Topo

Pelo menos metade das operações da PRF hoje ocorreram no Nordeste

Do UOL, em São Paulo

30/10/2022 16h22

Ao menos metade das operações da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em dia de eleição de segundo turno no Nordeste, que interferiram nos fluxos de transportes públicos e privados de eleitores, ocorreram na região do Nordeste. As operações estariam sendo realizadas mesmo após a proibição de qualquer ação que afete o transporte público dos eleitores, determinada pelo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Alexandre de Moraes, na noite de ontem.

Segundo detalhamento obtido pela TV Globo, foram registradas 549 operações da PRF no início do dia. 49,50% (272 ações) ocorreram no Nordeste, 22,22% (122) foram no Centro-Oeste, 10,70% (59) no Norte, 8,74% (48) no Sudeste e outros 8,74% (48) no Sul.

Apesar da manifestação de eleitores e políticos contra as operações, Moraes negou que as ações "impediram a votação". Durante coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje, o ministro reforçou que foi determinado que as polícias interrompessem as ações.

Ao TSE, o diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal), Silvinei Vasques, explicou que as ações foram realizadas com base no Código de Trânsito Brasileiro. Intimado, explicou que foram parados veículos com problemas para circular em segurança, como pneu careca e farol quebrado, mas que nenhum deles voltou à localidade de origem e todos seguiram ao destino final.

"Isso, em alguns casos, retardou a chegada dos eleitores até a seção eleitoral. Mas, em nenhum dos casos, impediu os eleitores de chegarem às suas seções eleitorais. Em que pese que será apurado caso a caso", disse o presidente do TSE.

O ministro negou a possibilidade de extensão do horário de votação. Neste ano, o horário de votação foi unificado para acontecer das 8h às 17h, pelo horário de Brasília, em todas as seções eleitorais do país.

Ontem, em suas redes sociais, o diretor-geral da PRF postou um vídeo em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

Eleitores reclamam de operações. Pelas redes sociais, eleitores estão compartilhando registros de operações e abordagens da PRF que estariam atrapalhando a viagem aos locais de votação. Um passageiro de uma van que foi parada na BR-101, na cidade de Teotônio Vilela (AL), logo depois da Usina Seresta, conversou com a reportagem do UOL, descreveu a abordagem como "tranquila", mas disse que atrasou a viagem em "cerca de 30 minutos".

Campanha de Lula acionou TSE. A coligação Brasil da Esperança, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enviou uma manifestação ao tribunal afirmando que teve conhecimento de operações conduzidas pela PRF, "principalmente na região Nordeste", para supostamente impedir a circulação de veículos com eleitores do petista. Depois, o grupo pediu ao ministro Alexandre de Moraes a prisão de todos os envolvidos em operações da PRF que estejam afetando o transporte de eleitores.