Topo

Lewandowski diz que TSE adotou todas as medidas contra armas nas eleições

Ministro Ricardo Lewandowski votou [Imagem de arquivo]  - Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Ministro Ricardo Lewandowski votou [Imagem de arquivo] Imagem: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Do UOL, em Brasília

30/10/2022 12h39

O ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), afirmou ao votar que o tribunal garantiu todas as medidas para evitar o uso de armas durante as eleições. O magistrado evitou comentar o episódio envolvendo a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e disse que, até o momento, não foi registrado nenhum incidente com armas no pleito.

"Temos notícias a cada meia hora e o Brasil está absolutamente tranquilo. Não há incidentes de nenhuma espécie. Não há incidentes com armas, entreveros pessoais. Estamos muito otimistas que até às 17h esse clima se mantenha", disse Lewandowski.

Questionado sobre Zambelli, ele respondeu: "Bem, eu não quero avaliar conduta de ninguém. O que posso dizer é que o TSE tomou todas as medidas para evitar o uso de armas nas eleições".

População deve permanecer desarmada e confiar nas forças de segurança"
Ricardo Lewandowski, vice-presidente do TSE

Lewandowski também elogiou a participação feminina nas eleições, destacando que o TSE tem hoje duas ministras: Maria Claudia Bucchianeri, que representa a categoria de juristas, e Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal).

"Temos muitas deputadas e senadoras eleitoras e teremos pela primeira vez com muita certeza uma mulher governadora em Pernambuco", disse. "As mulheres são decisivas na formação da opinião. São maioria das eleitoras e têm o papel de influenciar as pessoas no entorno delas".

O ministro votou em uma escola na Asa Sul, bairro nobre de Brasília. Na sequência, voltou para casa. De lá, Lewandowski virá para o TSE almoçar na presidência do tribunal e seguirá na Corte até o final do dia.