência de checagem Aos Fatos, Bolsonaro deu 6.498 declarações falsas ou distorcidas ao longo de 1.394 dias de mandato. O balanço é atualizado semanalmente.

[Jair Bolsonaro]: Vamos lá. Já que você se julga o pai dos pobres e a tua economia tão bem, por que que você pagou tão pouco aos beneficiários do Bolsa Família? Em média 190 reais em valores corrigidos. Por quê, Lula? 190 em média. Começava com 40 reais, e mais ainda: se uma pessoa dessa arranjasse um emprego, perdia o emprego! Ela passou a ser uma escrava do teu programa chamado Bolsa Família atrás de votos. Nós fizemos o contrário de você: multiplicamos por três esse valor, para, no mínimo, 600 reais. E se, porventura, alguém quiser arranjar um emprego, não vai perder o emprego, ainda vai ganhar mais 200 reais. E deixo bem claro, Lula: por que a sua bancada na Câmara dos Deputados, quando nós criamos o Auxílio Brasil, todos os deputados votaram contra a criação do Auxílio Brasil. Por quê, Lula? Responda aí.

Ao contrário do que disse Bolsonaro, a votação na Câmara dos Deputados que instituiu o Auxílio Brasil, no dia 25 de novembro, aprovou a MP por 344 votos favoráveis e nenhum contrário.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Olha, só não aprende quem não quer. É uma bobagem comparar o Bolsa Família com o Auxílio Brasil, porque o Bolsa Família era apenas um dos programas da política de distribuição de renda que nós fazíamos. Eu estou dizendo: além do Bolsa Família, a gente tinha as condicionantes das crianças estarem na escola, da mulher dar vacina nas crianças, da mulher fazer o tratamento do parto. A gente dava programa de compra de alimento da agricultura familiar, a gente tinha o PNAE, a gente fazia cisterna. Era um conjunto de políticas públicas, o programa "Luz para todos", que custou 20 bilhões nesse país, levando energia de graça para as pessoas que viviam na escuridão. Não era só o Bolsa Família, era um conjunto de programas que fez com que, no meu período de governo, a economia brasileira vivesse um dos melhores políticos— um dos melhores períodos da sua história. É isso. É apenas isso. No meu governo, o PIB crescia em média 4%; no dele, cresce 1%. Ou seja, é uma vergonha. É simplesmente uma vergonha.

[Jair Bolsonaro]: Ô Lula, mentindo novamente. O programa Bolsa Família juntou um grande número de outros benefícios que vinham de outros governos. Você juntou tudo, não fez tudo, criou o Bolsa Família. Não fique inventando. Outra coisa: cresceu 1%. O mundo caiu em média 9% durante a pandemia. Naquele ano de 2020, nós caímos 4, depois recuperamos. Fomos para um PIB pequeno, mas positivo. Agora, Lula, por que, em 2015 e 2016, governo do PT, o PIB caiu 7% no Brasil e tivemos 3 milhões de pessoas que perderam seu emprego? Qual foi a crise de 2015 e 2016, Lula?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu vou contar uma coisa: ele se esquece que ele herdou a Presidência do Brasil de um golpista, que foi dado o golpe junto com ele. Não foi da presidenta Dilma. Ele recebeu o governo de um golpista chamado Michel Temer, da qual ele ajudou a derrubar a Dilma. A segunda coisa importante é que nós tínhamos um programa de governo mais amplo. Possivelmente, um cidadão que nasceu em São Paulo e viveu no Rio de Janeiro não sabe o que é uma cisterna. Não sabe o valor, a quantidade de evolução na vida da pessoa. Não sabe o que é o cidadão receber uma luz na sua casa e ele comprar uma máquina e fazer farinha, ele comprar um liquidificador, ele comprar uma máquina pra fazer suco. Ele vai ganhando dinheiro; não é apenas o Bolsa Família. O problema seu é que você deu 600 reais; você estava querendo dar 200, o Congresso queria dar 500, o PT tinha pedido mil, depois você deu 600, agora a mentira eu vou dizer, mentindo uma mentira: tá dizendo que vai continuar os 600, mas na LDO, que é a lei de diretrizes básicas que ele manda para o Congresso Nacional, que é o orçamento do ano que vem, não tem aumento para os 600 reais.

[Jair Bolsonaro]: O ano passado estava previsto os 400? Não estava previsto. Nós conseguimos. É mentira em cima de mentira. Eu não vou falar da minha vida, em Eldorado Paulista, com água de poço, lá na fazenda? Não vou falar isso aí. Agora, Lula, você falou que ia levar água para o Nordeste. Você falou que, em 2010, 88% da obra já estava concluída. Você teve mais seis anos de Dilma Rousseff e não levou água para o Nordeste. Você levou foi grana para o teu bolso, transpondo dinheiro público para o teu bolso, nessas obras que você adorava começar e não terminar. Por que você não concluiu a transposição do São Francisco? Responde para a gente aqui.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Grana para o bolso o povo brasileiro sabe quem levou. O Jair Messias Bolsonaro e sua família. A quantidade de imóveis que eles compraram, a quantidade de rachadinha não está na conta do Lula. E se depender de mim e ele, vai ter que aferir entre mim e ele, eu sou o único que tenho atestado de idoneidade porque fui acusado para permitir que você ganhasse as eleições, fui julgado por um juiz mentiroso, fui julgado por um juiz mentiroso, ganhei 26 processos na Justiça Federal, ganhei dois na ONU e ganhei na Suprema Corte. Eu sou um cidadão idôneo. Agora você que tem 35 processos, que um procurador qualquer dia vai lhe procurar e já tem seis criminais. Se prepare. O povo sabe quem é mentiroso, o povo sabe quem é que roubou.

[Jair Bolsonaro]: Processo por corrupção para cima de mim, Lula? Qual é? Fala de mim. Lula, você dizer que foi absolvido? Só se foi pelo Bonner, se ele vai repetir aqui que você foi absolvido. Acho que o Bonner vai ser indicado para um possível e hipotético, impossível governo teu para ser Ministro do Supremo Tribunal Federal. Você foi descondenado, Lula, por um amigo do Supremo Tribunal Federal, que achava que você havia de ser julgado em Brasília, e não em Curitiba. Você é um bandido, Lula! Cadê os seus Ministros? Cadê Palocci? Cadê José Dirceu? Cadê Genuíno? Cadê essa turma toda? Cadê essa turma toda? Você está escondendo essa turma. Estão trabalhando para a tua campanha. Este pessoal que você sonha voltar ao poder. Lula, cadê o Palocci, cadê o José Dirceu, cadê o Barusco, cadê o Paulo César? Cadê Lula?

Lula é inocente? O que significa ter as condenações anuladas pelo STF?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu só queria dizer uma coisa a quem não sabe. Ele sabe quem esconde. Ele sabe. Ele acabou de tentar esconder o Roberto Jefferson, o pistoleiro dele, o homem das armas, o homem de confiança dele, o homem que recebeu a Polícia Federal a tiros, e fui eu que escondi? Fui eu que escondi? Quem é que mandou o Ministério da Educação ir para os Estados Unidos em um avião da FAB escondido para que ninguém soubesse, fui eu? Não. Não. As coisas que eu fazia eram à luz do dia, e o povo brasileiro sabe. Agora é o seguinte: se o Presidente não tem assunto, eu acho que é importante a gente lhe dar um tempo. Eu dou um tempo, um time, você chama a sua turma, você discute, vamos mudar de assunto porque o Brasil quer saber o seguinte: o que a gente vai fazer? Eu, por exemplo, gostaria de perguntar para você: o que você vai fazer para reinserir o Brasil no mundo? Ou você vai continuar isolado, pior do que Cuba? Você está sozinho. Como é que você vai abrir relações nos outros países se você vive isolado? Ninguém quer conversar com você, ninguém quer vir aqui. Ninguém convida você para ir lá. Ou seja, você se auto exilou. Qual é a política externa que você vai colocar em prática?

[Jair Bolsonaro]: Lula, temos três vezes mais acordos assinados no meu governo, em quatro anos, do que o teu em oito. Roberto Jefferson, teu amigo, Lula. Ele pegava a grana de você para comprar votos de deputados dentro da Câmara. Eu estava lá. Eu vi a CPI. E o Roberto Jefferson foi então o delator, contou tudo. Malas de dinheiro que você providenciava para assaltar em Caixa Econômica, Banco do Brasil e estatais para comprar apoio parlamentar. Assim fica difícil.

[William Bonner]: Mais uma vez, eu vou pedir, por favor, aos assessores de ambos os lados que, por favor, se mantenham em silêncio e sentados. Por favor.

[Jair Bolsonaro]: Então, o Roberto Jefferson explodiu o seu governo. O Mensalão. Atrás disso veio o petrolão, veio tudo. Mais de 100 pessoas presas. Você mesmo, Lula, foi condenado em três instâncias, por unanimidade. E só está aqui porque tem um amigo no Supremo Tribunal Federal. Senão você não estaria aqui. Você tinha que estar preso, Lula. Lá, reinterpretaram a segunda instância, depois descondenaram você. Agora, aqui não tem o TSE para te proteger, não, para dizer o que eu posso ou não posso falar. Lula, você devia estar em casa, Lula. Você está recém-casado, cuida da tua vida aí. Dá graças a Deus por estar acontecendo isso contigo, e não disputando uma eleição. O que que fica para os jovens do Brasil? Você disputando uma eleição e com o percentual, segundo as pesquisas fajutas, alto. Que o crime compensa? É isso, Lula? O crime compensa, Lula?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu perguntei e dei uma chance para ver se ele queria olhar para cara do povo brasileiro que está olhando, inclusive para família dele e dizer que Brasil que ele quer construir. Que Brasil que ele quer fazer. Porque um cidadão que governa esse país há quatro anos não tem política industrial, não tem política de desenvolvimento, não tem política de comércio exterior. Ou seja, ele não tem relação com nenhum país do mundo. Então, em vez de explicar o que ele quer fazer, ele fica como se fosse um cara de um samba de uma nota só. Eu tô dizendo o seguinte: eu tenho idoneidade. Você não tem.

[Jair Bolsonaro]: A tua política externa é com o ditador Maduro, é com Cuba, é agora com a Argentina, essa é a tua política externa. E você, pegando dinheiro do BNDES, nosso, e mandando para fora. Por exemplo, Lula, por que que Belo Horizonte não tem metrô? E em Caracas, capital da Venezuela, tem. E lá com dinheiro nosso, do BNDES. Por que você priorizou fazer obras fora do Brasil e não aqui dentro? Responde aí, Lula.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu não consigo entender. A impressão que eu tenho é que eu estou debatendo com um cidadão estranho à política nacional. Ele sabe que no meu Governo nós fizemos a política externa mais eficaz. Eu fui o único Presidente a ser convidado para toda reunião do G8, eu fui Presidente que ajudei criar o BRICS, fui o Presidente que criei o G20. Quando eu cheguei na Presidência, o nosso fluxo do comércio exterior era menos de cem bilhões, quando deixei era 482 bilhões de reais, além do que, deixei reserva de quase 370 bilhões de reais que está salvando este país até hoje.

G20: falso. O bloco formado pelas maiores economias do mundo foi criado em 1999, após sucessivas crises econômicas que surgiram na Ásia, Rússia e América Latina. Inicialmente, o grupo reunia apenas ministros de finanças dos países. No entanto, a primeira reunião de cúpula do G20 com presença de chefes de Estado só aconteceu em 2008 e foi presidida pelo Brasil.

[Jair Bolsonaro]: Lula, na verdade, tu deixou uma dívida só na Petrobras, o dobro do valor da empresa. Você deixou uma dívida de 900 bilhões de reais. 170 bilhões de dólares. Ainda roubou o fundo de pensão da Petrobras, roubou o fundo de pensão da Caixa Econômica. Roubou o fundo de pensão dos Correios. Você deixou algo no ar em torno de 400 bilhões do BNDES com essa política de também prestar para outros países, para fazer obras sem qualquer retorno para nós. Lula, você deu um bilhão de dólares para Cuba para fazer um porto lá e estamos levando calote. Agora, está no contrato, eu vi, Lula, que falta de vergonha de você. Você sabe qual a garantia de Cuba para o Brasil, caso não pagasse a dívida? Charutos. Tá lá no contrato. Lula, você não tem vergonha na cara de indicar um presidente do BNDES para ele fazer esse tipo de acordo com outros países, como charuto em garantias com Cuba? Explica aqui, Lula.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu vou naquela câmera ali para pedir o seguinte. Pai, perdoai os ignorantes, eles não sabem o que fazem. Porque se ele tivesse o mínimo de noção do que é política externa, ele percebesse, tivesse lido o Valor essa semana, o jornal Valor, ele perceberia o significado de exportar engenharia. Ele deveria saber que o Brasil lucrou praticamente... o Brasil investiu dez e o Brasil recebeu 12 bilhões. Ele poderia ler pelo menos o Valor. Alguém poderia pedir para ele ler, ou a assessoria ler para ele, para ele não falar tanta sandice aqui. Isso aqui é um debate que a gente está falando com milhões de pessoas. Pelo amor de Deus. Diga alguma coisa com coisa. Pelo amor de Deus, gente, é difícil. O cidadão está desequilibrado hoje. Porque ele veio com um único argumento. Alguém dá um argumento para ele outra vez. Ensina ele a falar outra coisa, porque ele tem que explicar, por que ele não aumentou o mínimo, ele tem que explicar por que não aumentou a merenda escolar, ele tem que explicar por que ele isolou o Brasil do mundo!

[Jair Bolsonaro]: Mentiroso. Negociei fertilizantes com a Rússia. Imagine o Brasil sem fertilizantes, onde ia parar nossa segurança alimentar e a segurança alimentar de mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo? Estamos avançando o acordo comercial União Europeia-Mercosul. Temos muita coisa em andamento. O mundo árabe me recebe com braços abertos. Falei com o Biden há pouco tempo. Converso com todo mundo. Pare de mentir, Lula. Estamos bem. E lá fora o mundo tá torcendo por mim, e não por você, porque sabe que comigo vai ter garantia, vai ter segurança, vai ter honestidade, Lula, não vai ter roubalheira! Quer que fale mais exemplo sobre malversação de recursos públicos, Lula? Quer que fale ou posso passar pra outro assunto?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: É só pegar o que a sua família fez. É só pegar rachadinha, é só pegar a quantidade de imóveis, é só pegar o ministro da Educação que estava com seus pastores colocando dinheiro no fundo do pneu. Você sabe disso. Quer continuar falando essas bobagens, continue falando. Eu vou continuar perguntando: você isolou o Brasil. O Brasil, hoje, é mais isolado do que Cuba. Os cubanos têm relação com quase toda a América do Sul; você não tem relação com ninguém. Ninguém quer te receber, ninguém vem aqui. Graças a Deus nós deixamos uma história que as pessoas ainda têm confiança. Eu, sem ser presidente, fui recebido pelo chanceler alemão, pelo presidente da França e fui recebido pelo presidente do conselho de? da Espanha. Ele não é recebido por ninguém. Quem sabe ele foi recebido pelo rei da Arábia Saudita, que ele acha que é democrática.

[Jair Bolsonaro]: Democrático é o cubano, é o venezuelano, tá? Ô Lula, fica difícil conversar contigo assim, né? Mas o Brasil tá indo muito bem. Os números da economia estão aí. Toda semana se reajustam os números da economia pra cima, desemprego tá lá embaixo. Estamos no terceiro mês com deflação, inflação negativa. Estamos batendo recorde de emprego no Brasil. Para de mentir, Lula. Será que vou ter que dar uma? uma exorcizada em você pra você deixar de mentir, Lula? Eu quero saber uma coisa, Lula: se o teu governo era tão bom na parte econômica, repito — você não respondeu —, por que você pagava tão pouco para o Bolsa Família?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Isso aqui? eu sugiro que a direção da Rede Globo, quando tiver um intervalo, dê um tempo pra ele descansar, tomar uma água pra ver se ele começa a falar coisa com coisa, porque ele é Presidente da República! Eu só estou pedindo para ele explicar por que ele passou quatro anos sem aumentar o salário mínimo. Por que ele passou quatro anos sem aumentar a merenda escolar. Por que ele isolou o Brasil do mundo. Ele não está em guerra. Quem está em guerra é a Rússia e a Ucrânia. Eu vivi a crise de 2008, quando quebrou o Lehman Brothers nos Estados Unidos, e eu disse: vai ser uma marolinha, e no ano seguinte esse país cresceu 7,5%. Por favor, diga por que você isolou esse país do mundo! Diga para o povo ver. Tem eleição domingo, vê se você fala para o povo!

[Jair Bolsonaro]: Nós ampliamos, Lula— Fica aqui, rapaz.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Não quero ficar perto de você.
[Jair Bolsonaro]: Fica aqui, Luiz Inácio.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Não quero ficar perto de você.

[Jair Bolsonaro]: Fica aqui, Luiz Inácio. Nós temos negócios e ampliamos com 190 países. A nossa balança comercial está batendo recorde! Estamos batendo recorde de arrecadação, Lula, diminuindo impostos! Como diminuímos de quatro mil produtos, não é? 35% de IPI, como zeramos impostos federais da gasolina, que você foi contra! Por que é que a tua bancada lá no Senado foi contra a redução de impostos na gasolina? Conta aqui para a gente, Lula.

O PT votou favoravelmente à mudança na cobrança do ICMS que reduziu o preço dos combustíveis. Um dos relatores do projeto, inclusive, era um petista.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu não vou mais responder mentira dele. Sinceramente, não compensa. Não compensa o cidadão chegar aos 77 anos de idade e vir para um debate com um cidadão que é Presidente da República e a gente ver a desfaçatez da mentira dele o tempo inteiro. Diga alguma coisa com coisa. Diga alguma coisa com coisa. Se o Brasil tem política externa, é porque nós fizemos no período que governava. Nós, o Brasil era o grande protagonista internacional. No seu governo, o que é que o Brasil virou? O Brasil virou pária. Ninguém quer conversar, lamentavelmente; o Brasil tem um povo extraordinário, mulheres extraordinárias, homens extraordinários, e você? Você jogou esse país no limbo e fica só contando mentira, contando mentira.

[Jair Bolsonaro]: A nossa balança externa, repito, está batendo recorde de arrecadação. Nunca estivemos tão bem. Os números estão aí. Mentira é com ele, meu Deus do céu. Não respondeu também desde o começo. Por que ele botou no programa eleitoral dele que nosso Governo ia acabar com 13º? Com a hora extra? Por que ele não fala aqui se é verdade ou não é? Por que se omite? Porque ele fica mentindo nos programas eleitorais para tentar ganhar os votos das pessoas mais desavisadas. Isso é um estelionato. É você levar o terror perante os mais humildes, os mais pobres, uma proposta que eu não tenho, que é mentirosa pela tua parte. Lula, estou aguardando aqui você me dizer: 13º, férias e hora extra. Vou acabar ou não?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Só a sua consciência sabe. Quer continuar falando bobagem, continue.

[Jair Bolsonaro]: A bancada inteira de senadores, no Senado, obviamente, votou contra a redução dos impostos da gasolina! Nós não demos canetada para abaixar o preço dos combustíveis, como eles faziam no passado. Uma das causas do endividamento monstruoso da Petrobras, que você pagou a conta depois. Então, Lula, para de mentir.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu vou aproveitar os 31 minutos que eu tenho pra dizer que ele sabe quem mente. Ele fez a redução do ICMS dos estados por covardia. Porque quando o Pedro Parente aumentou o combustível e criou a paridade, ele não foi aprovado no Congresso Nacional. Ele fez por conta própria. Agora, ele, Presidente da República, não teve coragem, com medo dos acionistas da Petrobras, sobretudo com acionistas da bolsa de Nova Iorque. Ele poderia ter sem quebrar os estados.

[William Bonner]: Candidatos, tempo esgotado. Durante a dinâmica desse bloco, o candidato Lula pediu por sete vezes o direito de resposta e foi concedido um direito de resposta, candidato. O senhor tem um minuto, então, para exercê-lo a partir de agora.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu participo de debate desde 1989. Eu sempre achei que os debates para Presidente eram o momento de engrandecimento da consciência política da sociedade brasileira. Eu imaginei que a gente poderia debater os temas de interesse nacional, mas esse cidadão se preparou para vir aqui preocupado com programa de televisão que eu não assisto. Eu não assisto hoje, não assisti em 94, em 98, em 89, porque eu tenho que fazer. Eu não vou ficar vendo programa de televisão. Quem vê programa de televisão é quem faz o programa de televisão e o povo que está em casa. Eu estava na rua conversando com o povo. Eu estava na rua. Eu estava nesse país abraçando as pessoas e dizendo: "Eu vou mudar esse país". Porque esse país já foi feliz. Eu queria dizer que, em 2008, na pesquisa da ONU, o brasileiro era o povo mais esperançoso e mais alegre do mundo.

[William Bonner]: Tempo esgotado, candidato. Como fui citado também, na dinâmica do primeiro bloco, pelo candidato Bolsonaro, me permita fazer um esclarecimento muito breve. Eu de fato disse, na entrevista do Jornal Nacional, que o candidato Lula não deve nada à Justiça. Mas, como jornalista, eu não digo coisas da minha cabeça. Eu disse isso baseado em decisões fundamentadas do Supremo Tribunal Federal. Eu queria só fazer esse esclarecimento, lembrando que inclusive algumas dessas decisões são bem recentes. Eu agradeço aos dois candidatos. Daqui a pouco a gente volta com o segundo bloco deste debate.

[William Bonner]: Nós estamos de volta com o debate para Presidente da República. E, no bloco anterior, durante o exercício de direito de resposta do candidato Lula, o candidato Bolsonaro pediu também direito de resposta, mas não foi concedido. O nome do candidato nem foi citado, portanto, vamos em frente. Nesse bloco, os candidatos vão debater temas que escolherem entre os seis que o jornalismo da Globo propôs e que estão no painel entre os dois candidatos ali à frente. Cada candidato vai ter cinco minutos para falar sobre o tema escolhido. Pelo sorteio, nesse bloco, o primeiro a escolher um tema e a fazer a pergunta é o candidato Lula. Candidato, qual vai ser o tema da pergunta que o senhor vai fazer? Por favor.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Vou falar sobre a questão previdenciária.

[William Bonner]: Essa questão não está ali, candidato.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Que eu estava procurando o nome, desculpa.

[William Bonner]: Respeito à Constituição, equilíbrio das contas públicas, meio ambiente, combate à pobreza.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Combate à pobreza.

[William Bonner]: Combate à pobreza. Relembrando, então, cinco minutos pra cada um dos candidatos, o senhor faz a pergunta sobre combate à pobreza para o candidato Bolsonaro.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu só queria lembrar ao povo brasileiro que eu tive a alegria e o prazer de governar esse país ajudado pelo povo brasileiro. E nós vivemos um dos momentos auspiciosos da história desse país. O povo brasileiro tinha o dinheiro para comprar comida, o povo brasileiro tinha dinheiro para trocar de fogão, para trocar de geladeira, para trocar de máquina de lavar roupa, o povo brasileiro tinha dinheiro pra viajar, para dentro do Brasil e para fora do Brasil. Nós pegamos um governo que tinha 40 milhões de pessoas que viajavam de avião. Quando deixei a Presidência, eu tinha 108 milhões de pessoas que viajavam de avião. Hoje esse país tá empobrecido. Hoje vi uma manchete no jornal Folha de S.Paulo que tem 24 milhões de pessoas que não têm o suficiente para comer em casa. Eu gostaria de dizer e perguntar ao presidente por que o povo ficou tão miserável depois que ele assumiu a Presidência?

[Jair Bolsonaro]: Então, vamos lá. Dados do Ipea, Luiz Inácio. Ipea. Você não bota na mesa que teve uma pandemia, que teus governadores obrigaram o povo a ficar em casa empobrecendo o país. Dados do Ipea. Quando assumi em 2019 tínhamos 5,1% de pessoas na extrema pobreza. Mesmo com a pandemia, estamos agora com 4%. Diminuiu comigo o índice da pobreza. E dizer também que segundo o Ipea, a pobreza quem ganha até 1,9 dólares por dia. Ou seja, 10 reais por dia. O Auxílio Brasil paga 20. Então quem está com necessidade, tem gente passando necessidade, é só se cadastrar no Auxílio Brasil, Lula. Dá pra entender? Se fosse para se cadastrar no Bolsa Família, ia começar ganhando 40 reais por mês. E daí? O que você me diz sobre o Ipea, Lula?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Sobre o IPEA não digo nada. Só digo que perguntei o seguinte: Por que tem 24 milhões de pessoas, hoje, na manchete da Folha, mas o que nós sabemos é que tem 33 milhões de pessoas passando fome que não têm o que comer em casa. Eu queria saber quando é que o presidente vai resolver esse assunto. Porque ainda o povo está na fila do osso, comendo carcaça de frango, e o preço do alimento básico do povo está muito caro. É só ir no supermercado para ver.

[Jair Bolsonaro]: Lula, minha fonte é o IPEA. O teu é a Folha de S.Paulo. Pelo amor de Deus, Lula. Folha de S.Paulo? Está aqui os dados. Eu passei o Auxílio Brasil, o teu tempo acabou com 13 milhões de pessoas. Temos 20 milhões hoje. Porque não tem mais fila. Se paga no mínimo 600 reais por mês. No teu tempo era 190, em média. Segundo o Ipea aqui, se tem gente passando fome? Tem, não há dúvidas que tem. Você gosta de chutar números. Lembra quando você falou lá fora, "No Brasil tem 30 milhões de crianças abandonadas na rua". Você é especialista em mentir e chutar números. No nosso governo quem estiver passando necessidade procura, bate na porta alguém, esse alguém te ajuda a cadastrar sem passar pela Prefeitura. Passa a receber, no mínimo, 600 reais por mês. Aí sim uma ajuda que dá para compensar muita coisa.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Não respondeu o problema. Eu quero saber? eu quero saber: apesar dos 600 reais, tem 33 milhões de pessoas passando fome, e a Folha de São Paulo hoje publica que tem mais 24 milhões que não têm comida suficiente em casa. Se não tem outro assunto, vamos mudar de assunto. Se não sabe responder, vamos mudar de assunto.

[Jair Bolsonaro]: Eu te mostrei com dados do Ipea. Pega essas pessoas que estão passando fome, entra em contato com elas, que nós botamos no Auxílio Brasil. Dá 20 reais por dia. Dá 600 por mês. Se fosse o Bolsa Família ainda, aí tu podia falar, aí tinha razão: pessoal passando necessidade, fome. O nosso governo, segundo o Ipea, quem ganha até dez reais por dia tá abaixo da linha da pobreza. Nós estamos oferecendo 20 por dia! Para de mentir, Lula! Pelo amor de Deus, para de mentir.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu vou pedir, porque eu vou dizer que aqui só tem um mentiroso chamado... Não vou dizer o nome para ele não ter direito de resposta. Eu vou repetir outra vez o que eu já falei: quem mente nesse país o senhor sabe quem é. O senhor sabe quem é. Então, toda vez que mentir, eu vou pedir direito de resposta, porque esse é um programa para dizer a verdade, e eu estou dizendo o seguinte: tem 33 milhões de pessoas passando fome nesse país. E hoje a Folha alega que tem 24 milhões de pessoas que não conseguem comprar alimento. A minha pergunta é a seguinte: quando é que vai resolver isso? O Bolsa Família eu já falei, era um conjunto de políticas públicas que fez esse país ser um exemplo no mundo de política social. Sabe, se você não lia, se você não queria saber, paciência. Tem alguém pedindo para você repetir lá, repete.

[Jair Bolsonaro]: Chegou em um impasse aqui, não é? Eu dou dados do Ipea, falo que, segundo o Ipea, é dez reais; até dez reais, quem ganha esse valor está na linha da pobreza, nós estamos oferecendo o dobro para sair da linha de pobreza, e ele fica patinando. A saída está aí: Auxílio Brasil, que toda a bancada do PT na Câmara votou contra a criação do Auxílio Brasil! Ou seja, você é favorável, Lula, que o povo passe fome. Você é favorável que o combustível fique lá em cima para você chegar no poder e posar de salvador da pátria. Longe disso, tu é um grande farsante, Lula! Começa pela escolha do seu candidato a vice.
[Luiz Inácio Lula da Silva]: Olha, se ele não sabe responder, eu vou dar uma dica para ele: vocês fizeram uma reforma da Previdência em 2019. Você tem noção-- Por acaso o Guedes te orientou o que é que vocês fizeram com o aposentado? Vocês sabem que vocês reduziram a quantidade de dinheiro que a pessoa pensionista recebe? Você sabe que aumentaram o tempo da mulher para se aposentar? Você sabe que vocês reduziram o dinheiro de se aposentar de um trabalhador que trabalha o tempo inteiro? Se o Guedes não te falou, no intervalo liga para ele para ver por que o povo está passando fome. É porque o aposentado também está passando fome, porque o aposentado também não teve aumento de salário mínimo. É isso que está acontecendo nesse país que você deveria saber! É o mínimo que a tua equipe econômica deveria te dizer. E, aliás, eu queria te lembrar que quem falou de 13º e férias foi o teu deus, o Guedes.

[Jair Bolsonaro]: Ah, começou a responder?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Ele que falou. Ele que falou.

[Jair Bolsonaro]: Então dá para acabar com 13º e férias por projeto de lei? Está na Constituição, cláusula pétrea. Você foi constituinte, Lula, para de mentir! Tu foi constituinte! Está no Artigo 7º dos direitos, cláusula pétrea, não tem como mexer! E o Guedes não falou isso, não.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Por favor, entra no Google. Pede para a tua assessoria entrar no Google e ver se o Guedes não disse que ia acabar com o 13º e férias. Aliás, o que ele diz, você acredita.

[Jair Bolsonaro]: Bem, realmente fica difícil conversar com um elemento cuja máxima é mentir o tempo todo, enganar. Essa tática de férias e 13º, quem é mais velho aí, entra no Google. 2002, o PT fez campanha em cima disso, amedrontando a população que o Congresso ia acabar com o 13º, com férias, licença gestante e hora extra. Em consequência, fizeram uma grande bancada, lá, de deputados. Fizeram, sim, fizeram. Mas não prosperou nada disso. A mentira se viu lá na frente, e você fez a pior gestão da tua história. O seu governo foi campeão em corrupção, Lula, nada mais além disso. E falar em aposentado, especialidade em roubar aposentado é tua. Veja como é que estão os aposentados da Caixa Econômica Federal, da Petrobras e dos Correios. Tem um desconto extra enorme até 2030, porque vocês roubaram os fundos de pensões deles, e se eles não fizessem desconto até 2030, teria quebrado a previdência deles e eles estariam sem aposentadoria hoje em dia.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu vou dizer uma coisa aqui para o Presidente falar, para ver se ele muda de assunto. O benefício para as pessoas portadoras de deficiência passou de pouco mais de 30 dias para pessoa receber para 446 dias. O benefício de acidente de trabalho passou de 25 dias para 212 dias. O amparo social ao idoso passou de 11 dias para 228 dias. Um trabalhador que poderia se aposentar com 2 mil reais hoje se aposenta com 1.300. E uma pensionista se aposenta com mil se a pensão fosse dois mil. É isso que vocês fizeram de reforma. Ou seja, é sempre, é sempre, é sempre em cima do povo pobre, do povo trabalhador. É por isso que o povo está com fome. É por isso que os 600 reais não resolveram.

[Jair Bolsonaro]: Continua chutando números. Chutando números. O que nós fizemos foi muita reforma, sim, muito marco regulatório, que criou emprego no Brasil, deu condições ao Brasil prosseguir nesse caminho da prosperidade. Diferente do teu, Lula, onde só existia corrupção. Para de chutar número, Lula!

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Prosperidade para quem? Isso é que precisamos saber. Talvez para a família Bolsonaro. Porque comprar 51 imóveis com 26 milhões, a dinheiro, aí sim teve prosperidade. Porque o povo não está conseguindo sequer comprar carne.

[Jair Bolsonaro]: Cinco segundos, peço direito de resposta. Acusou a minha família.

[William Bonner]: Temos três segundos, candidato Lula. Bom, o candidato Lula pediu quatro direitos de resposta, o candidato Bolsonaro pediu um direito de resposta, nenhum deles foi concedido. Vamos seguir em frente então. Agora é o candidato Bolsonaro quem vai escolher um dos cinco temas remanescentes na nossa tela para fazer uma pergunta ao candidato Lula.

[Jair Bolsonaro]: Respeito à Constituição.

[William Bonner]: Respeito à Constituição. O senhor pode começar. Cada candidato tem direito a cinco minutos para debater esse tema. O senhor começa.

[Jair Bolsonaro]: Há três anos e dez meses, eu jogo dentro das quatro linhas da Constituição. A minha carta à democracia é a Constituição. Quantas vezes matei no peito decisões das mais absurdas, mas não saí das quatro linhas da nossa Constituição. Lula, você defende invasão de terras, lá do João Pedro Stédile, Zé Rainha. Você defende invasão de propriedade aqui na cidade, do Boulos. Isso é respeitar a Constituição, Lula?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu vou falar aqui agora. O cidadão diz que respeita a Constituição. Ele vive todo santo dia ameaçando o ministro da Suprema Corte. Ele vive ameaçando fechar, ele vive ameaçando que não vai respeitar decisão, vive xingando pessoalmente os ministros da Suprema Corte. Ele não tem respeito pela Constituição. E parece que o que ele tem é algum militar chefe dele que, de vez em quando, fala para ele: "Para de ameaçar. Para de ameaçar". Porque ele não respeita a Constituição, faz muita coisa por fora da Constituição, ofendendo tudo o que é pessoa, coisa que um Presidente da República não pode fazer.

[Jair Bolsonaro]: Liberdade de expressão. A rádio Jovem Pan foi calada pelo ministro Alexandre de Moraes e o TSE. Mas quem entrou com a ação contra a Jovem Pan foi o teu partido, Lula. Foi o teu partido que entrou com uma ação no TSE para calar a rádio Jovem Pan. E você vive dizendo em controlar a mídia, em amordaçá-la. Repita aqui, Lula, o que tem falado por aí sobre liberdade de expressão. Repita.

Juristas de direito eleitoral dizem que a liberdade de imprensa foi preservada, já que a legislação prevê que candidatos não podem ser tratados de forma desigual por empresas com concessão pública.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: A Jovem Pan, por acaso, é aquele seu canal de televisão? O que os advogados do PT entraram foi com pedido de isonomia. Sabe o que é isonomia? É de igualdade de direito de resposta.

[Jair Bolsonaro]: Não, Lula. Entraram para, entre outras coisas, para que não pudesse falar que você tinha sido descondenado, que você é chefe de organização criminosa. É isso que entraram. E o TSE atendeu.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Olha, organização criminosa ele sabe quem é chefe. Ele sabe o tipo de gente que ele tem no Brasil. E o povo sabe, porque o povo conviveu comigo. É por isso que o povo me deu a vitória no primeiro turno. Porque o povo sabe que se tem um cara que sabe cuidar do povo aqui, sou eu, que sabe cuidar das crianças, sou eu. Que sabe cuidar do trabalhador, sou eu. Ele não sabe. Ele não sabe, ele vive ofendendo as pessoas, ofendendo todo mundo. É importante ter claro, você não tem respeito pela Constituição. O que você tem é medo. Mas respeito você não tem.

[Jair Bolsonaro]: Lula, vamos voltar ao tema propriedade privada que está na Constituição. O que tu falou aí não tem nada a ver com a Constituição. A propriedade privada é garantida pela Constituição. No teu Governo, Lula, o MST, o teu MST, do teu amigo João Pedro Stédile e José Rainha, em média, ao longo de oito anos, faziam 20 invasões por mês. No meu governo, passou a ser cinco. Por que invadiam tanto a propriedade privada e produtiva no teu tempo e você não reclamava e não advertia Stédile e Zé Rainha?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: É só você informar para o povo que quando os Sem Terra ocupava uma terra improdutiva, quem dizia se a terra era improdutiva ou não, quem desapropriava era órgão do governo chamado Incra. Portanto, não vejo nada demais. E queria dizer um número. Guarda esse número. Nos meus oito anos de governo, eu disponibilizei 51 milhões de hectares de terra para os sem-terra, para a CONTAG, para o pequeno produtor, que são praticamente quatro milhões e meio de pequenos produtores até 100 hectares que produzem 70% do alimento no Brasil. Essa gente, na verdade, fez um bem para o Brasil, e essa gente está produzindo hoje muito para o Brasil e vão produzir muito mais.

[Jair Bolsonaro]: Lula, olha só como você é mentiroso. Eu dei títulos para mais de 420 mil assentados. Por que que você não dava título? Porque você usava esse pessoal para invadir terras por aí. Eu dei liberdade a essas pessoas. Lula, só nesse ano, os oito meses desse ano, no meu governo, eu entreguei mais título da Reforma Agrária do que você em oito anos do seu Governo. Você nunca se preocupou com os assentados. Você usava esse pessoal assentado para invadir terras por aí, levar terror ao campo. Isso que você fazia. Lula, quantos títulos você entregou de propriedade no teu Governo? Responde aí.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Quem entrega título, na verdade, é um órgão do governo chamado Incra. O que eu fiz foi disponibilizar terra para produzir comida nesse país. E se voltar e tiver terra improdutiva e tiver gente querendo trabalhar no campo, essa gente vai ter o direito de trabalhar no campo.

[Jair Bolsonaro]: Não respondeu. Eu dei mais título do que você e Dilma juntos. Ponto final. Eu tratei com dignidade o assentado, que era usado por você para invadir terras por aí. Levar o terror aos campos do Brasil. E quando eu dou título para essas pessoas, 420 mil, 80% para as mulheres, eu dou com dignidade. Essas pessoas passam a integrar a agricultura familiar. Passa a ter acesso a banco. Se sente realmente um cidadão. Sabe que aquilo que ele fizer na tua terra ficará para os seus filhos e netos. Isso é dar dignidade e tratar com respeito o homem do campo. Não é criar assentamento e depois usar o pessoal para invadir fazendas improdutivas por aí.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: O candidato se lembra desse discurso? Eu vou ver um trecho aqui. "Não adianta uma multidão de brasileiros subnutridos sem condições de servir a seu país. Conclui o então deputado, que oferece que seja distribuído pílula de aborto para a sociedade brasileira em 1992", quando era Deputado. Falou isso ou não?

[Jair Bolsonaro]: 30 anos atrás?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Falou isso ou não?

[Jair Bolsonaro]: Não confunda pílula do dia seguinte. Não confunda. Você tá pegando um jornal aí... Negativo. Abortivo é Cytotec. É pílula do dia seguinte. É isso? Outra coisa, 30 anos atrás? Eu posso mudar. Agora, você há poucos dias falou claramente que aborto é uma questão de saúde pública. Que as madames iam fazer aborto lá fora. Aqui dentro, as mulheres faziam outras coisas. Você é abortista, Lula. Você é abortista convicto. E você sempre trabalhou com isso. As suas ex-ministras de Direitos Humanos trabalharam nisso. Então, você é abortista. Pegou matéria de 30 anos atrás, nem lembro mais do que se tratava 30 anos atrás. Pega discurso da Câmara, já que é discurso, pega a fita e mostra. Lula, assuma que você é abortista, Lula, que não tem qualquer respeito com a vida humana.

De acordo com registro da Câmara de Deputados, Bolsonaro ao discursar sobre controle de natalidade, apenas cita a pílula, que não é do dia seguinte, mas abortiva.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu vou dizer uma coisa. Primeiro, eu sou contra o aborto, e as minhas mulheres eram contra o aborto. Minha mulher é contra o aborto. E eu respeito a vida porque eu tenho cinco filhos, oito netos e uma bisneta. Portanto, se você quiser jogar a culpa do aborto em alguém, jogue em você mesmo, porque em mim não cola. Em mim não cola.

Ao contrário do que disse Bolsonaro, Lula afirmou em outubro ser contra o aborto e que o tema não é da alçada de um presidente, mas do Legislativo.

[Jair Bolsonaro]: Não vou trazer aqui o caso da primeira mulher dele, porque... eu quero respeitar essas pessoas, respeitar a filha que nasceu naquele momento. O Lula muda agora, diz que não é abortista, porque tem eleição. Assim como o seu candidato ao Governo do Rio de Janeiro virou contrário à liberação das drogas. Lula, tu é abortista. Tu é favorável à liberação das drogas; o que é mais grave: você é favorável à ideologia de gênero! Você não pensa na família e nem nas crianças, Lula?

Entre especialistas em estudos de gênero, sequer existe uma linha de pensamento chamada "ideologia de gênero".

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Olha, eu só queria dizer pra vocês o seguinte: eu acho que está chegando o momento de a gente discutir alguma coisa com mais seriedade. Eu estou aqui para discutir o seguinte: o que é que a gente vai fazer nesse país. E eu vou começar, a partir do próximo bloco, falar de programa de governo. Eu vou dizer o que eu vou fazer, que tipo de política de desenvolvimento que eu vou fazer, que tipo de investimento eu vou fazer, que tipo de política para atrair investimento externo e externo direto para esse país, que tipo de política a gente vai fazer de financiamento, que tipo de política a gente vai fazer para convencer os empresários brasileiros a investir. Eu acho que é isso que você está esperando e é isso que vou fazer para que a gente possa tirar proveito dessa noite.

[Jair Bolsonaro]: Tem um vídeo de Lula em 2003 dizendo que mentiu durante a campanha e, quando assumiu, teve que fazer tudo completamente diferente do que falou lá atrás. Você vai cair nessa conversa de novo? Lula, para de mentir, vai para casa, Lula!

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu, sinceramente, queria pedir desculpas à Rede Globo de Televisão, porque esse comportamento insano é o que vem governando o Brasil praticamente há quatro anos. Todo mundo sabe dos rompantes dele, todo mundo sabe das ofensas dele, todo mundo sabe das agressões dele à mulher, as agressões a um quilombola, as agressões a jornalista, todo mundo sabe, todo mundo lê e todo mundo vê na televisão. Agora, aqui, em um debate, eu imaginava que ele se assenhorasse do cargo que ele exerce e estivesse fazendo alguma proposta para o futuro.

[William Bonner]: Candidato Lula pediu cinco direitos de resposta e foi concedido um. O senhor tem um minuto, o seu direito de resposta, candidato Lula, a partir de agora.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Olhe, eu fiz uma pergunta sobre fatos da reforma da Previdência. A reforma da Previdência prejudicou os aposentados, aumentou o tempo de serviço, tirou aposentadoria por tempo de contribuição e prejudicou sobretudo a pensionista, que vai receber metade agora. E o trabalhador aposentado, a partir de agora, ele vai ganhar menos do que ele ganhava, porque mudou a base de cálculo. Eu só perguntei isso para ele, e ele deveria responder com o mínimo de tranquilidade, com o mínimo de respeito ao aposentado e à pensionista, e não ficar gritando, berrando como se estivesse em casa. Isso você pode fazer na sua casa; em um estúdio de televisão, com tanta gente olhando, sabe? Com a sua família olhando, com a minha família olhando. É preciso ter respeito. Se comporte como Presidente da República que você ainda o é. Se comporte. Tenha o mínimo de postura.

[William Bonner]: Obrigado, candidatos. Fim do segundo bloco do debate, nós voltamos daqui a pouco— Ah, sim: o candidato Bolsonaro pediu um direito de resposta; não foi concedido. Nós voltamos daqui a pouco.

[William Bonner]: Estamos de volta para o terceiro bloco, que repete a dinâmica do primeiro. Portanto, o tema é livre e, de novo, os candidatos vão ter 15 minutos para usar como quiserem. Dessa vez, quem vai começar é o candidato Lula. Candidato, por favor.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu vou falar de um tema que o povo brasileiro está esperando falar. O tema saúde. O Brasil tem 3% da população mundial. Entretanto, o Brasil tem 11% das vítimas de COVID. Ou seja, três vezes mais do que a média. A pergunta que se faz é a seguinte: por que negligenciamento? Por que passar 45 dias negando a vacina? Por que negar a doença? Por que esconder o seu cartão de vacina? Por que acabar com 33% de recurso para a Farmácia Popular, que foi uma coisa extraordinária que nós criamos no meu governo, vendendo 102 tipos de remédios, distribuindo de graça e, no Aqui Tem Farmácia, vendendo remédio com 10% do preço? Por que tirar dinheiro da Farmácia Popular e por que não atendeu à questão do COVID com rapidez como fez o restante do mundo?

[Jair Bolsonaro]: Enrolou a língua. Não deu para entender quase nada aqui. Lula, Farmácia Popular. O orçamento não é um decreto presidencial, a mensagem que mando para o Parlamento e lá é discutida. Agora, inclusive, como a previsão da inflação era 7,5% e passou para 5,5% tem mais meios para se atender mais coisas ainda. Então, Lula, o orçamento é feito entre o Executivo e o Legislativo. Não fica falando tanta mentira assim. Vacina, nós compramos mais de 500 milhões de doses de vacina. No dia que a Anvisa autorizou, no mesmo dia começou a aplicar a vacina no Brasil. E deixo claro, a primeira vacina no mundo foi em dezembro de 20. Em 21, a primeira vacina foi aplicada no Brasil. E o Brasil foi uma referência para o mundo no tocante à vacina. Se você tomou a vacina, Lula. Agradeça a mim, tá ok?

É falso que o governo foi ágil ao comprar vacinas contra a covid. Em março de 2020, mês em que começou a pandemia, não tinha vacina, mas imunizantes começaram a ser oferecidos ao país dois meses depois.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Olha, primeiro, ele continua tentando enganar a opinião pública. Porque quando ele foi comprar a vacina, São Paulo já estava dando vacina e vários países do mundo já estavam dando a vacina. Ele montou um comitê de crise, que vocês conhecem alguns deputados que participaram, que não orientava ele para combater a crise. Orientava ele para negar. Para negar que a crise era grave. Para negar o COVID. Para vender Cloroquina. E mais ainda, mais ainda, gente, para ele fazer pouco caso de uma pessoa que estava morrendo por falta de oxigênio em Manaus. Levou 98 dias para levar o oxigênio. Irresponsabilidade total. Então a pergunta está de pé: por que não resolveu o problema da COVID no tempo real? Por que não ouviu os governadores dos Estados? Por que não ouviu os médicos do Butantan e da Fiocruz?

[Jair Bolsonaro]: Olha só, Lula, você disse, tem vídeo: "Graças a Deus que a natureza criou esse monstro chamado Coronavírus". Você não tem qualquer respeito com a vida das pessoas. Você lá atrás, em vez de investir em hospitais, você investiu em estádios superfaturados para a Copa do Mundo. Você mal aplicou dinheiro público nosso lá atrás. Por isso os problemas lá na frente se agravam. Agora, o Brasil foi referência na aplicação de vacinas para o mundo. Compramos 500 milhões de doses, se você tomou, agradeça ao Presidente Jair Bolsonaro. Tá ok?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Ele não responde porque deve pesar na consciência dele. Ele sabe que tem uma declaração do Ministro da Saúde que se ele tivesse seguido a orientação do governador do Nordeste teria pelo menos 200 mil mortes a menos. Ele sabe que um dia vai bater na consciência dele a responsabilidade pela morte de pelo menos metade das pessoas que morreram se tivesse agido corretamente. E ele, humano como ele é, não foi em um hospital, não foi visitar uma pessoa que perdeu um parente e não teve um gesto a não ser desacreditar. Agora, no final, tentou mostrar que é bonzinho, foi no túmulo da rainha da Inglaterra, quando aqui tinha 680 mil pessoas esperando um gesto de humanismo que ele não teve.

[Jair Bolsonaro]: Lula, saúde não se faz com estádio de futebol. Foi uma roubalheira sem tamanho que você patrocinou no passado. O teu governo fechou 240 mil leitos de hospitais. Metade de pediatria. Então, você discutir números aqui não vai dar pra chegar em um bom termo comigo. Uma diferença enorme entre nós dois. O seu Ministério da Saúde, seus ministros foram envolvidos em corrupção, Lula. Diferentemente dos meus. Assim sendo, não há base de comparação sobre Saúde no seu governo e no meu governo. Nós fortalecemos todas as políticas de saúde. Poderia citar aqui meia hora falando de ações nossas em questão de saúde. Mas é difícil debater contigo. Nós estamos muito melhor hoje do que o período pré-pandemia. Afinal de contas, nós gastamos, em 2020, 700 bilhões de reais também para reequipar hospitais pelo Brasil para COVID e outros atendimentos também.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Para clarear a mente do candidato, eu vou citar alguns números aqui do meu Governo. Primeiro, o orçamento da saúde cresceu 78% acima da inflação entre 2003 e 2015. Segundo, colocamos novos 18.240 médicos. Terceiro: 24 equipes do Brasil Sorridente. Quatro: 2.025 ambulâncias e 583 UTIs móveis em 3.049 municípios. 449 UPAs com capacidade para atender três milhões e meio de pessoas e Farmácia Popular que atendia pelo menos 30 milhões de pessoas retirando remédio gratuito. O governo Bolsonaro simplesmente diminuiu pela metade os beneficiários. É isso. É isso. Se hoje tem Samu, fui eu que coloquei. Foi o nosso Governo, foi o povo brasileiro que autorizou colocar. O que ele fez para saúde? Ele colocou três ministros que não entendia da saúde, e aí colocou um general que entendia de nada a não ser tentar comprar vacina mais cara.

[Jair Bolsonaro]: O general que você criticou foi o deputado federal mais votado no Estado do Rio de Janeiro. Então... isso é passado. Lula, estou aqui com um documento, dá um Google aí. Contribuições Para Um Governo Democrático e Progressista. Ou seja, do seu vice Alckmin. A contribuição dele para o seu projeto de Governo, Lula. Reduzir o Auxílio Brasil, página 21; Taxação do Pix, página 21; acabar com abono, página 23; aumento da contribuição do MEI, página 25; desvinculação BPC salário mínimo; página 25; Revisão de aposentadoria especial, página 25. Tem mais. Até aí, o que tem a dizer sobre isso aí?

Bolsonaro relacionou falsamente uma proposta apartidária de economistas ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) da chapa de Lula.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: O meu vice... Eu estou disputando com você. Eu falei do meu governo. Fala do seu.

[Jair Bolsonaro]: Vamos continuar aqui. Fim da estabilidade do servidor público, fim da cesta básica, aumentar contribuição do Simples para 39, redução de 50% imposto para a saúde, página 55; taxar verbas rescisórias, fim da desoneração da folha. Lula, está aqui do seu vice. Contribuições Para Um Governo Democrático e Progressista. Fala aí, Lula.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu proponho que no outro debate, quando tiver, a gente faça um debate de vice. Eu perguntei o que você fez na saúde. Você está falando do tempo que Alckmin governava São Paulo que eu nem sei. Eu quero saber o que você fez. Quantas UPAs você aumentou? Quantas ambulâncias você comprou a mais? Quantos hospitais você fez a mais? Quantos médicos você colocou a mais? Isso que o povo está querendo saber. Sabe o que você fez a mais? Que você poderia explicar para o povo? Comprou 35 mil caixas de Viagra para dar para as Forças Armadas. Explica o porquê. Se o povo não tem sequer fraldão geriátrico para as pessoas mais velhas de idade que você retirou.

[Jair Bolsonaro]: Lula, o Viagra é usado para vários tratamentos. A governadora do Rio Grande do Norte também comprou, então não vem com essa historinha de comprar Viagra que é usado para tratamentos como...

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Essa eu quero ver você responder. Explica. Explica.

[Jair Bolsonaro]: Já expliquei.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Explica.

[Jair Bolsonaro]: Já expliquei. O Viagra é usado para tratamento de próstata. Você usa Viagra?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: E só as Forças Armadas tem direito. Por que não distribui de graça para o povo?

[Jair Bolsonaro]: Os hospitais dão tratamento para isso. Lula, falar em médico, o teu governo PT fez programa Mais Médicos cubanos. Ganhando 12 mil por mês e 8.500 indo para Cuba. Chegamos a ter 12 mil cubanos aqui dentro. Pessoas que não entendiam nada de medicina. Nada. Zero. Nós criamos o Médicos pelo Brasil. Já está em plena execução até cinco mil médicos até dezembro desse ano. Explica pra gente aqui quanto você mandou para a família Castro, para Cuba, no programa Mais Médicos do seu Governo. Explica aí, Lula. Explica aí.

Embora o presidente tenha dito que os médicos cubanos "não entendiam nada de medicina", os brasileiros atendidos por eles diziam que "Médicos cubanos atendem melhor do que brasileiros".

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu estava perguntando o que ele fez. Você não fez nada para a saúde. Você não fez um hospital, você não fez uma clínica, você não fez uma UPA. Explica! Não adianta falar que— o Mais Médicos foi um dos programas mais exitosos da história desse país. Pela primeira vez, milhares de municípios que nunca tinham tido médico tiveram médico que tratava com humanismo o povo. Dizer que os médicos cubanos não servem para nada, Cuba tem sido exemplos em todos os países, elogiado inclusive pelo Obama e pelo Bush como um país que cuida de doenças que o Brasil não cuida.

[Jair Bolsonaro]: Eu sou presidente, Lula. Na Presidência, não tem o registro de um médico cubano para te atender lá no Alvorada, nem na Presidência da República. Você não botou nenhum cubano lá, já que eram tão bons assim. É tanto é que, quando assumi? assumi não, quando eu ganhei, eles foram embora, porque sabiam que eu ia aplicar a prova do Revalida neles. E o pessoal não entendia nada, estavam aqui para ganhar dinheiro para Cuba! Você usou o Brasil, via OPAS, para mandar dinheiro para Cuba, bilhões de reais por mês para Cuba, roubando o salário dos médicos! Conta para a gente, Lula, como é que era esse esquema de roubar salário dos médicos? Retornava um pouquinho depois de você para cá, de Cuba para cá, ou ficava tudo com o ditador lá? Conta para a gente aí.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Deixa eu perguntar: diga alguma coisa que você fez na área da saúde. Alguma coisa que você fez. Você lembra quantas ambulâncias você comprou? Você lembra quantos hospitais você fez? Você lembra quantas UBS você fez? Não lembra porque não fez. A única coisa que você fez foi negar vacina no tempo certo e permitir que mais de 300 mil pessoas morressem sem necessidade nesse país, e um dia você pagará por isso.

[Jair Bolsonaro]: Eu não queria falar aqui, mas vamos lá. Nós fortalecemos as UTIs com mais sete mil leitos, tá? Ampliamos recursos para hemodiálise em 300 milhões, tá? Mais, na rede de radioterapia, 41 novos equipamentos de SUS, 150 milhões para cirurgia de reconstituição mamária, cirurgia eletiva mais 300 milhões, Médicos pelo Brasil, como disse agora, estamos criando o ConecteSUS para você ser atendido ali de forma remota até a marcação da consulta em si, tá? Nós incorporamos, para a Farmácia Popular, que você acabou de criticar aí, cinco novos medicamentos, que há mais de dez anos não era incorporado mais nenhum, para tratar doenças raras, que o teu governo não tratou, é muito caro, destinar mais três bilhões e meio de reais. Ampliamos o teste do pezinho, que no teu governo era para até cinco testes, era para cinco doenças, até cinco exames; botamos 50. Uma coisa que podia ficar uma hora lendo aqui, Lula. Então, muda? muda o disco aí, Lula, muda.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Uma hora sem ter o que falar, porque o único médico que ele teve que entendeu de saúde foi o Mandetta, que ele mandou embora porque o Mandetta defendia a vacinação. É isso. O Mandetta foi mandado embora porque entendia de vacinação, e ele colocou o amigo dele, General Pazuello, que estava querendo vender vacina e ganhar um dólar por cada vacina segundo a CPI, sabe, da COVID-19. É isso que aconteceu no Brasil, e é por isso que a gente está nessa situação. E eu tenho muito orgulho pelos funcionários do SUS. Graças a Deus a gente tem o SUS, do qual você retira dinheiro. Porque o SUS, se não fosse o SUS, tinha morrido muito mais gente. Então quero aproveitar esse momento e dar os parabéns aos funcionários do SUS, aos médicos do SUS, muitos perderam a vida tentando salvar as pessoas do comportamento irresponsável do Presidente da República. Nós vamos investir no SUS e o SUS vai ser um exemplo no mundo mais do que já é, porque não tem nenhum país com mais de cem mil habitantes que tenha a qualidade de coisa funcionando na saúde como nós temos o SUS aqui no Brasil. E você está tirando dinheiro do SUS que vai faltar nos estados do ICMS agora.

[Jair Bolsonaro]: Nunca faltou dinheiro no meu governo, sempre cumprimos o orçamento. Vamos lá, tem aqui um documento. Dá um Google aí, pessoal. "Resolução do Encontro Nacional dos Direitos Humanos do PT, dezembro 2021". Olha só, Lula. Essa resolução que tirou aqui para o seu programa de governo, que você não botou no papel. Mas vamos lá: "Criar o Tribunal de Manaus para julgar Bolsonaro e seus cúmplices"? Olha só, criar o Tribunal de Manaus. Outra Comissão da verdade do Lula. "Desmilitarizar as polícias pelo Brasil. Cessar a guerra às drogas. Desencarcerar milhares de presos provisórios". E último? Vou deixar para depois. Responde aí, Lula. O que é esse documento teu aqui?

Programa de governo de Lula não prevê legalização de drogas e soltar presos.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Esse documento só você sabe o que é. Porque deve ser o documento de um setorial do PT. Sabe o que acontece? Como você não tem partido político, toda eleição você aluga um partido, você não criou partido, você não tem programa, você não tem manifesto. Então você não sabe o que é o PT, que é o partido que mais funciona nesse país democraticamente. O PT tem setorial de tudo. Setorial de mulher, setorial de Direitos Humanos, setorial de LGBT, setorial de negros, setorial de estudantes? Possivelmente seja um documento de um setorial que foi colocado, mas isso nunca fez parte de nenhum programa do PT. Leia todo o meu programa para saber se tem.

[Jair Bolsonaro]: Você realmente é o partido da divisão. Um setor para cada lado, para dividir: "Nós contra eles; brancos contra negros; homens contra heteros; pais contra filhos; patrões contra empregados...", realmente esse partido serve para dividir. Último item aqui para não complicar mais, também nesse teu Programa Nacional de Direitos Humanos do PT. "Desarmar o país. Campanha massiva antiarmas. Rever toda legislação bolsonarista e retomar o estatuto do desarmamento". Primeiro que não respeitaram o referendo de 2005. Mas, Lula, você esteve no Complexo do Alemão esses dias, não foi para ver o povo trabalhador, o povo ordeiro, 99% ou mais da população cidadãos de bem. Você esteve lá se encontrando com o chefe do narcotráfico. Os chefões. Ninguém entra lá sem estar acompanhado da polícia. E dessa campanha de desarmar o país, você propôs aos chefões do tráfico entregar fuzis? Ou você quis apenas fazer média com os chefões do tráfico para ganhar voto do pessoal da comunidade?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Primeiro eu quero dizer ao povo brasileiro duas coisas: eu fui ao Complexo do Alemão visitar gente extraordinária, porque eu sou o único Presidente da República que tem coragem e moral de entrar numa favela antes e depois, ser tratado como ser humano e tratar todo mundo com respeito. Todo mundo ali, gente trabalhadora extraordinária, gente que quer chance de estudar, gente que não quer ser vitimado pela polícia feroz. Agora, o dado concreto é o seguinte: eu fiz a maior campanha de desarmamento neste país. Recolhemos milhares de armas e tocamos fogo em praça pública. Porque no meu governo a gente vai distribuir livros. A gente vai distribuir cultura. A gente vai facilitar o acesso das pessoas às coisas que eduquem, e não às coisas que matam. É isso que nós vamos fazer. Por isso nós não temos medo de dizer que somos contra a facilitação de armas. Porque ninguém compra arma para educar. Ninguém compra arma para fazer o bem. As pessoas compram armas para matar, e você está vendo o crescimento. Quem está se beneficiando das suas armas é o crime organizado, que antes achatava o arsenal da Marinha, do Exército, agora por sua conta compra arma facilitada e compra até dois mil cartuchos.

[Jair Bolsonaro]: É seu Lula... A violência comigo diminuiu bastante. No seu governo, só subiu. Desde 2003 até terminar, em 2006, aumentou em média 30% os homicídios no Brasil. O que nós fizemos, diferentemente de você? Eu não fui visitar traficante, não. Eu peguei o Marcola, aqui de São Paulo, e transferi juntamente com sua gangue para presídio de segurança máxima. Eu cortei a ligação do Marcola, em São Paulo, com o crime organizado. Diminuiu a violência, o número de mortos por armas de fogo no Brasil, armas portadas por bandidos, e não por cidadão de bem. Lula, por que, em 2006, você, que era Presidente, e o Alckmin, que era Governador de São Paulo, não transferiram o Marcola para um presídio federal?

Ao contrário do que afirmou Bolsonaro, Lula não encontrou traficantes, mas foi filmado ao lado de um líder comunitário.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu já falei para você perguntar para o Alckmin quando ele tiver um debate com você. O interessante é que você foge das respostas das coisas sérias. Sabe qual é o seu modelo de cidadão pacífico? O seu modelo de paz é o Jefferson, armado até os dentes, atirando na Polícia Federal. Aquele que é seu modelo de paz. Seu modelo de tranquilidade. Seu modelo de harmonia. No meu governo, não vai ter. No meu governo, é o seguinte: armas vão ter que ter autorização das Forças Armadas, e a gente vai fiscalizar, porque o crime organizado não pode, em nome da facilitação de armas, estar adquirindo arsenal mais competente do que a polícia.

[Jair Bolsonaro]: Não volte no assunto do Jefferson. É teu parceiro de roubalheira, de compra de votos. Esse é Roberto Jefferson. Eu determinei tão logo houve episódio lá em Levy Gasparian, que Roberto Jefferson fosse preso imediatamente. E o tratamento dispensado a ele é de bandido. Afinal de contas, quem atira em policial é bandido. É assim que eu trato pessoas que atiram em policiais, Lula. Agora, você não respondeu 2006. Foram 59 policiais civis e militares e agentes penitenciários mortos aqui em São Paulo. Que você não teve coragem de transferir Marcola para um presídio de segurança máxima. Eu fiz depois, juntamente com o Moro que era o nosso Ministro da Justiça, transferimos o Marcola e caiu assustadoramente os homicídios no Brasil, em especial em São Paulo. Por que você não transferiu o Marcola? Covardia ou parceria?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Você sabe que você... alguém te orientou, se afasta do Roberto Jefferson, porque você mandou até teu ministro ir lá. Você mandou a Polícia Federal ir negociar. Porque se fosse o negro de uma favela, você tinha mandado matar. Agora como foi o seu amigo Roberto Jefferson, você então fez questão de ficar nervoso e dizer ele "é bandido". Mas você sabia que ele era porque ele era seu amigo. Não tenho foto com ele. Aí a imprensa escancarou sua foto com Roberto Jefferson. Não foi pode ter duas personalidades, cara. Tenha uma só.

[Jair Bolsonaro]: Excelente, Lula. Vamos restabelecer a verdade aqui. Já fui do partido do Roberto Jefferson, e quando a imprensa perguntou pra mim se ele fazia parte da coordenação da minha campanha, falei não. Tanto é que não tenho foto com ele por ocasião das eleições. Ele tinha candidato próprio à Presidência da República. Outra coisa, como é que ele é meu amigo se mês passado ele entrou com notícia-crime contra a minha pessoa no Superior Tribunal Militar. No STM. Não tem nenhuma amizade com ele. Muito mandei lá o ministro da Justiça que não a Levy Gasparian, ficou lá em Juiz de Fora para acompanhar e resolver a situação. Ou seja, prender Roberto Jefferson. Como aconteceu. E ponto final. Jefferson é teu amigo de roubalheira. De compra de votos dentro do Parlamento. E ele explodiu o seu partido. Roberto Jefferson teve muitas boas repercussões contigo, Lula. Principalmente na cadeia.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Deixa eu tocar num assunto sensível ao candidato. Por que você cortou praticamente toda verba dos programas que protegem as mulheres da violência? Por que você cortou praticamente toda a verba, toda a verba dos programas que protegem as mulheres da violência? Explica.

[Jair Bolsonaro]: Eu criei o Ministério da mulher.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Você tem mulher em casa, explica.

[Jair Bolsonaro]: A violência contra a mulher diminuiu no meu governo. Diminuiu o feminicídio. Diminuiu. Eu atendi as mulheres até no Auxílio Brasil. 80% que recebem Auxílio Brasil são mulheres. Até no título de Reforma Agrária. Também 80%. Na casa, também. Atendemos às mulheres com quase 80 proposituras entre decretos, portarias e sanção de lei. Quem nunca respeitou mulher foi você, Lula. No meu governo, caiu o feminicídio. Se tivesse aumentado, a imprensa teria estampado na manchete. Isso não aconteceu. Então para de mentir, Lula. Eu tratei as mulheres com respeito, diferentemente de você.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: É só uma simples pergunta. Sim ou não? Por que você cortou praticamente toda verba dos programas que protege as mulheres?

[Jair Bolsonaro]: Qual documento? Qual o documento?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Não tem dinheiro. É importante lembrar que quem criou o Ministério da Mulher neste país fomos nós. Quem fez política para cuidar da mulher fomos nós, quem distribuiu Minha Casa, Minha Vida para mulher fomos nós, quem dava título para financiamento agrário para mulher era nós. Na verdade, se nós tivemos um governo que cuidou das mulheres com respeito, éramos nós. E vamos continuar cuidando, porque as mulheres efetivamente têm muita responsabilidade e não podem ser vítimas de violência absurda como elas são hoje agredidas, violentadas. Possivelmente facilitado pelas armas que você facilita o povo comprar. Possivelmente por isso.

[Jair Bolsonaro]: Refrescar tua memória aqui. Você pegou 2002 com 49 mil homicídios por ano. Entregou 2016 com 62 mil, aí incluindo mulheres. Quando nós assumimos, logo em 21, caiu para 41 mil! O que você diz sobre esses números? Estão certos ou não estão certos? O que você diz? Números. Aqui no meio são assassinatos, aí incluindo mulheres também. O meu governo diminuiu o número de mortos no Brasil, em especial de mulheres.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: É isso? Mas explica só com facilidade para o povo ver o seguinte: por que você cortou dinheiro que protegia a mulher da Casa da Mulher, da Delegacia da Mulher? De proteção às mulheres—

[Jair Bolsonaro]: Está faltando recurso esse ano para alguém? Não está. Você está mentindo.
[Luiz Inácio Lula da Silva]: Você cortou--

[Jair Bolsonaro]: Não está faltando recursos para esse tipo de atendimento no corrente ano. O ano que vem é outro ano. Não fica inventando coisas!

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Mas se você não colocou no orçamento—

[Jair Bolsonaro]: Não fique— O orçamento não é um decreto presidencial. Não é um decreto. O Parlamento corrige agora e ponto final. Lula, por que você foi— Violência. Por que você foi interferir, lá com o Renan Calheiros, teu amigo da CPI, e com o FHC para libertar os sequestradores de Abílio Diniz? Qual a tua paixão com sequestradores?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Ô gente, eu vou lhe contar uma coisa? Eu vou dizer uma coisa: eu, sinceramente, no próximo debate que eu for candidato a presidente, a gente vai ter que estabelecer uma regra, assinar e protocolar em cartório, porque não é possível. Eu estou querendo perguntar uma coisa simples, uma coisa fácil que ele pode dizer. Eu não cortei dinheiro— não coloquei dinheiro no orçamento do ano que vem, como ele não colocou dinheiro para muita coisa o ano que vem no orçamento. Mas como ele é candidato, ele está aqui vendendo facilidade. Ele não vendia, ele não dizia que ia diminuir o imposto de renda? Eu, sim, assumi o compromisso de fazer com que esse governo tenha redução do imposto de renda para quem ganha até cinco mil reais. Só vai pagar imposto de renda acima disso. Eu tenho dito que nós vamos negociar a dívida do povo que está devendo 80%, sobretudo a mulher— a maioria são mulheres. Nós vamos negociar com o varejo e vamos negociar com o sistema financeiro para tirar essas pessoas do Serasa e dar dignidade a essa gente outra vez. Nós vamos fazer isso, porque o povo sabe que nós temos compromisso. O povo sabe que nós não somos aquele político que faz beijinho, beijinho e tchau, tchau depois das eleições, não. A gente assume os compromissos e cumpre. É por isso que, quando eu deixei o governo, eu tinha simplesmente 87% de bom e ótimo, 10% de regular e 3% de mau ou péssimo. Até você votou no bom e ótimo do Lula. É isso. Sabe por quê? Porque o povo me ajudou a governar esse país, porque o povo acreditava nas coisas que a gente fazia.

[Jair Bolsonaro]: Lula, você faz as coisas com ministros. Os meus ministros saíram agora para serem dois possíveis governadores de segundo turno, seis senadores e alguns deputados federais. Os seus ministros, quando deixaram o governo, eles foram para a cadeia, Lula. Como é que você pode discutir qualquer assunto com a gente? Olha as estatais, que davam prejuízo no teu governo, no nosso dão lucro, Lula! Este é o governo Jair Bolsonaro. Não tem corrupção! Não é igual o teu, Lula! Eu posso até falar palavrão de vez em quando, e me desculpo! Eu falo palavrão, mas não sou ladrão! Isso é uma verdade.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu só queria que vocês atentassem para o seguinte: o cidadão transforma tudo em sigilo. Ora de 100 anos, ora de 50 anos, ora de 20 anos. A hora que levantar o carpete da sala, vocês vão ver a podridão que tem lá. A gente vai saber quem eram os pastores que saíram com um caminhão com os pneus do carro cheio de barra de ouro. A gente vai saber por que ele tornou sigilo os pastores que entravam na sala dele. São poucas coisas assim. Ou seja, porque no nosso tempo, a gente... tinha o Portal da Transparência, tinha Lei de Acesso à Informação arreganhada para todo mundo ver. No seu, não, é tudo mentindo.

[Jair Bolsonaro]: Olha, mentindo. Caminhão com— cheio de câmara de ar com barra de ouro, cadê? Agora, eu tenho retrato do teu amigo Geddel Vieira Lima com 58 milhões no apartamento. Aí é uma constatação, uma verdade! E o Geddel é coordenador da sua campanha lá na Bahia! Que vergonha o teu partido na Bahia! Tem gente que vai votar ainda no PT na Bahia, pelo amor de Deus! Cadê a foto do caminhão? Cadê o boletim de apreensão da Polícia Federal de um caminhão cheio de barra de ouro no pneu? Eu estou falando aqui de 58 milhões do Geddel no seu— no apartamento dele, Lula! Fala aí sobre o Geddel, teu amigo. Vai ser ministro teu? Porque ele é coordenador da tua campanha na Bahia.

[William Bonner]: De volta com o debate candidatos à Presidência, e este quarto bloco repete as regras do segundo. O candidato vai escolher um tema do painel e vai fazer uma pergunta. O painel já está mostrando os temas disponíveis. Os candidatos vão ter cinco minutos cada para debater o tema que for escolhido. Quem começa dessa vez é o candidato Jair Bolsonaro. Candidato, por favor, o tema e a pergunta.

[Jair Bolsonaro]: Criação de empregos.

[William Bonner]: Pois não. Cinco minutos para cada um dos senhores.

[Jair Bolsonaro]: Mesmo por ocasião da pandemia, o Brasil criou empregos. Só nesse último mês foram 250 mil, uma média muito próxima disso mês a mês. Você disse há poucos dias, Lula, está em fita, que você quer criar emprego para homens e mulheres. Você só não sabe como. O que tu acha do nosso governo criando empregos?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu sinceramente não entendi. Porque ele tá falando pra dentro. Eu não consegui, Bonner, ouvir o que ele falou.

[Jair Bolsonaro]: Posso repetir.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Fala um pouco mais alto.

[Jair Bolsonaro]: Vamos lá.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Fala, assim, sem vergonha. Fala alto.

[William Bonner]: Um minuto, por favor. Vamos parar os dois relógios. A dinâmica do debate prevê cinco minutos para cada um. Não vamos parar o relógio porque um não escutou. Se não escutou, ele vai dizer "Não escutei", o outro repete, o tempo vai correr, gente. Vamos em frente. Por favor. Os assessores mantenham silêncio, por gentileza. Candidatos vamos em frente.

[Jair Bolsonaro]: Vou repetir com relógio parado, é isso?

[William Bonner]: O relógio vai voltar a contar. Por favor, vamos em frente.

[Jair Bolsonaro]: Deixa parado ali.

[William Bonner]: Os senhores fazem questão de quantos segundos, 20?

[Jair Bolsonaro]: Pode deixar como está ali.

[William Bonner]: Vamos lá.

[Jair Bolsonaro]: Vou repetir para ele porque não entendeu. O nosso Governo, em 2020 e 21, criou empregos mesmo com a pandemia. Este ano a média mensal está em torno de 250 mil empregos por mês. E você disse, há pouco tempo, em vídeo, que você queria criar empregos para homens e mulheres, só não sabia como. Que tal você dar os parabéns para mim agora sobre a criação de empregos no Brasil?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: A primeira coisa que o povo brasileiro tem que compreender é que eles mudaram a lógica da medição de emprego. Eles colocaram o MEI como se fosse emprego. Colocaram o emprego informal como se fosse emprego. No meu tempo, a medição de emprego era carteira profissional assinada. Era isso que era que a gente... Agora não. Agora eles inventaram colocar o trabalho eventual, coloca o trabalho informal, coloca o MEI. Eu quero saber emprego geral com carteira assinada, emprego registrado. Porque uma coisa que nós vamos fazer, e quero dizer para o povo brasileiro, é que nós vamos, a partir de janeiro, consertar esse país. Aliás, antes de janeiro, se eu ganhar as eleições, eu vou visitar alguns países do mundo para restabelecer relação. Depois de janeiro, eu vou me reunir com governadores para a gente estabelecer um programa de desenvolvimento para este país. Cada governador vai apresentar pelo menos três obras prioritárias de infraestrutura envolvendo a área da Saúde e da Educação, e nós trabalharemos juntos, de forma harmônica, sem brigar com governador e sem brigar com prefeito. A gente vai trabalhar junto. Esse é o papel de um Presidente da República, é harmonizar a sociedade, é fazer o pacto entre federativo e trabalhar junto. Ficar de fora xingando todo mundo, ofendendo todo mundo, o Brasil não vai pra frente assim. Portanto, eu queria dizer que, se Deus ajudar, e o povo brasileiro quiser, a gente vai consertar esse país para a gente voltar a ser alegre e feliz outra vez.

[Jair Bolsonaro]: Vamos lá, Lula. Há poucas semanas me reuni com 650 Prefeitos de Minas Gerais, com o governador Zema. Também com Caiado aqui em Brasília. Me reuni com quase todos os prefeitos. E assim tem sido em vários estados do Brasil. Por que os Prefeitos me apoiam? Porque eu repassei mais recursos para os prefeitos. Então não brigo com prefeito. Não é verdade o que você está falando. Os prefeitos estão tão bem financeiramente que não se tem notícia de que eles tenham atrasado pagamento ou parcelado o 13º. Estamos muito bem com os prefeitos e, por isso, eles me apoiam. Não tem briga. No teu tempo, faziam romaria a Brasília, de pires na mão, para buscar recursos no teu governo.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu vi uma cena triste esses dias. Vi o Presidente Bolsonaro com o Governador Zema para encontrar com prefeitos, e os prefeitos não apareceram. Sabe por quê? Porque os prefeitos do Brasil sabem que nunca antes na história do Brasil um presidente tratou eles com a dignidade, com o respeito que tratei. Na Casa Civil tinha uma sala de prefeito, cada Caixa Econômica tinha uma sala para atender os prefeitos do interior, e eles não precisavam ficar pedindo favor. Era só apresentar o projeto, a gente atendia. E isso vamos voltar a fazer com governadores e com prefeitos, porque é na cidade que surge o problema, e o Presidente da República precisa entender que o prefeito é uma mola-mestra do desenvolvimento desse país.

[Jair Bolsonaro]: Você de cidade pequena, em especial, procure o teu prefeito e pergunte qual é o tratamento que ele recebe de mim e qual recebia de Lula. Não dá para comparar. Em Teófilo Otoni, lotei a praça lá, mais que o dobro de pessoas que foi no teu comício, e no teu tinha um montão de ônibus lá fora. No meu, tudo orgânico, pessoas que foram para lá de graça, trajando verde e amarelo, cor da esperança do nosso Brasil, e não vermelho de comunismo da tua ideologia, Lula.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Sinceramente, eu vou voltar a dizer para vocês o seguinte. Nós vamos consertar esse país. Nós vamos ter uma política de financiamento para pequenos e médios empreendedores individuais, nós vamos fomentar a criação de cooperativa aos milhares nesse país, porque nós temos que aproveitar a criatividade do povo brasileiro e fazer esse país crescer, fazer as pessoas viverem bem. Nós vamos efetivamente isentar do Imposto de Renda todas as pessoas que ganham até cinco salários mínimos. Nós vamos— Até cinco mil reais. Nós vamos voltar aumentar o salário mínimo todo ano acima da inflação, de acordo com crescimento de PIB. E para vocês terem um exemplo, um exemplo, a economia no governo dele cresce 1%. Metade do que cresce no mundo. No meu, o mundo crescia 2, a economia crescia 4. É por isso que nós geramos 22 milhões de empregos com carteira profissional, e a gente não contava com bico, biscate, a gente não contava com trabalho eventual como trabalhador contratado, não. Inclusive, vamos reunir os trabalhadores e vamos inclusive rediscutir a CLT para que a gente faça com que os trabalhadores não sejam tratados como escravos. Eles têm o direito, sobretudo, de segurança social, coisa que a gente não tem hoje para quem trabalha na economia informal. Então nós vamos cuidar, você sabe, que eu sei como fazer isso. Aguarde.

[Jair Bolsonaro]: No final do Governo PT, 2015 e 2016, o Brasil perdeu três milhões de empregos. Qual foi a crise? Incompetência, corrupção. O nosso governo enfrentou uma pandemia. O mundo achava que a gente ia cair 9% e caímos 4. No ano seguinte recuperamos. Estamos pronto para decolar, para fazer desse Brasil uma grande nação na economia. Temos o Parlamento perfeitamente afinado conosco. Mais de centro-direita. Tudo acertado para decolarmos. E a economia está sendo o carro-chefe no momento. Uma das melhores economias do mundo. Vamos crescer mais do que a China. Temos inflação menor do que a Europa, menor que os Estados Unidos. O que você quer mais do que isso, Lula? Fala logo que você apoia o que está acontecendo na economia no meu governo.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu, sinceramente, não acredito. Queria pedir desculpa a você, companheiro e companheira, que está assistindo em casa porque é lamentável. É lamentável. Você já viu esse país crescer. Você já viu esse país gerar emprego. Você já viveu o melhor. O que você não pode ficar acreditando em fantasia. Esse ano vai crescer 1% ou menos. O salário dos trabalhadores todos foram rebaixados, a massa salarial caiu, e eu volto a repetir, o salário mínimo não teve nenhum aumento real durante todo mandato desse homem. Ele agora veio aqui com a cara de pau prometer que vai aumentar o salário mínimo. Não vai. Não vai. Não vai como não aumentou. Não vai sequer aumentar o dinheiro para a merenda escolar. Então, companheiros e companheiras, eu tenho fé em Deus que no dia 30 você vai comparecer para votar e a gente vai consertar esse país e você vai voltar a ser feliz outra vez.

[Jair Bolsonaro]: Você aí tem Pix? Que maravilha, hein. Foi o nosso governo. Não tem taxação do Pix. Quantos de vocês viraram MEI com o Pix? A inflação tá negativa? Veja no mercado caindo o preço dos produtos da cesta básica. Você estudante que estava devendo para o Fies, anistiamos 99% da sua dívida. Você nordestino, não tinha água? Tá chegando água no Nordeste. É o nosso governo que está fazendo tudo isso. A costa do Nordeste está um oásis para produção de energia limpa, eólica. Tá tudo certo, o país tá indo para frente. Você de Minas Gerais, vamos começar fazer agora o metrô de BH no mês de dezembro. Dois mil e oitocentos meu, quatrocentos do Zema. Você vai ter metrô em BH, e não vai mais ouvir falar de metrô lá em Cuba. Você que é tão preocupado, e com razão, com a cota 762 no Lago de Furnas, está resolvendo esse assunto. Você que está no Vale do Jequitinhonha, já está tudo certo, vai começar a explorar lítio aí, criando milhares de empregos para vocês. Você de Roraima, já começamos fazer o Linhão de Tucuruí. Obras dez anos parada. Você do Ceará, Santa Quitéria, vai começar explorar urânio. Tá tudo resolvido por nós. Quando nós privatizamos a Eletrobras, que ela ia quebrar, conseguimos recursos para revitalizar a bacia lá das nascentes do São Francisco para garantir água para o Nordeste. Já caiu 30% o número de caminhões pipa no Nordeste depois da transposição que fizemos. Não foi ele, não. Ele transpôs dinheiro para o bolso dele e da turma dele. Nada mais além disso. Estamos começando a fazer a usina nuclear 3. Angra 3. Assim não dá, né? Ele faz para tirar a minha atenção. Petista aí.

[William Bonner]: Pode retomar, candidato. Vamos dar ao senhor dez segundos.

[Jair Bolsonaro]: Vamos terminar Angra 3, de verdade. Estamos inclusive os royalties lá das eólicas vai para o Auxílio Brasil e para a conta de energia dos mais pobres. Esse é nosso governo.

[William Bonner]: O senhor ainda tem dez segundos, candidato. O senhor abre mão? Ok.

[Jair Bolsonaro]: Posso falar?

[William Bonner]: O senhor tem dez segundos.

[Jair Bolsonaro]: Aqui local é apropriado. Deus, pátria, família e liberdade. Obrigado, meu Deus, por esse momento.

[William Bonner]: Muito bem. Quem faz a pergunta agora é o candidato Luiz Inácio Lula da Silva, com base no nosso tema. Vamos ver os temas disponíveis, então. Equilíbrio das contas públicas, meio ambiente e racismo. Candidato.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu queria perguntar para o preside— o candidato Bolsonaro sobre a questão do clima.

[William Bonner]: Meio ambiente, portanto?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: A questão do meio ambiente.

[William Bonner]: Ok, cinco minutos para cada um dos senhores.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: É que hoje em dia não se fala mais meio—hoje não se fala mais só meio ambiente, hoje se fala a questão climática. E eu queria perguntar para o senhor candidato: até quando o senhor vai continuar a política de desmate nos biomas brasileiros, sobretudo na Amazônia? Até quando? Essa é a pergunta.

[Jair Bolsonaro]: Então vamos lá. Na última tu já se deu mal comigo, que você desmatou mais do dobro, nos seus quatro anos, do que meus quatro do lado de cá. Vamos agora: queimada no bioma Amazônia. No teu Governo, 430 mil quilômetros quadrados por ano. Tá aqui, tá? Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE. No meu governo, 195. 430 mil no teu, 195 no meu.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Ainda bem—

[Jair Bolsonaro]: Quem tratou melhor-- Deixa eu terminar, Lula. Quem tratou melhor a questão do clima?
[Luiz Inácio Lula da Silva]: Ainda bem que eu--

[Jair Bolsonaro]: Olha, o clima não é só Amazônia. Tem a ver também com outras questões que nós vamos discutir aqui. Mas o que tu acha do teu desmatamento e do meu?

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Ainda bem que eu trouxe a Marina Silva nesse debate e ela foi minha ministra, e possivelmente foi a ministra que mais ganhou respeitabilidade no mundo com relação à questão de clima. O candidato sabe que nós reduzimos o desmatamento da Amazônia, durante uma década, em quase 80%, enquanto a agricultura crescia em média 2%. Nós evitamos lançar na atmosfera cinco bilhões de toneladas de CO2. Nós pegamos 1.500 empresas clandestinas de madeira e fechamos. Mais de um milhão de metros quadrados, cúbicos de madeira ilegal, e você tinha um ministro vendendo. Várias organizações criminosas foram descobertas, desarticuladas e as pessoas foram presas, 659 pessoas foram presas, incluindo funcionários públicos federais e estaduais. Tomou do Brasil— O Brasil se tornou altamente respeitado na questão ambiental, porque a gente fez cinco institutos dos biomas para cuidar de todos, sem distinção. E eu quero aproveitar e fazer a pergunta e dizer o seguinte: nós vamos acabar com as queimadas e com invasão em terras indígenas, e muito menos com garimpo em terra indígena.

[Jair Bolsonaro]: Vamos lá. Números. PRODES. Vamos falar agora de desmatamento. Dá pena debater com o cidadão ali, não é? O rei da mentira. Desmatamento governo Lula: 20 mil quilômetros quadrados por ano. No nosso Governo está alto, mas está 11 mil quilômetros quadrados por ano. Metade, praticamente. Tem que diminuir mais? Tem que diminuir mais, e estamos nos esforçando para isso. Agora, Lula? eu estou cansado de falar aqui: para de mentir, Lula. Não dá para comparar com números o teu governo e o meu. Você promete tudo agora, como você disse lá atrás. Lá atrás: "Depois que assumimos, vimos que tínhamos que fazer diferente daquilo que havíamos falado lá atrás". Você está fazendo a mesma coisa agora, Lula.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Sabe qual é a minha sorte? A minha sorte é que o povo sabe. A minha sorte é que os especialistas sabem, a minha sorte é que o pessoal que cuida do mundo ambiental sabe a diferença entre o meu governo e o dele. Portanto, eu não vou ficar discutindo os números invisíveis que ele traz, que eu nem sei qual é a fonte.

[Jair Bolsonaro]: Ué? Dei a fonte para você aqui. Dei a fonte para você. Se quiser, depois do evento aqui, discutir com todos os jornalistas, com tempo, eu discuto sem problema nenhum. O Brasil, dois terços do seu solo aqui está preservado. Está da mesma forma como Pedro Álvares Cabral chegou aqui. Tem coisa errada? Tem. Estamos buscando aperfeiçoar. Hoje, quem trata da questão do desmatamento e foco de calor é o Ministério da Justiça, e tem programas que têm levado a bom termo a questão ambiental no Brasil. O Brasil é um exemplo para o mundo, como vai ser agora na geração da energia eólica. Vamos construir, na costa do Nordeste — já começou a construção —, o equivalente à geração de energia de 50 vezes Itaipu! O Brasil é uma potência no agronegócio. O agro não é fascista, não, ô Lula, que você vive falando por aí. O agro é uma coisa fantástica no Brasil, e vamos agora ser referência para exportação de energia limpa lá na Costa do Nordeste. Quem deu as condições para isso? O meu governo.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Parece que somente agora ele aprendeu o que é energia limpa. Ele não sabe que a primeira usina de eólica foi a companheira Dilma Rousseff que fez, na cidade de Osório, no Rio Grande do Sul. Ele não sabe que fomos nós que fizemos os primeiros leilões de eólica, de solar, de biomassa. Ele não sabe que agora já está discutindo, inclusive, hidrogênio verde, no Ceará, na Bahia, em Pernambuco, no Rio Grande do Norte. Ele sabe de tudo isso porque alguém disse para ele vir para o debate. Ele nunca se preocupou com isso. Quem se preocupou com isso e fez grandes leilões foi esse ser humano aqui, que governava o Brasil, e o povo brasileiro e os especialistas nos ajudaram a fazer. Por isso, eu acho que o Brasil precisa caminhar para a energia limpa mesmo, inclusive nós vamos fazer muito mais.

[Jair Bolsonaro]: Meio ambiente tem que ver com saneamento também. Já reduzimos 800 lixões no Brasil, e quando votamos o marco do saneamento, acredite, nós votamos o marco do saneamento para que cem milhões de pessoas, até 2035, tenham esgoto e água tratada, o PT votou contra! O PT votou contra o marco do saneamento! Quem é prejudicado com isso? Os pobres, que vivem nas comunidades, apertados. Os filhos pisando ali no esgoto a céu aberto. Ele votou contra. Já eliminamos centenas de lixões pelo Brasil; e até 2035 cem milhões de pessoas terão água tratada e esgoto também. Lula, esse é o meu Governo, Lula. Não é Governo de gogó, não, que só fala que vai fazer. Você não fez nada lá atrás, não vai fazer nada para frente também.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Uma coisa que o povo brasileiro tem que compreender é que há uma diferença entre os dois governos. É só você saber como era o Brasil no meu tempo. Só você saber como você vivia, só você saber que depois de 140 anos, eu fiz a transposição do São Francisco. Ele fez 2% e acha que foi ele que fez. Nós fizemos 80% da BR-163, ele fez 2%, acha que foi ele que fez. Nós fizemos 2.700 quilômetros de ferrovia, ele não fez nem um trilho, e acha que foi ele que fez. Eu se fosse você, pediria para o Ministério do Planejamento, que você deve ter acabado, para lhe dar um pouco do que nós fizemos nesse Brasil, para você pelo menos copiar um pouco e aprender o que é investimento em infraestrutura.

[Jair Bolsonaro]: Bem, com essas eólicas offshore na costa, nós vamos reindustrializar o Nordeste e criar milhares de empregos, de verdade, na região. Nós temos mais que um carinho, nós temos um trabalho para o povo nordestino. Dizer também, o tema não é esse, mas termo usado "taxação" do sol. Nós impedimos isso. Cresceu quase uma Itaipu do ano passado para este ano a geração de energia solar caseira, residencial. Por quê? Nós isentamos impostos, placas fotovoltaicas e quase tudo para instalação dessas placas no telhado de casa. Ou seja, fizemos a nossa parte, Lula, investimos em energia limpa pra valer.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Tudo o que ele quer fazer o PT já fez. Tudo que ele quer fazer, nós já colocamos em prática. O que você precisa aprender é que nós vamos fazer muito mais coisa neste país. Este país vai ter que voltar a crescer, gerar emprego, distribuir renda. As pessoas vão voltar a comer carne. As pessoas vão poder ir ao supermercado comprar comida para comer, coisa que não conseguem hoje. É isso que você tem que reparar. Não é ficar tentando fazer um discurso sem pé e sem cabeça aqui. No mínimo, você quer agradar a tua bancada ali na tua frente.

[Jair Bolsonaro]: Lula, comer carne... Você lançou esse factoide aí de picanha. A média do Bolsa Família, no teu governo, comprava três quilos e meio de picanha. No meu, compra nove quilos. Olha a diferença, Lula. Que diferença! Vem para cá, Lula. Dá os parabéns aqui.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu queria, mais uma vez, pedir desculpa a você que está em casa, a você que está sentado no sofá, com a sua mulher, com os seus filhos, esperando alguma coisa diferente, mas lamentavelmente você não ouviu, porque um presidente que deveria vir aqui dizer o que ele fez, ele só sabe fazer provocação. Não tem nada de real.

[William Bonner]: Tempo esgotado. Lembrando que ao longo deste debate ambos os candidatos fizeram pedido de exercer direito de resposta, mas os dois pedidos foram negados. É o fim do quarto bloco. No próximo, os candidatos vão fazer as considerações finais. Até já!

[William Bonner]: Para finalizar o debate, cada candidato à Presidência tem agora um minuto e meio para fazer as considerações finais. E o sorteio determinou que o primeiro a falar é o candidato Lula. Candidato, por favor.

[Luiz Inácio Lula da Silva]: Eu quero agradecer a Deus essa oportunidade, quero agradecer a você que está aí há muito tempo esperando terminar esse debate, ouviu os candidatos, quero agradecer a Globo. E quero dizer para o povo brasileiro que se depender de você, e se você quiser, eu poderei ser o próximo Presidente da República para restabelecer a harmonia nesse país. Possivelmente, os melhores momentos que esse país viveu nessas últimas décadas foi no tempo que eu governei esse país. Porque não tinha briga, não tinha confusão. Não tinha ódio. O MEC era o maior vendedor de livros do mundo. Eram distribuídos 16 milhões de livros didáticos para o ensino médio. A cultura funcionava, a educação funcionava, o povo trabalhava, o salário aumentava. Durante o meu período de governo, o salário aumentou todo ano acima da inflação. E a gente pode reconstruir esse país, depende única e exclusivamente de você ir votar no domingo. Eu espero que tenha merecido a sua consideração e peço para você votar no 13. Votar no 13 para gente poder voltar a consertar esse país, fazer o país crescer, gerar emprego, distribuir renda e o povo voltar a comer bem.

[William Bonner]: Obrigado, candidato Lula. Candidato Bolsonaro, um minuto e meio para suas considerações finais, por favor.

[Jair Bolsonaro]: Eu quero agradecer a Deus pela minha segunda vida que ele me deu em Juiz de Fora, não permitindo que minha filha Laura fosse órfã. Também agradeço a Ele pela missão de comandar esse país num dos momentos mais difíceis da humanidade. Muito obrigado, meu Deus. E se essa for a sua vontade, estarei pronto para cumprir com mais um mandato de Deputado Federal. Presidente da República. Deixar bem claro, mais do que escolher um Presidente da República, é escolher o futuro da nossa nação. Se nós viveremos em liberdade ou não. Se será respeitado, respeitada a família brasileira. Nós somos 90% cristãos. Se o aborto continuará sendo proibido ou não no Brasil. Nós respeitamos a vida desde a sua concepção. Não queremos a liberação das drogas no Brasil. O outro lado quer defender as drogas. Não sabe o sofrimento de uma mãe com o filho nesse mundo. Nós respeitamos a propriedade privada. Nós somos das cores verde e amarela, da ordem e progresso, e não da bandeira vermelha. Tenho certeza que no próximo domingo venceremos as eleições. Vamos lá, o Brasil é nosso, até a vitória. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.

[William Bonner]: E assim encerramos o último debate das eleições com candidatos à Presidência da República. Muito obrigado, candidatos, obrigado a você que acompanhou esse debate em casa. Bom voto no domingo para todos. Boa noite para você e até amanhã no Jornal Nacional.

*Participaram desta cobertura: Em São Paulo: Ana Paula Bimbati, Beatriz Gomes, Felipe Pereira, Herculano Barreto Filho, Isabela Aleixo, Juliana Arreguy, Letícia Mutchnik, Lucas Borges Teixeira, Stella Borges, Saulo Pereira Guimarães e Wanderley Preite Sobrinho. No Rio de Janeiro: Lola Ferreira. Em Brasília: Camila Turtelli, Leonardo Martins e Paulo Roberto Netto. Colaboração para o UOL: Amanda Araújo e Pedro Villas Boas.