Topo

Pacheco parabeniza Lula e pede que seja um 'governo para todos'

Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) - Pedro Gontijo/Senado Federal
Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) Imagem: Pedro Gontijo/Senado Federal

Do UOL, em São Paulo

30/10/2022 21h59

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em pronunciamento na noite de hoje, parabenizou o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e pediu que a próxima gestão seja de um 'governo para todos'.

"O que fica, ao final desse encerramento de eleições, é um balanço muito positivo do processo eleitoral, mas, ao mesmo tempo, uma clara divisão da sociedade brasileira expressada por votações quase simétricas, muito próximas uma das outras. O papel dos novos mandatários é o de buscarem reunificar o Brasil, dando um basta ao ódio, à intolerância, ao desrespeito às divergências. Nós temos um país plural, diverso", discursou.

"E que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, possa governar para todos —para aqueles que votaram ou não nele. Ele possa ser um presidente de todos os brasileiros e encontrará no Congresso Nacional uma Casa pronta para que os importantes projetos sejam apreciados, as reformas sejam analisadas, sempre que com critérios técnicos e independência", acrescentou.

Lula foi eleito hoje com 50,89% dos votos, ante 49,11% do adversário. O petista é o primeiro a ser eleito presidente da República pelo voto direto três vezes —antes, venceu em 2002 e 2006. Rodrigues Alves (1902 e 1918), Fernando Henrique Cardoso (1994 e 1998) e Dilma Rousseff (2010 e 2014) venceram duas vezes —Getúlio Vargas foi eleito indiretamente em 1934 e pelo voto direto em 1950.